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Por que a gestão do tempo é importante em um coworking?

Entenda mais sobre gestão do tempo.

Você sabe organizar bem as suas horas de trabalho? Se atua em um coworking, a gestão do tempo é fundamental para manter uma rotina equilibrada, especialmente se não há um chefe cobrando resultados.

Quando se trabalha na sede de uma empresa, os horários costumam ser padronizados, então acaba sendo mais simples gerenciar o tempo. No coworking, a flexibilidade é uma grande vantagem, mas deve ser usada com inteligência para ser realmente benéfica.

Na postagem de hoje falaremos sobre a importância da gestão do tempo no coworking e compartilhar dicas para dias mais produtivos. Vamos começar?

Existem pessoas que têm mais facilidade para gerenciar o próprio tempo. Já outras se perdem e chegam ao final do dia com a sensação de que não conseguiram fazer quase nada.

De qualquer forma, contar com um processo para gerenciar as horas é fundamental nos dois casos. Para o primeiro perfil, é uma maneira de tirar a sobrecarga da mente de ter que memorizar tudo. Para o segundo, uma estratégia para vencer esse obstáculo e ter mais controle sobre si mesmo.

O coworking é um ambiente incrível, cheio de pessoas produtivas e criativas que têm como objetivo o crescimento. Entretanto, para desfrutar dos benefícios dessa convivência é necessário saber se autorregular e usar o próprio tempo com sabedoria.

Independentemente de você ser um profissional autônomo ou funcionário de uma empresa, é necessário encontrar maneiras de controlar o tempo. Isso é bom para a carreira, para a motivação e, também, para manter uma rotina equilibrada.

Todos temos as mesmas 24 horas, no entanto, se destacam aqueles que fazem o uso inteligente de cada uma delas, seja trabalhando, descansando ou se divertindo.

O que é gestão do tempo?

Embora o nome pareça autoexplicativo, é válido esclarecermos o que é a gestão do tempo. Afinal, para muitos gerenciar o próprio tempo parece algo natural e automático. Mas quando falamos de seguir um método para isso, a realidade não é bem essa.

Gerenciar o tempo não significa simplesmente decidir o que fazer em cada momento ou registrar os compromissos em uma agenda com seus respectivos horários. Trata-se de um conjunto de ações para usar as horas de modo estratégico e realmente cumprir o planejamento.

A gestão do tempo é a forma como organizamos e distribuímos o nosso tempo entre as atividades, com o objetivo de aumentar a produtividade e atingir objetivos. Uma boa gestão do tempo leva à redução do estresse e ao aumento do desempenho no trabalho e da satisfação com a vida.

Acredite, pessoas que você admira por suas conquistas não nasceram produtivas. Ao contrário, elas aprenderam e praticaram as habilidades necessárias para fazer mais em menos tempo. Lembre-se sempre que a produtividade não é um talento e sim uma habilidade aprendida que cada um precisa desenvolver.

Como otimizar a gestão do tempo no coworking?

Se está pensando que, para gerenciar seu tempo, precisará adquirir ferramentas caras e complexas, saiba que o processo pode ser mais simples do que imagina. Veja a seguir um compilado com ações que poderão te ajudar a assumir o controle da sua rotina no coworking e fora dele.

1. Comece descobrindo como está usando seu tempo

A primeira atitude a se ter para otimizar a sua gestão do tempo é descobrir como está a situação atual. Para isso, observe como organiza as suas horas antes de iniciar qualquer mudança de comportamento. É a partir daí que saberá o que precisa mudar e se há alguma ação que vale a pena manter.

2. Estabeleça metas possíveis

Existem pessoas que imaginam a gestão do tempo como um processo no qual é possível realizar uma infinidade de tarefas no mesmo dia. E a realidade não é essa, pois a ideia não é se sobrecarregar e sim fazer uso inteligente das horas.

Portanto, mantenha os pés no chão ao estabelecer metas, pois elas precisam ser possíveis. Metas ousadas demais farão com que cumpra as atividades correndo, prejudicando a qualidade, ou se frustre ao final do dia por não conseguir concluir tudo.

3. Crie uma lista de tarefas diárias

As listas são formas simples e eficazes de se organizar, inclusive em relação ao tempo. Então, crie listas com as tarefas que precisa realizar a cada dia durante o tempo em que estiver no coworking.

No início, é natural não ter uma ideia exata do quanto consegue produzir por dia. Mas, gradualmente, você conhecerá melhor a sua capacidade e terá mais controle sobre isso. 

4. Identifique quais são as prioridades do dia

Além da lista, identifique quais são as suas prioridades do dia, aquelas atividades com prazo apertado que devem ser realizadas rapidamente. A priorização é fundamental para uma gestão do tempo eficaz.

Importância da gestão do tempo.

5. Planeje a semana no dia útil anterior

Evite deixar a semana começar para se planejar, o ideal é ter na segunda-feira de manhã a lista de tudo o que precisa fazer nos próximos dias. Então, decida se fará o seu planejamento ao final da sexta-feira ou no final de semana. Mesmo que precise ajustar detalhes depois, ter a base da rotina pronta trará mais praticidade.

6. Inicie a manhã com as tarefas mais complexas

A maior parte das pessoas se sente mais produtiva pela manhã, o que faz muito sentido se pensarmos ser o momento em que acabamos de acordar e descansar. Então, aproveite esse início do dia para realizar as tarefas mais complexas. Desse modo, no final da tarde, quando o cansaço estiver chegando, terá que lidar apenas com coisas mais simples. 

7. Identifique qual o seu horário nobre biológico

É importante ressaltar que nem todos se sentem mais produtivos pela manhã. Há, por exemplo, quem prefira começar a trabalhar na parte da tarde ou até à noite. Você sabe qual é o seu momento mais produtivo do dia?

Para descobrir qual é o seu horário nobre biológico, ou seja, o período em que se sente com mais energia, divida o seu dia de trabalho em três ou cinco blocos. Faça isso durante alguns dias e registre como se sente em cada bloco. Então, conseguirá identificar em qual deles estava mais produtivo.

Agora você já sabe a importância da gestão do tempo no coworking e como fazer o uso inteligente desse recurso tão valioso!