Hoje em dia, por conta das flexibilidade proporcionada pela tecnologia, muitos profissionais conseguem trabalhar de qualquer lugar, inclusive de suas casas. Mas uma dúvida bastante comum em relação a isso é: posso atender clientes em meu endereço residencial?
Apesar da mobilidade oferecida pela tecnologia, existem algumas questões envolvidas, como as regras de condomínios, a lei, a segurança e até a imagem transmitida aos clientes. Continue a leitura para saber mais!
Posso atender clientes em meu endereço residencial?
A resposta para essa pergunta é: depende. Para quem mora em condomínios, é necessário seguir as regras do local, que pode ser exclusivamente residencial ou misto, permitindo atividades comerciais.
De maneira geral, os condomínios residenciais não permitem o atendimento de clientes em apartamentos porque o fluxo de pessoas inevitavelmente comprometerá o sossego dos demais moradores, além de gerar despesas extras.
O que diz a lei sobre atendimento de clientes no endereço residencial?
De acordo com o 1.336 do Código Civil, entre os deveres dos condôminos está: dar ao imóvel a mesma destinação que tem a edificação, ou seja, se residencial ou comercial, não utilizando-o de maneira prejudicial ao sossego, salubridade e segurança dos demais.
Para casas localizadas na rua não existem impeditivos na lei. Entretanto, a seguir falaremos sobre as desvantagens de realizar o atendimento no endereço residencial.
Quais as desvantagens de atender clientes no endereço residencial?
Além das questões ligadas ao impeditivo para atender clientes em endereços residenciais localizados em condomínios, existem diversas desvantagens que acompanham essa escolha.
Menos segurança
Nem sempre os clientes serão pessoas conhecidas, em muitos casos você acabará recebendo estranhos em sua casa. Além disso, o seu endereço poderá ser facilmente compartilhado e encontrado em sites de busca de CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), comprometendo sua segurança.
Baixa credibilidade
Imagine uma situação onde você é o cliente e irá contratar um serviço de um advogado, por exemplo. Então, ao agendar uma reunião recebe o endereço da casa do profissional. O que acharia dessa situação?
Após imaginar, compare com outro advogado que agendou a reunião em um prédio comercial bem localizado, próximo a diversas empresas renomadas.
Se precisasse escolher entre eles, qual advogado contrataria para defender a sua causa? Naturalmente, o profissional com um endereço comercial acaba transmitindo mais credibilidade, porque esse é um detalhe com impacto direto na sua imagem.
Pouca privacidade
Receber clientes em casa significa abrir um espaço privado para diversas pessoas. Para quem mora com a família isso pode ser ainda mais delicado, podendo inclusive resultar em situações constrangedoras.
Falta de estrutura para atendimento
Apesar de muitos atendimentos poderem ser feitos com um computador e conexão com a internet, existem detalhes estruturais importantes que fazem a diferença para a qualidade da experiência do cliente.
Entre as coisas que existem em um local apropriado para receber clientes que não se costuma ter em casa estão:
- Recepção para a pessoa aguardar sua vez de ser atendida;
- Sala de reunião para realizar o atendimento com tranquilidade e sem interrupções;
- Mobiliário adequado e confortável;
- Decoração que transmite seriedade;
- Localização de fácil acesso;
- Estacionamento.
Viu só quantos detalhes podem comprometer a experiência do cliente no atendimento em endereço residencial? São questões capazes de impactar diretamente a escolha, muitas vezes abrindo espaço para os concorrentes se sobressaírem.
Qual a melhor alternativa para atender clientes, sem precisar ter uma sede?
Em um primeiro momento, alguns podem pensar que a única alternativa para não atender clientes no endereço residencial seja investir em uma sede. No passado, isso até poderia ser verdade, mas hoje existe uma alternativa econômica que em nada deixa a desejar em relação à qualidade.
Montar uma sede física para uma empresa é um passo que envolve uma série de custos. Além disso, dificulta a adaptação aos diferentes momentos que um negócio pode ter ao longo do tempo. A locação de uma sala comercial, por exemplo, envolve a assinatura de contratos, e o rompimento antes do prazo pode incluir multas.
Por todas essas questões, a melhor alternativa para atender clientes sem precisar ter uma sede é o coworking.
Como um coworking funciona?
Um coworking é um espaço onde profissionais e empresas de diferentes segmentos podem encontrar soluções práticas e econômicas, incluindo:
- Sala privativa de escritório;
- Mesas de trabalho em ambiente coletivo;
- Serviços de endereço fiscal (para uso no registro da empresa) e comercial (para materiais de divulgação);
- Gestão de correspondências;
- Atendimento telefônico personalizado com número exclusivo;
- Salas de reunião para locação por hora;
- Ambiente de descanso e interação com os coworkers.
Os serviços são contratados através de planos flexíveis, conforme as suas necessidades e sem multas. Assim, caso precise realizar alguma mudança, como migrar para uma sala maior ou menor, tudo é feito de maneira descomplicada.
Benefícios do coworking para atender clientes
São vários os benefícios do coworking para atender clientes, confira!
Localização estratégica para os negócios
A localização é um fator importante para uma empresa, isso porque irá impactar na facilidade que os clientes terão para chegar ao local, além de contribuir para a construção da imagem que eles farão a respeito do negócio.
Por se tratar de um serviço baseado na ideia de economia compartilhada, ou seja, de bens desfrutados por várias pessoas, o coworking possui um custo mais acessível. Assim, empresas de diferentes portes podem estar bem localizadas sem comprometer demais seu orçamento.
Salas de reunião equipadas
Diferentemente de uma casa, as salas de reunião do coworking são equipadas e pensadas para oferecer conforto e funcionalidade. Assim, contam com mobiliário ergonômico, projetor, ar condicionado e iluminação adequada para oferecer a melhor experiência aos seus clientes.
Previsibilidade de custos
Como os planos são contratados conforme sua necessidade e o pagamento das salas de reunião está atrelado ao uso, é possível ter previsibilidade dos custos. Através desse controle, dá para manter as despesas organizadas, contribuindo para a saúde financeira do negócio.
Foco total no negócio
No coworking, você não precisa se preocupar com questões estruturais, pois existe uma equipe especializada fazendo isso. Então, seja para o dia a dia de trabalho ou ao agendar reuniões com os clientes, todo o foco ficará para as atividades e os encontros, contribuindo para o aumento da sua produtividade.
Conclusão
Atender clientes no endereço residencial possui diversas implicações, tanto legais quanto estratégicas. E o coworking se mostra a melhor solução para evitar problemas e contribuir para a construção de uma imagem positiva perante o público.
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