Coworkings são espaços de trabalho dinâmicos, com grande incentivo ao networking e à troca de ideias. Isso faz com que alguns se questionem se é um ambiente adequado para uma pessoa introvertida, que não é tão expansiva.
Mas, antes de respondermos essa pergunta, é válido analisarmos alguns pontos, e é exatamente o que faremos ao longo da postagem. Continue a leitura para entender o que, de fato, significa ser introvertido e se esse perfil pode se adaptar bem ao clima do coworking. Vamos começar?
O que caracteriza uma pessoa introvertida?
Existe uma confusão comum entre os conceitos de introversão e timidez. Então, primeiramente é importante entender que são questões distintas. Basicamente, a timidez é um desconforto emocional, enquanto a introversão é um traço de personalidade.
Segundo a teoria dos traços de personalidade, desenvolvida por Carl Jung na década de 1920, os introvertidos recarregam suas energias quando estão sozinhos. Essa é a descrição contrária dos extrovertidos, que se sentem mais energizados quando estão na companhia de outras pessoas.
A partir disso, a pessoa introvertida tem comportamentos que a diferenciam das extrovertidas, acompanhe:
- Ótima ouvinte, dedica toda a sua atenção para ouvir o outro;
- Altamente observadora;
- Não gosta de ser o centro das atenções;
- Demora um pouco mais para se adaptar aos ambientes, mas quando consegue o faz verdadeiramente.
Perceba que o traço de personalidade introvertido não gera prejuízos para a vida da pessoa. Ela se relaciona tranquilamente em diferentes situações, como em família, entre amigos e no trabalho, como qualquer outra, apenas há uma preferência por não estar o tempo todo interagindo.
Pessoa introvertida no coworking: essa combinação pode dar certo?
Agora que explicamos exatamente o que caracteriza uma pessoa introvertida, podemos apresentar a resposta ao título da publicação: sim, os profissionais introvertidos podem se adaptar à rotina do coworking.
O fato desse perfil de indivíduos não ser voltado à interação constante, não significa que eles não suportem a companhia de terceiros. Afinal de contas, a convivência é importante e representa uma das necessidades básicas do ser humano.
O que irá acontecer no coworking ou qualquer outro ambiente social é que os introvertidos terão alguns comportamentos diferentes dos extrovertidos. Eles irão buscar alguns momentos a sós, como ler um livro durante a pausa para o café em vez de ficar conversando com os colegas, por exemplo.
Inclusive, é preciso destacar que coworkings são espaços de trabalho. Isso significa que as pessoas não ficam o tempo todo conversando. Na maior parte do dia, cada coworker fica concentrado nas suas atividades. Além disso, existem salas privativas para quem prefere trabalhar reservadamente.
Benefícios do coworking para pessoas introvertidas
Além da combinação de pessoas extrovertidas e coworking dar certo, pode proporcionar diversos benefícios aos profissionais, confira!
Networking
Principalmente para freelancers e empreendedores, o networking é uma importante ferramenta de desenvolvimento. Afinal, através de contatos um profissional pode se tornar mais conhecido e conquistar novos clientes.
Em um coworking há profissionais e empresas das mais diferentes áreas. A proximidade estimula o networking, podendo resultar no surgimento de diversas relações comerciais.
Motivação
Acordar e ir direto para a mesa de trabalho parece prático, mas a longo prazo pode se tornar fonte de desmotivação. Ir até um local organizado e preparado para as atividades profissionais, mesmo para uma pessoa introvertida, pode ser bastante motivador.
Local para trabalhar sem ser interrompido
Interromper um introvertido enquanto ele está quieto e concentrado nas suas tarefas pode deixá-lo extremamente irritado. Isso costuma acontecer com frequência com quem faz home office e mora com a família.
No coworking, dificilmente alguém irá interromper um colega, a menos que haja um forte motivo para isso. Embora sejam várias pessoas compartilhando o ambiente, há o respeito geral em relação ao espaço do outro.
Rotina equilibrada
Como os introvertidos não têm problemas em ficar sozinhos, eles podem exagerar nas horas de trabalho, tornando a rotina exaustiva. A longo prazo isso pode resultar em quadros de burnout, problemas na coluna, visão, entre outros.
A inserção do coworking na rotina irá ajudar a torná-la mais equilibrada. Afinal, devido ao deslocamento, é preciso manter os horários organizados. Além disso, o fato de se estar fora de casa facilita a inclusão de exercícios no dia a dia.
Dicas de convivência no coworking para profissionais introvertidos
Se você é uma pessoa introvertida e pensa em frequentar um coworking, vai gostar das dicas que iremos compartilhar. Através de ações simples a convivência nesses espaços será ainda melhor.
1. Use fones de ouvido
Os fones de ouvido são bons aliados para qualquer pessoa que precise isolar ruídos externos, seja para trabalhar ou estudar. Para os introvertidos, pode ser uma forma de ter momentos “a sós”, mesmo se estiver rodeado de colegas no coworking.
Esses dispositivos podem ser usados para ouvir sons que ajudam na concentração (como música clássica, jazz, lo-fi beats etc.). Existem também modelos com a função de cancelamento de ruído, gerando um silêncio total, mesmo em um ambiente compartilhado.
2. Encontre um colega de coworking
Embora os introvertidos não se incomodem de estar sozinhos, ter companhia é sempre positivo e ajuda na adaptação a um novo ambiente. Se encontrar a oportunidade de se aproximar de algum colega com quem perceba alguma afinidade, faça isso.
3. Participe de algumas experiências coletivas
É importante destacar que introvertidos não têm aversão à interação. No entanto, como não se trata de uma grande necessidade, alguns acabam deixando de participar de atividades com mais gente.
Para evitar se isolar, lembre-se de participar de experiências coletivas do coworking de vez em quando, como o tradicional happy hour às quintas e sextas-feiras. Aproveite esses momentos para conhecer melhor os colegas, fazer networking e relaxar após a semana de trabalho.
4. Escolha um coworking com a opção de ambientes reservados
Tradicionalmente, os coworkings são espaços coletivos, onde os frequentadores ficam cada um em suas mesas, mas sem divisórias. No entanto, nos espaços mais modernos e estruturados, além dessa opção, há salas privativas.
Essa é uma ótima forma de ter um ambiente reservado para trabalhar, mas sem estar isolado. Afinal, nos intervalos, poderá frequentar as mesmas áreas comuns dos demais, desfrutando de toda a estrutura.
Viu só como uma pessoa introvertida pode se adaptar bem à rotina do coworking? Aproveite para acessar o site do Club Coworking e conferir tudo o que as unidades oferecem!