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Prospecção de clientes: dicas para realizá-la no coworking

A prospecção de clientes é fundamental para um negócio

A prospecção de clientes é uma etapa importante para um negócio, afinal, não dá para simplesmente esperar eles chegarem organicamente. Se a sua empresa está baseada em um coworking, isso poderá ajudar na obtenção de resultados ainda melhores.

Vamos saber mais sobre o processo de prospecção, sua importância e como fazer isso no coworking? Continue a leitura e acompanhe as informações e dicas!

A prospecção de clientes é fundamental para um negócio

A palavra prospectar tem o sentido um pouco amplo, significando tanto se tornar mais visível quanto tentar adivinhar os sentimentos e necessidades de alguém. Veja que ambos os significados possuem forte relação com o setor de vendas.

Prospectar, no mundo dos negócios, significa tornar seu empreendimento mais conhecido pelo público. Além disso, há o intuito de oferecer às pessoas soluções para os seus problemas.

Por exemplo, o gerente de uma agência de publicidade, ao fazer prospecção, quer torná-la mais conhecida. Ao mesmo tempo, tem o objetivo de entender as necessidades dos clientes em potencial para oferecer serviços capazes de supri-las.

A prospecção de clientes é uma ação importante para empresas, muitas oportunidades podem surgir por meio dela. Se você ainda não tinha essa preocupação, continue acompanhando para conferir as dicas práticas que daremos a seguir. 

Prospecção de clientes no coworking: confira as dicas!

Prospectar é uma habilidade que se desenvolve com o tempo, assim como ocorre com as vendas. No entanto, adquirir conhecimento a respeito pode encurtar esse caminho. Veja algumas dicas de prospecção de clientes para colocar em prática no coworking e fora dele também.

1. Crie perfis dos prospects ideais

Você sabe quais são os perfis de prospects ideais para o seu negócio? Se ainda não, saiba que essas informações são importantes para direcionar todas as outras estratégias.

Para isso, faça uma pesquisa com os clientes atuais, identificando os principais, os piores, além dos mais e menos rentáveis. Cada grupo deverá ter um perfil, assim, saberá em qual deles os prospects em potencial se encaixam.

A partir dos perfis predefinidos, será mais simples identificar clientes em potencial, seja no coworking ou em outros lugares. Então, poderá se preparar para uma abordagem personalizada e com maiores chances de sucesso.

2. Verifique se há alguém com esses perfis no coworking

Após conhecer os perfis de prospects, faça uma verificação no coworking. Por se tratar de um espaço diverso, com profissionais e empresas de diferentes segmentos, é possível conquistar clientes entre os colegas.

Essa é uma das vantagens de basear a sua empresa nessa modalidade de escritório, poder conquistar novos clientes, encontrar parceiros de negócios e ampliar a sua rede de contatos. Afinal, além de contratar os seus serviços, os coworkers poderão indicá-los aos seus conhecidos.

3. Conheça as necessidades dos prospects

Para uma prospecção eficiente é necessário conhecer as necessidades dos seus clientes, pois a abordagem deve se basear nisso. Citar uma lista infinita e padronizada das vantagens que a sua empresa oferece não é a melhor opção, o ideal é focar no que cada prospect precisa e prioriza.

4. Faça abordagens personalizadas

Como o foco da prospecção deve estar nas necessidades dos clientes, é preciso fazer abordagens personalizadas. Então, antes de cada reunião, pesquise a pessoa ou empresa. Além disso, durante a conversa, faça perguntas estratégicas para obter informações que ajudarão a compor a apresentação das suas soluções.

Prospecção de clientes no coworking: confira as dicas!

5. Estimule a indicação feita pelos clientes atuais

Indicações são um ótimo meio de conquistar novos clientes, pois elas são feitas espontaneamente e há laços de confiança envolvidos. Quando um amigo nos indica um serviço, as chances de ser de boa qualidade são mais elevadas do que se não houver nenhuma referência.

O estímulo à indicação pode ser feito por meio do oferecimento de descontos e outras vantagens.

 

6. Tenha presença digital

Mesmo após uma indicação ou uma abordagem feita com um colega do coworking, é natural que a pessoa vá buscar informações sobre a empresa na internet. Hoje, não dá mais para uma empresa não ter presença digital, pois isso também auxilia no processo de prospecção.

Um site e um perfil em uma rede social formam uma boa combinação. No primeiro, é válido contar com informações sobre o empreendimento, os serviços oferecidos, clientes já atendidos e comentários feitos por eles. Já nas redes sociais é interessante publicar conteúdos informativos e interagir com os seguidores.

7. Participe do happy hour e outros eventos no coworking

Você tem o hábito de participar do happy hour e outros eventos do coworking? Se ainda não, comece a marcar presença quando puder. Afinal, a prospecção não acontece apenas quando há hora marcada. Em muitas ocasiões podem surgir naturalmente oportunidades de apresentar sua empresa e as soluções oferecidas.

8. Promova eventos no espaço

Além de prestigiar outros eventos, promova os seus, aproveitando que o coworking conta com espaços específicos, que facilitam o processo. Pode ser uma palestra, o lançamento de um projeto e o que mais fizer sentido. Convite os colegas e outras pessoas também.

Nem sempre a prospecção irá acontecer durante o evento, no entanto, esse pode ser o passo inicial para obter sucesso em etapas futuras. Quanto mais as pessoas virem você e sua empresa como referências no setor, maiores as chances de atrair prospects.

9. Faça o acompanhamento

É comum que a prospecção não encerre no primeiro contato, na maior parte dos casos são várias etapas até chegar à venda de fato. Então, é preciso se manter presente para o prospect, claro, de modo estratégico e sem parecer insistente.

Mais um ponto importante é cumprir os prazos prometidos, seja para enviar mais informações sobre a solução, orçamentos ou qualquer outra ação. A pontualidade é fundamental para transmitir confiança.

10. Mantenha registros das prospecções

Por fim, é necessário manter registros das prospecções para saber exatamente em qual etapa está com cada prospect. Isso evitará a perda de prazos e até o esquecimento de algum contato. Esse processo pode ser facilmente realizado por sistemas específicos para essa finalidade, tornando-o muito mais prático e eficiente.

Gostou das dicas para melhorar a prospecção de clientes no coworking? Confira mais postagens como esta no blog Club Coworking!