= x

Blog

Início / Blog

Qual a diferença entre o Coworking e Business Center?

pessoas-reunião

Se para você coworking e business center são espaços iguais, saiba que existem algumas diferenças pontuais entre eles. Embora ambos sejam voltados para empreendedores e profissionais liberais, possuem características que os diferenciam.

Basicamente, o business center oferece apenas a estrutura de escritório, enquanto o coworking envolve a criação de uma comunidade. Assim, o segundo se mostra uma opção mais atraente para aqueles que buscam fazer networking, trocar conhecimento e se desenvolver através do contato com os colegas.

Quer entender melhor a diferença entre coworking e business center? Continue a leitura e saiba qual é o espaço mais adequado para você e sua empresa.

Coworking x Business Center: entenda o funcionamento de cada espaço

Um coworking é um espaço que profissionais de diferentes áreas dividem para trabalhar. Para isso, eles podem optar pelas posições rotativas, com mesas localizadas em um mesmo ambiente, ou pelas salas privativas, em que ficam separados dos demais.

Mesmo na opção de sala privativa, ainda assim há a interação com os colegas, porque a estrutura possibilita e estimula isso. Todos os coworkers podem desfrutar de ambientes, como a cozinha e o lounge de descompressão, além de participarem do happy hour e de eventos realizados no local.

Perceba que, além dos benefícios individuais, o coworking proporciona vantagens voltadas para o coletivo. Dessa forma, os membros se conhecem, trocam serviços, indicações de trabalho, aprendem uns com os outros e contribuem para a construção de um clima leve e amigável.

O business center, por sua vez, tem a mesma finalidade, de receber profissionais de diferentes áreas e empresas. No entanto, não possui esse viés voltado para a promoção da socialização e a criação de uma comunidade.

Em um centro de negócios cada usuário trabalha na sua própria sala e, por mais que a interação possa acontecer de forma natural no elevador, na entrada e saída, por exemplo, não se trata de algo que é estimulado.

7 Características do Coworking que o Business Center não possui

Nos dois lugares é possível encontrar espaços com estrutura para o trabalho. Entretanto, o coworking possui diferenciais que o tornam a opção mais procurada atualmente, em que as pessoas estão precisando de interação social e priorizando isso.

1. Ambientes que estimulam a interação

O ambiente coworking é pensado para estimular a interação. Afinal, por mais que existam áreas reservadas para serem usadas quando necessário, como cabine para call, sala privativa e de reunião, os demais ambientes são um convite para a conexão entre os membros.

Dessa maneira, os usuários conseguem ter acesso ao melhor de dois mundos. Eles podem realizar suas reuniões presenciais ou online com toda a tranquilidade necessária sem que, para isso, precisem passar o tempo todo isolados.

2. Estímulo para fazer pausas durante o trabalho

É comprovado que o cérebro humano consegue se manter focado em algo durante cerca de 90 minutos. Após esse tempo, a atenção fica prejudicada e insistir em continuar pode resultar em frustração, desânimo e um desempenho aquém da sua capacidade.

Mas então o que fazer para evitar isso? A resposta é muito simples: realizando pausas ao longo do dia. Cerca de 5 minutos já são o suficiente para relaxar e retornar à atividade com foco total.

Pessoas que trabalham em casa ou sozinhas em um escritório podem simplesmente esquecer de fazer esses intervalos. No coworking, como há outras pessoas e ambientes específicos para descompressão, torna-se mais estimulante pausar e tomar um café com um colega ou simplesmente se sentar em um sofá confortável para descansar.

3. Possibilidade de conquistar clientes no espaço

Já imaginou conquistar clientes no mesmo espaço em que trabalha? No coworking isso é bastante comum, pois se trata de um local que reúne profissionais de diferentes áreas. Inclusive, é possível fechar parcerias de permuta, trocando serviços e beneficiando os dois lados.

Essa é uma oportunidade interessante especialmente para quem está iniciando sua carreira e precisa se tornar mais conhecido no mercado. Ao ser contratado por um colega, se fizer um trabalho de qualidade, ele poderá indicá-lo para seus conhecidos e assim uma rede vai se formando.

4. Facilidade para fazer networking

Todo profissional deve ter como um de seus objetivos fazer networking. Isso significa conhecer pessoas, falar sobre o seu trabalho, conhecer a atuação delas, fazer indicações e assim por diante.

Esse movimento é fundamental para se tornar cada vez mais conhecido e chegar ao ponto que todo profissional deseja: ser visto como uma referência em sua área. No coworking isso pode ser feito todos os dias, pois as oportunidades estão em todos os lados.

reunião-negócios

Um coworking é um espaço que profissionais de diferentes áreas dividem para trabalhar.

5. Ter momentos de descontração no happy hour

Além de um local estruturado para trabalhar, ser produtivo, criativo e fazer networking, o coworking apresenta oportunidades de descontração. No Club Coworking os membros podem participar às quintas e sextas-feiras do happy hour com chopp Heineken!

Nessas oportunidades você poderá relaxar após uma semana cheia de trabalho, comemorar a conquista de novos clientes, se aproximar dos colegas e por que não fazer networking? Afinal, a criação e fortalecimento da rede de contatos acontece muitas vezes de modo natural.

6. Possibilidade de optar por uma sala privativa

Se acha que precisa de um local reservado para trabalhar, mas sem perder as outras vantagens do coworking, basta optar pela sala privativa. Trata-se de um espaço com tudo o que precisa para trabalhar, seja sozinho ou com os seus funcionários. Assim poderá se dedicar ao seu negócio sem nenhum tipo de preocupação estrutural.

7. Tornar-se membro de uma comunidade

Por fim, o coworking traz a vantagem que relaciona todas as outras já citadas, que é exatamente a construção de uma comunidade. Não se trata simplesmente de chegar, ir para a sua sala, trabalhar e ir embora.

Você sabe que pode tirar uma dúvida, pedir uma sugestão ou até chamar um colega para realizarem um projeto juntos. São muitas as possibilidades que podem fazer a diferença na sua motivação profissional, nas decisões tomadas e na facilidade para o relacionamento interpessoal.

Agora que você já sabe qual a diferença entre coworking e business center pode optar por aquele que fizer mais sentido dentro das suas necessidades e prioridades.