= x

Blog

Início / Blog

Coworking ou escritório próprio para sua startup? qual a melhor escolha?

interrogação-empresário

Existem termos que confundem as pessoas e a dúvida que abre esta publicação é um bom exemplo disso. Se você tem dúvidas se a melhor opção é startup ou coworking, é sinal de que precisa compreender melhor os dois conceitos.

Quer entender melhor o que é startup e coworking e, assim, saber o que melhor se encaixa aos seus objetivos? Siga a leitura e confira!

O que é startup e coworking?

Startup é o nome dado a empresas de pequeno porte que são escaláveis, ou seja, possuem grande potencial de crescimento mantendo a sua estrutura. Geralmente, elas iniciam sem um produto totalmente acabado e vão se aperfeiçoando com o tempo.

Grandes empresas consolidadas atualmente surgiram como startups, como Netflix, Google, PayPal, Uber e várias outras! Elas começaram pequenas, sem grandes investimentos e foram se desenvolvendo por trazerem inovações disruptivas para o mercado.

Coworking, por sua vez, é um tipo de escritório compartilhado que possui toda a estrutura física que profissionais de diferentes segmentos e empresas precisam. Assim, em vez de arcarem com os custos e o trabalho de manterem espaços próprios, compartilham o local pagando assinaturas mais acessíveis.

Os coworkings são baseados no conceito de economia compartilhada. A própria Uber é um exemplo disso, pois democratiza o acesso das pessoas a veículos. Em vez de precisarem adquirir um para se locomoverem, elas fazem corridas pagando valores reduzidos.

Como os conceitos de startup e coworking se relacionam?

Agora que ficou claro que startup e coworking são coisas diferentes, vamos entender como se relacionam.

Startups são empresas modernas, muitas vezes baseadas em tecnologia, e que, por isso, podem se beneficiar muito de coworkings. O baixo investimento é uma característica comum a esse modelo de negócio, assim, funcionar em um escritório compartilhado pode ser bastante interessante.

Além das posições rotativas tradicionais em coworkings, os donos de startups podem optar pela sala privativa, em que a sua equipe poderá trabalhar reservadamente tendo acesso a todos os benefícios do espaço. 

10 Benefícios do coworking para startups

Tudo bem até aqui? Agora vamos listar todos os benefícios que um coworking pode oferecer a uma startup, veja e entenda como esses dois conceitos têm tudo a ver.

1. Redução de custos

O benefício que mais chama a atenção de início é a redução de custos. Afinal, é muito mais barato levar a sua startup para um coworking do que montar um escritório próprio com a mesma estrutura.

Porém, devemos destacar que não se trata de uma decisão feita somente pela economia. Existem várias outras vantagens que você verá a seguir.

2. Flexibilidade

A flexibilidade que o coworking oferece é uma característica bastante importante para empresas que estão iniciando. Uma startup pode funcionar bem com um número X de funcionários até um tempo, mas logo depois precisar fazer contratações.

Em um escritório compartilhado é possível alterar as posições de trabalho para mais ou menos de forma simples e rápida. Diferentemente do que aconteceria em um escritório próprio, por exemplo, em que poderia ser necessário mudar de espaço para comportar a todos.

3. Ambiente agradável

Coworkings são espaços que possuem um ambiente agradável, jovem e cheio de energia. Um clima que tem tudo a ver com a atmosfera de uma startup. Assim, o espaço se beneficia da atmosfera da empresa e vice-versa.

4. Facilidade para fazer networking

Startups são empresas que contam muito com a comunidade na qual estão inseridas para darem certo. Em um coworking se tem diversos negócios e profissionais que podem compor essa comunidade e torná-la ainda mais forte.

Não é necessário esperar eventos e situações pontuais para ampliar a rede de contatos. Isso pode ser feito em uma pausa para o café durante a semana, no happy hour ou até mesmo no elevador.

5. Possibilidade de adotar o sistema híbrido

Hoje em dia, muitas empresas têm adotado o sistema híbrido, que consiste em permitir que os funcionários se dividam entre o trabalho presencial e o home office. Em um coworking é possível utilizar essa modalidade para otimizar custos, disponibilizando um número X de posições de trabalho para a equipe se revezar.

home-office

Startup é o nome dado a empresas de pequeno porte que são escaláveis.

6. Acesso à sala de reuniões quando houver necessidade

Mesmo se a empresa conta com uma sala privativa dentro do coworking, pode haver a necessidade de realizar reuniões apenas com parte da equipe. Nesse caso, basta reservar a sala de reuniões pelo período necessário e pronto! A situação é resolvida facilmente.

7. Liberdade para o CEO se dedicar ao seu core business

Ser CEO de uma startup envolve uma série de obrigações, especialmente quando o negócio está iniciando. Já pensou juntar tudo isso à necessidade de pensar em aluguel de escritório, manutenção do ar condicionado e outras questões ligadas à estrutura?

Em um coworking não é preciso se preocupar com nada disso. Dessa maneira, o gestor pode se concentrar totalmente ao seu core business, dedicando-se a tarefas estratégicas que farão a diferença nos resultados da empresa.

8. Localização privilegiada

A localização é um fator muito importante para a sede de uma startup. Afinal, faz parte da rotina receber clientes e parceiros de negócios, sem contar na facilidade para os funcionários irem até o local todos os dias.

Coworkings têm como característica estarem localizados em pólos de negócios, o que traz inúmeros benefícios para todos os envolvidos. 

9. Recepção e atendimento telefônico

Por mais que startups sejam empresas com um forte apelo tecnológico, é necessário contar com uma recepção e atendimento telefônico. Um bom coworking já conta com essas facilidades, contribuindo também para causar uma impressão positiva nos clientes.

10. Rotina que promove o bem-estar da equipe

Por fim, temos um benefício que impacta diretamente no sucesso da empresa, o bem-estar da equipe. O fato do ambiente ser agradável, ter uma boa estrutura e ser bem localizado já é muito positivo. Além disso, há áreas para descompressão ótimas para fazer pausas ao longo do dia e relaxar a mente.

Ficou claro que startup e coworking são duas coisas diferentes, mas que a junção delas pode ser extremamente positiva aos envolvidos? No Club Coworking você encontra tudo o que a sua startup precisa! Fale conosco para saber mais sobre as opções de planos.