Se você acredita que apenas grandes empresas devem ter sua marca registrada, saiba que isso não é verdade. Para te provar, vamos apresentar os riscos de quem não registra sua marca e não protege esse importante ativo do negócio.
Continue lendo para saber mais sobre a importância da marca de uma empresa, o que pode acontecer se não registrá-la e conferir dicas para proteger sua propriedade intelectual. Vamos lá?
Entenda a importância de registrar a sua marca
Imagine só: você trabalhou muito para construir sua empresa e sua marca. Desenvolveu produtos ou serviços incríveis, investiu tempo e dinheiro em estratégias de marketing para se destacar no mercado.
Tudo está indo bem, até que surge alguém com uma marca idêntica ou similar à sua, só que registrada legalmente. Então, você precisa acionar a justiça para tentar recuperar sua marca, correndo o risco de não conseguir.
Vale mencionar que a falta de registro também abre as portas para concorrentes oportunistas aproveitarem sua reputação, copiarem a sua marca e confundirem os consumidores.
Após imaginar essas situações hipotéticas, reflita: vale mesmo a pena correr o risco de não proteger sua marca? O investimento inicial pode até parecer um custo desnecessário, mas é um pequeno preço a pagar pela segurança e tranquilidade a longo prazo.
05 Riscos de quem não registra sua marca
Conheça os principais riscos que você e sua empresa correm enquanto você não faz o registro de marca.
1. Ter a marca usada por outra empresa
Imagine o trabalho árduo que dedicou para construir sua marca, incluindo pesquisa, criação, contratação de profissionais, entre outros. Agora, pense na frustração de ver outra empresa se aproveitar desse esforço simplesmente porque você não registrou sua marca.
Sem o registro, sua marca fica desprotegida e sujeita a ser utilizada por terceiros, gerando confusão entre os consumidores e comprometendo a identidade que você lutou para estabelecer.
2. Ser processado por usar a marca de outra empresa
A falta de registro da sua marca pode levar a consequências legais sérias. Além do risco anterior, de alguém usar a sua marca, o contrário pode acontecer, mesmo que acidentalmente. Ao usar uma marca já registrada por outra empresa, você pode ser acusado de violar direitos de propriedade intelectual.
Esse cenário não só resulta em despesas financeiras significativas com processos e contratação de advogados, como também pode manchar a reputação da sua empresa, afetando sua credibilidade no mercado.
3. Ter prejuízos financeiros
Além dos custos legais envolvidos em disputas de marca, a confusão gerada por marcas similares pode levar a prejuízos financeiros. Afinal, é natural que uma empresa invista em materiais de divulgação com a sua identidade visual.
Já imaginou perder todos os materiais personalizados feitos com a sua marca? Do cartão de visitas até as artes para as redes sociais, tudo precisará ser alterado, caso perca o direito de usar a marca atual.
4. Ter a imagem da empresa prejudicada
A confusão de marca não é apenas uma questão legal, pois também afeta a percepção do público sobre sua empresa. Afinal, a ideia de criar uma marca é exatamente essa, tornar-se memorável para os consumidores.
Se outra companhia começar a usar uma marca similar à sua, as pessoas podem começar a associar produtos ou serviços de baixa qualidade à sua empresa. Isso pode minar a confiança que você trabalhou para construir, comprometendo sua reputação no mercado.
5. Perder o direito de uso da sua própria marca
Este é, talvez, o risco mais doloroso de todos. Quando você deixa de registrar sua marca, não tem garantia legal de exclusividade sobre o seu uso, podendo até perder o direito de usá-la.
Isso significa que outra empresa pode registrá-la primeiro, forçando-o a interromper o uso da sua própria marca ou enfrentar batalhas legais custosas e incertas para tentar recuperá-la. É uma situação que pode abalar as bases do seu negócio e deixá-lo vulnerável a diversos impactos negativos.
Dicas para registrar a sua marca e se proteger dos riscos
Agora que você já sabe quais são os principais riscos de quem não registra sua marca, provavelmente não deseja passar por nenhum deles, certo? Nesse caso, o primeiro passo é buscar a regularização. Confira dicas que irão ajudar nesse processo.
Comece pesquisando a marca
Antes de iniciar o processo de registro, verifique se a marca já está em uso no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Afinal de contas, para a sua solicitação ser aprovada, é necessário que a marca esteja disponível para uso.
Atenção: é importante que a busca seja bastante detalhada para evitar problemas futuros.
Forneça todas as informações corretamente
Para submeter a proposta de registro no INPI é necessário fornecer uma série de informações. Uma delas é a classe da marca, relacionada ao ramo de atuação da empresa, que deve ser selecionada com bastante atenção.
Todas as informações precisam ser fornecidas corretamente para aumentar as chances de aprovação. Se um dado faltar ou estiver incorreto, o pedido será recusado e o processo se tornará mais longo e demorado.
Acompanhe o processo
O processo de registro de marcas tem diversos passos e prazos, sendo importante acompanhá-los. Além disso, após submeter os dados e dar início à sua solicitação, é preciso acompanhar as atualizações. Assim, saberá caso mais alguma informação seja solicitada e poderá fornecê-la rapidamente.
Precisa de advogado para registrar uma marca?
Qualquer cidadão pode solicitar o registro de marca, não sendo obrigatório contratar um advogado. Entretanto, é altamente recomendado que se contrate um profissional especializado.
Embora pareça apenas um custo a mais, é uma forma de garantir um processo mais rápido e eficiente. Afinal, o advogado saberá fazer uma ampla pesquisa antes de submeter o pedido, evitando marcas que possam ser recusadas, além de uma série de outros detalhes.
Então, embora não seja obrigatório, é indicado contratar um advogado para registrar sua marca.
Agora que você já conhece os riscos de quem não registra a sua marca, aproveite para conferir mais conteúdos informativos e dicas de empreendedorismo no blog do Club Coworking!