Se para você coworking é sinônimo apenas de estações de trabalho em ambiente coletivo, saiba que esses espaços são muito mais versáteis do que imagina. Afinal, além dessa modalidade, existem as salas privativas, opção que proporciona a mesma de um escritório próprio.
Vamos entender melhor como funciona uma sala privativa em coworking e conhecer suas vantagens? Continue acompanhando e confira!
Como funcionam as salas privativas em coworking?
O coworking é um espaço de trabalho que nasceu tendo o compartilhamento como uma de suas principais características. Nele, profissionais de diferentes áreas e empresas convivem, trabalham, criam, fazem networking, reuniões etc.
A modalidade mais conhecida de plano de coworking inclui as estações de trabalho em ambiente coletivo. Uma opção bastante interessante para freelancers e outros profissionais, que podem também desfrutar de toda a estrutura do local.
No entanto, existem outros perfis de profissionais e empresas que precisam de um espaço com uma configuração diferente, é neste ponto que entram as salas privativas.
Nessas salas, a experiência é bastante semelhante a um escritório próprio, com o diferencial de não ser necessário arcar com todos os custos individualmente. Além disso, a empresa não fica isolada das demais, estando inserida em uma comunidade.
Seja no plano de ambiente coletivo ou privativo, todos podem desfrutar das áreas comuns, que incluem: salas de reunião, cabine para ligações, copa, ambiente de descompressão, entre outros atrativos.
10 Vantagens da sala privativa no coworking
Vamos conhecer todas as vantagens que as salas privativas em ambientes de coworking podem oferecer? Acompanhe e veja o quanto essa opção pode ser benéfica, tanto do ponto de vista empresarial, quanto de produtividade e bem-estar.
1. Privacidade sem isolamento
Uma sala privativa em um espaço de coworking oferece o equilíbrio perfeito entre privacidade e interação. Significa ter o seu próprio local para realizar tarefas que exigem foco, seja sozinho ou em equipe. Mas, sem se isolar demais, mantendo-se dentro de uma comunidade.
Nesse sentido, é possível construir um equilíbrio positivo entre os momentos de dedicação ao trabalho e de interação com os colegas. Algo que, inclusive, pode impactar positivamente na produtividade e satisfação.
2. Experiência de escritório próprio com custo reduzido
Em comparação com escritórios tradicionais, as salas privativas em espaços de coworking representam uma opção muito mais econômica. Afinal, você tem acesso a todas as comodidades de um escritório bem estruturado, por um preço muito mais acessível.
Vale mencionar não haver investimento inicial, como nos moldes tradicionais. Você não precisará adquirir móveis e outros itens para montar o escritório, por exemplo, pois tudo estará lá, pronto e disponível para uso.
3. Flexibilidade para alterar o plano
A trajetória de uma empresa pode envolver altos e baixos, isso é natural, especialmente antes do negócio se estabelecer. Nesse cenário, a possibilidade de alterar o plano do coworking, migrando para uma sala maior ou menor, faz uma grande diferença.
Em uma sala comercial convencional, caso seja necessário realizar uma mudança, é preciso lidar com encerramento do contrato, multa, mudança dos móveis etc. Já no coworking tudo é resolvido de maneira simples.
4. Serviços compartilhados
Um coworking não é apenas um espaço físico, por isso, além das salas privativas, são oferecidos serviços que agregam para a empresa, como:
- Atendimento telefônico personalizado, com número exclusivo e transmissão de recados;
- Endereço fiscal e comercial, para usar no registro do negócio e em materiais de comunicação;
- Gestão das correspondências enviadas para a sua empresa.
Esses serviços agregam à experiência, proporcionando uma estrutura completa para as empresas, sem altos custos envolvidos.
5. Estímulo à concentração
Cada indivíduo tem as suas necessidades relacionadas à concentração. Existem aqueles que colocam fones de ouvido e conseguem focar no que estão fazendo, sem se importar com o ambiente ao redor. Já outros precisam de um espaço reservado, para eles a sala privativa é a melhor opção.
6. Oportunidades de networking
Em um escritório tradicional, os profissionais apenas interagem entre si, o que é válido do ponto de vida dos relacionamentos internos, mas não traz outros benefícios importantes, como oportunidades de negócio e a troca de conhecimentos de diferentes áreas.
No coworking, cada pausa para o café pode trazer a chance de conhecer melhor um colega, se conectar com ele e, a partir disso, surgir indicações de clientes, projetos em comum e muito mais.
7. Endereço de prestígio
Você já parou para pensar no quanto o endereço é uma característica importante para uma empresa? Trata-se de uma informação marcante do cartão de visitas, capaz de compor a imagem que o público tem do negócio.
Estar em um endereço de prestígio, tendo na vizinhança empresas de sucesso, pode fazer uma grande diferença. Afinal, isso transmite aos clientes em potencial uma sensação de familiaridade e, consequentemente, de confiança.
8. Salas de reunião para receber clientes e parceiros de negócios
Ainda em relação à construção da imagem do negócio, poder receber os clientes em salas de reunião estruturadas e confortáveis, também conta muito pontos. Afinal, embora seja possível realizar videoconferências, certas ocasiões pedem encontros presenciais.
No coworking, além da sala privativa, você pode reservar espaços para se reunir com clientes e parceiros de negócios, pagando apenas pelo tempo de uso. Assim, os custos são totalmente otimizados às suas necessidades.
9. Mais facilidade para trabalhar em equipe
Se você tem uma equipe, a sala privativa é uma ótima maneira de manter todos no mesmo espaço, facilitando a troca de informações e a sinergia dos profissionais. Dessa forma, é possível estimular a colaboração, mantendo a privacidade necessária para todos se concentrarem em projetos importantes.
10. Foco no negócio
Já imaginou precisar dividir sua atenção entre as questões estratégicas da sua empresa e a manutenção do ar condicionado? Essas questões estruturais, embora pareçam pequenas, podem roubar o tempo dos empreendedores, impedindo-os de se concentrarem totalmente em áreas estratégicas.
Com as salas privativas do coworking, como foi possível perceber ao longo da publicação, a experiência se assemelha bastante a um escritório próprio. Mas entre os diferenciais está o fato de que não é necessário se preocupar com nada relacionado ao espaço físico, mantendo o foco no negócio.
Viu só quantas vantagens as salas privativas em ambiente de coworking oferecem? Venha para o Club Coworking e desfrute de todas elas! Acesse nosso site para conhecer as opções de serviços e planos.