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Presencial e virtual: como criar conexões verdadeiras no modelo de trabalho híbrido

O modelo de trabalho híbrido é aquele que dá ao profissional a autonomia de optar pelo modelo de trabalho que melhor se adaptar às suas atividades, revezando entre home office, coworking e escritório. Esse modelo, no entanto, apresenta alguns desafios.

Se a mudança é a única constante na vida, seria a capacidade de adaptação uma das principais virtudes humanas? Apostamos que sim. Sobretudo no âmbito empresarial, no qual a inovação caminha a passos largos, como nunca antes na história da humanidade.

Acompanhamos no decorrer de 2020 muitas discussões acerca do tal do novo normal. Há quem diga que essa conversa é balela, que o ser humano não muda tão rápido assim. Será que não?

Bem, se algumas transformações sociais já estavam em curso por causa dos avanços tecnológicos, é inegável que os últimos meses foram marcados por uma grande aceleração de tendências, como a adaptação das empresas aos modelos de trabalho remoto e híbrido, seja em home office ou espaços de coworking.

Agora que já vislumbramos no horizonte a saída da pandemia, mesmo que ainda sem data certa, podemos refletir com um pouco mais de embasamento quais mudanças vieram mesmo para ficar. Foi exatamente o que fez o ICRH – Índice de Confiança Robert Half®, estudo que revela as perspectivas de contratação e expectativas atuais do mercado de trabalho e para os próximos seis meses.

De acordo com dados da pesquisa recém saída do forno, o percentual de profissionais qualificados que acreditam que o futuro do trabalho será de modelo híbrido, alternando home office, coworkings ou escritórios tradicionais, é de nada mais, nada menos que 91%.

Diante deste número tão expressivo, não dá pra negar que o futuro do trabalho já é uma realidade. E como toda mudança requer adaptações, o Club Coworking vai ajudar sua empresas a criar conexões verdadeiras e construir networking neste novo modelo de trabalho híbrido.

Afinal, os formatos das relações podem até mudar, mas a interdependência é uma característica inerente e fundamental ao ser humano, e ninguém ainda conseguiu derrubar a afirmação de Aristóteles de que somos seres políticos, sociais e coletivos.

Vamos às dicas!

1. Contato não é sinônimo de relacionamento

Conhecer e se comunicar com pessoas não significa necessariamente construir relacionamentos. Se essa regra vale no âmbito de negócios, na perspectiva do marketing para fidelização de clientes, também serve nas relações profissionais com membros da mesma empresa, da mesma área ou setor de atuação. Pense nas redes sociais. Você ou sua empresa podem ter mais de mil amigos ou seguidores, mas quantos, de fato, se relacionam com suas postagens?

Para criar conexões verdadeiras com as pessoas, seja por telas ou frente a frente, é preciso desenvolver empatia, explorar afinidades, dialogar e sorrir pelos mesmos motivos. Isso depende da sua capacidade de se interessar realmente pelo próximo. Se você deseja cultivar um bom networking para sua empresa, sua atitude de comunicação interpessoal importa muito mais que o meio (físico ou virtual) onde essa interlocução acontece.

2. Coloque a cara na tela  

Você já deve ter ouvido falar mil vezes da importância do hábito de se arrumar para o home office, do quanto isso nos ajuda a mudar a chavinha interna do modo pijama para o modo corporativo. Com o distanciamento social, a comunicação por telas passou a ser imperativa, mas tem gente que ainda foge das câmeras e liga apenas o microfone. Péssima escolha. Deixe que seus interlocutores vejam os seus olhos, suas expressões faciais, seu sorriso. Sua cara é o cartão de visitas da sua empresa. Não precisa ficar com a câmera ligada o tempo todo, mas sempre que for sua vez falar é importante mostrar o rosto.

A propósito, não é porque você está distanciado por telas nas suas relações de trabalho que é uma boa ideia usar essa condição para dissimular qualidades que você não possui. Agir com naturalidade e verdade é a principal forma de conquistar a simpatia e a confiança das pessoas.

3. Esse e-mail pode ser uma reunião?

Se em um passado recente essa questão surgia de forma inversa, na intenção de pouparmos tempo evitando reuniões desnecessárias, parece que agora o jogo virou. Depois de tanto tempo de restrições sociais, encontros presenciais com sua equipe podem ajudar a reavivar ânimos, proporcionar motivação, ativar a criatividade coletiva e até mesmo gerar alegria. Esse é um dos principais motivos pelos quais o modelo híbrido de trabalho vem se consolidando como uma realidade permanente.

Nada como o equilíbrio, não é mesmo? Se a sua empresa está trabalhando de forma remota, sugerimos a adoção de uma frequência de encontros presenciais, com responsabilidade em relação aos protocolos sanitários sempre, é claro.

4. Aposte em um espaço de coworking para o trabalho híbrido

Com as restrições do isolamento, muitas empresas reduziram custos migrando seus escritórios para espaços de coworking, como mostrou uma reportagem da TV Record com a participação da nossa diretora de Operações e Novos Negócios, Patrícia Coelho. A solução tem sido adotada por empresas de todos os portes, até multinacionais. A japonesa HIS Travel, por exemplo, contabilizou uma economia de 52% nos seus custos fixos em São Paulo ao contratar um espaço para seus funcionários no Club Coworking.

Além da redução de custos, o campo para o netwoking é extremamente rico em um espaço de trabalho compartilhado com outras empresas, tanto para profissionais como para empresas.

Aproveite este momento para se adaptar com agilidade às novas formas de trabalho. Se você está em São Paulo ou pretende expandir seus negócios para a capital financeira do País, agende um dia de trabalho gratuito na unidade Club Coworking da Paulista ou da Faria Lima.

Em qualquer uma delas, além de experienciar uma infraestrutura de altíssima qualidade, você poderá dar uma volta nos corredores, bater um papo com pessoas de diversas áreas de conhecimento e tomar um café ou um bom chopp enquanto cria conexões promissoras. Aliás, o fortalecimento das relações interpessoais em prol dos bons negócios é uma das nossas principais especialidades. Esperamos você!