O trabalho híbrido é uma realidade que veio para ficar por ser uma modalidade benéfica tanto para as empresas quanto para os seus funcionários. Poder combinar dias de home office e idas ao escritório traz uma rotina mais flexível e ajuda na redução de custos.
Mudanças como essa geram impactos, nesse caso, ao escritório físico como conhecemos e ao dia a dia das companhias. Vamos entender como isso aconteceu e quais são as consequências? Continue a leitura e confira!
Como funciona o trabalho híbrido?
O termo híbrido transmite a ideia de algo formado por elementos diferentes. Em se tratando do trabalho híbrido, é uma modalidade em que os profissionais atuam alguns dias em casa, realizando suas atividades à distância, e outros no escritório, alternadamente.
Geralmente, as empresas definem que os funcionários compareçam dois dias ao escritório e trabalhem os outros três em casa, espaços de coworking ou onde preferirem. Pode ser feita uma escala ou dar a liberdade para cada um decidir a sua rotina.
Na prática, o funcionamento é bastante simples. Nos dias de trabalho presencial, são geralmente realizadas reuniões e outras atividades que se beneficiem do contato pessoal. Nos demais dias, a comunicação é feita online, por videochamadas, aplicativos de mensagem e e-mails.
Impactos do trabalho híbrido no escritório físico
No início da publicação falamos sobre como mudanças geram impactos e agora listaremos os principais e as suas implicações para as empresas e os profissionais. Acompanhe!
Fortalecimento da cultura empresarial
Fortalecer os valores e a cultura da empresa entre os colaboradores por si só já é um desafio. Quando isso precisa ser feito à distância, se torna ainda mais complexo. No entanto, na modalidade híbrida, os dias de trabalho presencial facilitam o fortalecimento dos princípios do empreendimento.
Equipe unida
Embora a tecnologia tenha se desenvolvido a ponto de possibilitar a comunicação e realização de diversos tipos de atividades à distância, não consegue substituir o contato pessoal por completo.
Quando as pessoas se encontram, estreitam laços e fortalecem o relacionamento. As principais consequências disso são o bem-estar dos profissionais e o estímulo do trabalho colaborativo. Inclusive, a comunicação à distância nos dias de home office também é facilitada.
Rotina equilibrada e flexível para os colaboradores
Sem a necessidade de ir ao escritório todos os dias, os profissionais conseguem ter uma rotina flexível e equilibrada. Essa facilidade gera várias outras, ajudando em questões como: alimentação saudável, prática de exercícios físicos, contato com a família etc.
Estímulo ao aprendizado contínuo
Encontrar os colegas e frequentar o escritório regularmente não beneficia apenas as relações, mas também o aprendizado contínuo dos funcionários. Afinal, o contato pessoal estimula a troca de conhecimento, seja entre colegas, com supervisores ou coworkers, no caso de quem frequenta espaços compartilhados.
Aumento da produtividade
Um profissional produtivo é aquele que consegue fazer mais e melhor em relação às suas atividades. Mas, para isso, precisa estar se sentindo bem física e mentalmente, confortável na equipe da qual faz parte e valorizado pela empresa.
No trabalho híbrido há diversas condições para estimular a produtividade dos colaboradores. Inclusive, há alguns que se sentem mais produtivos em casa, enquanto outros no escritório, então, há um bom equilíbrio entre os diferentes perfis.
Redução de custos operacionais
Por fim, temos um grande impacto do trabalho híbrido para as empresas, a redução de custos operacionais. Com uma menor frequência de pessoas no escritório, as despesas de manutenção do espaço são reduzidas.
Essa é uma grande vantagem para os negócios, pois possibilita o direcionamento de recursos para questões estratégicas. Através da economia com o escritório, é possível, por exemplo, oferecer cursos aos profissionais, investir na aquisição de sistemas, entre outras vantagens competitivas.
Migração para coworkings
Com a menor frequência da equipe na sede da empresa, muitas companhias estão optando pelos coworkings. Hoje, nos melhores espaços coletivos é possível encontrar opções de mesas rotativas e salas privativas. Dessa forma, os gestores escolhem o formato mais adequado para o seu negócio.
Essa é uma tendência que se fortaleceu durante a pandemia e seguiu em crescimento. Para se ter uma ideia, somente no primeiro trimestre de 2022 houve um crescimento de 93% na busca por esses espaços no Brasil, segundo levantamento do International Workplace Group.
O trabalho híbrido veio para ficar!
O trabalho híbrido é considerado o melhor de dois mundos. Afinal de contas, reúne a comodidade do home office com o contato presencial com os colegas, tão importante para a produtividade e a saúde mental.
Segundo o Work Trend Index, estudo realizado pela Microsoft sobre o futuro do trabalho, mais de 70% dos profissionais consultados desejam desfrutar das facilidades do trabalho remoto. Por outro lado, 65% desejam manter o contato pessoal com a equipe.
Esses números confirmam que o trabalho remoto veio realmente para ficar, pois supre as duas carências. Por um lado, reduz a necessidade de deslocamento e de toda a preparação que a saída para o trabalho representa. Por outro, mantém a interação pessoal, tão necessária para o fortalecimento do time e o equilíbrio emocional.
Pontos de atenção com o trabalho híbrido
As vantagens do trabalho híbrido são realmente inúmeras, entretanto, existem dois pontos de atenção que as empresas devem ter. Ao considerá-los, os desafios envolvidos podem ser contornados, mantendo apenas os benefícios. Confira a seguir!
Excesso de trabalho
A flexibilidade proporcionada pelos dias de home office pode se transformar em uma vilã se não houver controle da carga de trabalho. Isso porque existem profissionais que se excedem, passando tempo demais na frente do computador, o que a médio e longo prazo pode ser prejudicial.
Como evitar: orientar os profissionais e realizar o controle das horas extras.
Segurança digital
A segurança digital é um ponto fundamental no trabalho remoto e híbrido. Afinal, pode acontecer de os profissionais utilizarem outros computadores para trabalhar, mantendo os sistemas da empresa vulneráveis a invasões.
Como evitar: orientar a equipe sobre o uso apenas do computador oferecido pela empresa e o compartilhamento de senhas, além de limitar acessos de acordo com hierarquias e funções.
O trabalho híbrido está revolucionando o escritório físico, proporcionando mais flexibilidade às empresas e seus colaboradores.
Gostou deste conteúdo? Aproveite para conferir outras postagens navegando pelo blog Club Coworking!