A valorização dos colaboradores é fundamental para o sucesso de uma empresa. Afinal de contas, profissionais que se sentem valorizados tendem a apresentar um melhor desempenho e mais comprometimento, contribuindo para o alcance de metas da organização.
Na postagem de hoje vamos compartilhar informações sobre a importância de valorizar os profissionais da equipe e dicas de como levar essa cultura para o seu negócio, acompanhe!
Qual a importância da valorização dos colaboradores?
Diversos especialistas vêm estudando o comportamento humano ao longo do tempo e a relação com o trabalho é um dos temas abordados. A seguir vamos apresentar três teorias que reforçam a importância da valorização dos colaboradores de uma empresa. Vamos lá?
Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow
Segundo a teoria do psicólogo Abraham Maslow, as pessoas têm uma série de necessidades hierárquicas que precisam ser atendidas para alcançar a autorrealização.
Na base dessa hierarquia, estão as necessidades fisiológicas, seguidas pelas necessidades de segurança, amor e pertencimento, estima e, finalmente, a autorrealização.
Nesse contexto, a valorização dos colaboradores pode ajudar a satisfazer as necessidades de estima e pertencimento, tornando-os mais motivados e engajados no trabalho.
Teoria do Reforço de Skinner
A teoria criada por B. F. Skinner, também psicólogo, sugere que o comportamento humano é moldado por recompensas e punições. A valorização dos colaboradores é considerada uma forma de reforço positivo, incentivando comportamentos desejáveis e aumentando a motivação.
Teoria da Equidade de Adams
John Stacey Adams desenvolveu a teoria da equidade, onde concluiu que as pessoas têm o hábito de comparar suas contribuições e recompensas com as dos outros. Assim, determinam se são tratadas de forma justa em empresas e organizações em geral.
De acordo com essa ideia, quando os colaboradores se sentem valorizados e recompensados adequadamente e sem diferenciação, tornam-se mais propensos a considerar uma empresa como justa e equitativa.
Benefícios de uma cultura baseada na valorização dos colaboradores
Ao investir no desenvolvimento de uma cultura baseada na valorização dos colaboradores, as empresas podem alcançar diversos benefícios. Conheça os principais e veja como um se conecta ao outro.
Aumento da satisfação no trabalho
Quando os colaboradores são valorizados, a tendência é que se mostrem satisfeitos com seu trabalho e sua função na empresa. Com isso, se sentem confortáveis no ambiente, contribuindo para torná-lo mais agradável para todos.
Melhora da produtividade
Como mostra a Teoria de Skinner, indivíduos que se sentem valorizados e reconhecidos pelo trabalho que realizam, podem apresentar mais motivação e comprometimento com a empresa. Afinal, a valorização é um reforço positivo que resulta no aumento da produtividade.
Redução da rotatividade de funcionários
A alta rotatividade é um problema para as empresas, pois contratações e treinamentos têm custos e ainda comprometem o entrosamento do time. Uma das estratégias mais eficientes para evitar que os profissionais queiram deixar o emprego é dar motivos para ficarem.
Aumento da retenção de talentos
Mais do que reduzir a rotatividade, é importante reter talentos, ou seja, aqueles colaboradores que se destacam e fazem a diferença no negócio. Afinal, se treinar um funcionário leva tempo e envolve custos, imagine um que ocupa uma posição estratégica.
A cultura da valorização é essencial também nesse sentido. Com a disputa por bons profissionais no mercado, é natural que escolham a oportunidade que parecer mais vantajosa, considerando tanto aspectos financeiros quanto relacionados ao bem-estar.
Fortalecimento da cultura organizacional
Quando a valorização dos colaboradores é parte integrante da cultura organizacional, a empresa tende a criar um ambiente de trabalho positivo e motivador. Isso pode ajudar a construir uma filosofia de comprometimento e respeito mútuo, beneficiando a empresa como um todo.
6 Ações que as empresas podem ter para valorizar seus colaboradores
Até aqui já sabemos o quanto é importante valorizar os colaboradores e os impactos que isso proporciona. Mas como levar isso para a cultura da empresa? Conheça 6 sugestões de ações eficazes para colocar em prática no seu negócio!
1. Remuneração e benefícios atrativos
Quando uma empresa decide desenvolver uma cultura baseada na valorização dos colaboradores, deve começar pela base, ou seja, pelos salários e benefícios. Embora eles não sejam os únicos fatores valorizados pelos profissionais atualmente, são fundamentais.
O ideal é criar um plano de cargos e salários para os funcionários terem perspectiva de crescimento. Assim, se sentirão valorizados e motivados para continuar se dedicando.
2. Oportunidades de desenvolvimento
As empresas precisam fornecer oportunidades para os funcionários desenvolverem suas habilidades e crescerem profissionalmente. Isso pode incluir treinamentos, workshops, programas de mentoria, entre outros.
3. Comunicação aberta
A comunicação aberta e transparente é primordial em uma empresa que valoriza sua equipe. É importante que os colaboradores possam se expressar livremente, dar feedbacks e compartilhar suas ideias. Isso ajuda a criar um ambiente de trabalho mais colaborativo e produtivo.
4. Valorização do trabalho em equipe
Além do bom relacionamento entre gestão e funcionários, também deve haver um clima amigável entre os colegas de trabalho. A companhia pode ajudar nisso, incentivando o trabalho em equipe e a colaboração.
Algumas iniciativas que fazem a diferença são: atividades em grupo, projetos colaborativos, metas coletivas e até situações fora do trabalho, como encontros de happy hour e confraternizações.
5. Reconhecimento e recompensas
Assim como a valorização do grupo deve acontecer de modo contínuo, também é importante reconhecer esforços em situações pontuais.
Seja por um desempenho excepcional, o alcance de uma meta, uma ideia inovadora, entre outras situações, é válido oferecer recompensas para estimular que os profissionais continuem neste caminho. Isso pode incluir o oferecimento de prêmios, bônus, promoções, entre outros incentivos.
6. Ambiente de trabalho saudável
Mais uma medida necessária é garantir que o ambiente de trabalho seja seguro e saudável, promovendo a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Nesse caso, companhias que funcionam remotamente acabam tendo dificuldade. Afinal, não dá para ter tanto controle sobre os locais em que seus funcionários trabalham.
Como solução, muitas empresas estão optando pelo coworking. Assim, continuam com o benefício de ter os custos de manter uma sede reduzidos, mas sem comprometer a valorização e o bem-estar dos seus funcionários através de uma estrutura adequada.
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