Um profissional liberal é aquele que exerce sua atividade profissional de forma independente, geralmente em áreas como saúde, advocacia, engenharia, arquitetura, contabilidade, entre outras.
Exatamente pelo caráter autônomo desse modo de atuação profissional, o coworking é uma ótima opção. Quer entender por que e descobrir as vantagens envolvidas? É só continuar a leitura!
Diferença entre profissional liberal e autônomo
Antes de irmos para as vantagens do coworking para o profissional liberal, é válido explicar a diferença dessa forma de trabalho em relação ao autônomo. Embora haja semelhanças, existem pontos que os diferenciam.
O profissional liberal é aquele que possui uma formação específica, de nível superior ou técnico, e precisa de um registro em um conselho para atuar. Os médicos, por exemplo, precisam estar registrados no CRM (Conselho Regional de Medicina), assim como os advogados na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Já os profissionais autônomos podem trabalhar nas demais áreas que não necessitam de registro específico. Podemos citar como exemplos: designers, redatores, publicitários, consultores, organizadores de eventos, entre outros.
É importante pontuar que o profissional liberal pode ter seu próprio negócio ou trabalhar em empreendimentos de terceiros. Já o autônomo somente é chamado dessa forma quando trabalha por conta própria, seja atendendo pessoas físicas ou empresas.
Como um coworking funciona?
Embora o coworking seja um formato bastante conhecido, existem pessoas que possuem dúvidas sobre o seu funcionamento. Trata-se de um espaço físico que oferece diversos tipos de soluções para profissionais liberais, autônomos e empresas.
O foco em um coworking é descrito pelo próprio termo, que dá a ideia de compartilhar o espaço com outras pessoas, trabalhando colaborativamente. Inclusive, essa é a origem dessa modalidade de escritório, um ambiente com grandes mesas e várias estações de trabalho.
No entanto, hoje, também é oferecida a opção de salas privativas. Assim, os profissionais podem ter a mesma experiência de estar em um escritório próprio, com o diferencial da estrutura oferecida pelo coworking.
Além das duas opções de locais para trabalhar, existem os serviços de:
Endereço fiscal e comercial: assim você pode usar o endereço do coworking para registrar sua empresa e incluir em materiais de divulgação.
Atendimento telefônico: uma equipe de profissionais treinados atende as ligações em nome da sua empresa e transmite os recados.
Gestão de correspondências: todas as correspondências que chegarem para a sua empresa são entregues a você.
Salas de reunião: precisa receber clientes ou outros parceiros de negócios para uma reunião? É só reservar uma sala previamente, pagando apenas pelo uso.
Cabine para ligações: ligações telefônicas e videochamadas fazem parte da rotina de muitos profissionais. Para ter mais privacidade, é só utilizar as cabines com isolamento acústico.
Ambientes para alimentação e descanso: além de todas as facilidades relacionadas ao trabalho, nos melhores coworkings é possível encontrar ambientes para fazer as refeições e relaxar durante os intervalos.
6 Vantagens do coworking para profissionais liberais
Agora que você já sabe como funciona um coworking, confira os benefícios que esse espaço pode proporcionar para os profissionais liberais. Já adiantamos que as facilidades proporcionam praticidade, estímulo a uma rotina equilibrada e um apoio extra para a carreira, acompanhe!
1. Networking e colaboração
O coworking oferece a oportunidade de conhecer e até mesmo trabalhar em parceria com profissionais de diversas áreas. Se em uma situação normal o profissional liberal faria networking em situações específicas, como eventos da área, no coworking isso pode acontecer diariamente.
Isso se deve ao fato de que o ambiente estimula a troca de conhecimentos e a colaboração em projetos. Lembrando que essa vantagem se aplica a todos os coworkers, sejam eles usuários das mesas compartilhadas ou das salas privativas. Afinal, todos irão conviver nas áreas comuns.
2. Redução de custos
Compartilhar espaço e recursos, como internet, energia elétrica, equipamentos, equipe de atendimento e outros detalhes oferecidos pelos coworking, pode reduzir significativamente os custos de um profissional liberal.
Quanto menos custos, mais competitivos podem ser os valores praticados. Além disso, não há as preocupações relacionadas com as despesas, como orçamentos, contratações, pagamentos etc. Dessa forma, todo o tempo pode ser todo dedicado ao trabalho.
3. Flexibilidade
O coworking oferece uma infraestrutura completa, permitindo aos profissionais trabalharem em horários flexíveis e adequados às suas necessidades. Essa é uma característica totalmente alinhada com a realidade atual, em que as pessoas buscam liberdade em suas rotinas.
Dica: se quiser desfrutar ao máximo dessa facilidade, procure um coworking com disponibilidade ilimitada aos usuários, na modalidade 24/7.
4. Ambiente inspirador
O ambiente tem um papel muito importante no processo criativo, pois somos estimulados por aquilo que vemos e ouvimos. Os melhores espaços de coworking são modernos, confortáveis e inspiradores, impulsionando a criatividade e a produtividade.
Além disso, o contato com outros profissionais torna o local ainda mais interessante. Durante uma simples pausa para o café é possível trocar ideias com os colegas e aprender com eles.
5. Mais produtividade
Conforme explicamos anteriormente, os profissionais liberais podem atuar de modo autônomo, isso significa não ter ninguém para cobrar produtividade. Para muitos, esse é um grande desafio e o ambiente do coworking pode ajudar a superá-lo.
A presença de outros profissionais em um ambiente de trabalho compartilhado cria um senso de responsabilidade e foco. Isso facilita manter a concentração e seguir horários predefinidos para fazer pausas e encerrar o expediente.
6. Credibilidade
Os profissionais liberais, em geral, precisam transmitir credibilidade para conquistar clientes. Existem diversos aspectos que contribuem para isso, como a formação, a experiência e o endereço. Isso mesmo, o espaço onde o profissional atende também faz parte da construção da sua imagem.
Ter um escritório estruturado, em uma região privilegiada, geralmente tem um custo elevado, inacessível para muitos profissionais. O coworking democratiza o acesso a uma estrutura completa e de forma descomplicada, sem contratos cheios de amarras como em um aluguel convencional.
Conclusão
Os profissionais liberais têm no coworking uma solução completa para estabelecer seu empreendimento e atender clientes com conforto e praticidade. É a opção ideal para quem deseja manter os custos reduzidos e não quer se preocupar com questões estruturais.
Mas para obter as vantagens é preciso encontrar um coworking com experiência no ramo, uma estrutura completa e que ofereça serviços de qualidade, como o Club Coworking! Entre em contato para conhecer as opções de serviços e planos.