= x

Blog

Início / Blog

Veja 5 motivos para empreendedores trabalharem em coworking

 

Grupo de empreendedores trabalhando em um coworking

Quando uma pessoa decide abrir seu próprio negócio precisa pensar em vários detalhes. Plano de negócios, o capital que será investido, se haverá funcionários, o espaço físico em que a empresa irá funcionar etc. Existem muitos motivos para empreendedores trabalharem em coworking e na postagem de hoje falaremos de 5 deles.

Siga a leitura e conheça as principais motivações que levam empreendedores a optarem pelo coworking em vez de um escritório próprio ou de trabalharem em home office. Vamos lá?

Motivos para empreendedores trabalharem em coworking

Coworkings são espaços democráticos e flexíveis que oferecem diferentes opções para profissionais e empresas. Dá para optar pelas mesas rotativas, que ficam em um espaço compartilhado, ou pela sala privativa em uma área reservada.

Independentemente da escolha, há muitos motivos para empreendedores trabalharem em coworking. Conheça os principais deles a seguir.

1. Redução de custos

Para uma empresa funcionar em um espaço, o local precisa ter ligações de água e luz, conexão com a internet, contratação de serviço de limpeza e manutenção etc. Dependendo do tipo de negócio, pode ser necessário contar com recepcionista. 

Somando todos esses custos com o aluguel de uma sala comercial já dá para imaginar que não ficará barato, certo? Se a sala ficar em um centro comercial, o valor pago mensalmente na locação irá aumentar muito.

Quando se trata do coworking o valor pago pelo serviço é um só, ou seja, você troca uma lista de boletos por uma única mensalidade. Por se tratar de um espaço compartilhado, o custo para cada coworker é muito menor e totalmente otimizado ao plano contratado.

Vale mencionar que também há serviços contratados à parte, como sala de reunião, espaço para eventos e estacionamento. Contar com essas facilidades já é muito bom, melhor ainda é pagar de acordo com o uso, no caso das salas, e ter acesso a valores especiais no estacionamento.

Somente em um coworking é possível adaptar totalmente os custos às necessidades do seu negócio.

2. Foco total no negócio

No tópico anterior mencionamos que ao optar pelo coworking você troca uma lista de boletos por uma assinatura mensal. Além de economia, essa escolha traz praticidade, pois não terá que se preocupar com nenhuma questão estrutural.

Já imaginou chegar no escritório em um dia cheio de trabalho e se deparar com um problema no encanamento, por exemplo? Em uma sala convencional alugada é você quem terá que chamar um profissional para resolver. Então, além de empreendedor, terá tarefas ligadas à manutenção do local.

No coworking, por sua vez, os usuários podem focar integralmente no negócio. Todas as questões ligadas à estrutura são responsabilidades da gestão do espaço. Dessa maneira, todo o seu tempo será direcionado para assuntos da sua empresa, sem imprevistos para atrapalhar os seus compromissos.

3. Facilidade para fazer contatos

Todo empreendedor precisa ter bons contatos para fazer bons negócios. Quando você conhece as pessoas certas tem mais acesso a oportunidades, além de construir uma imagem de credibilidade e expertise na sua área de atuação.

Mas onde um empreendedor pode fazer networking? Não há apenas uma resposta para essa pergunta, mas basicamente em locais em que há outros empreendedores, como encontros e eventos voltados a esse público.

No dia a dia é mais difícil fazer contatos se você tem um espaço próprio, em que convive apenas com os seus colaboradores. Mas no coworking a situação é diferente, pois vários empreendedores frequentam o ambiente todos os dias.

Além do contato natural gerado pela convivência, o clima do coworking é um convite para a aproximação entre os membros. A área para descompressão é um local em que os coworkers podem relaxar em suas pausas durante o trabalho e, claro, se conectar uns aos outros.

Outra situação que promove a aproximação são os happy hours semanais, bastante tradicionais nos melhores coworkings. São encontros para finalizar a semana, brindar com um bom chopp e conversar com os colegas.

Essa aproximação é ótima para todos, que podem se conhecer melhor, trocar ideias, experiências, conhecimentos, indicações, enfim, crescer juntos. O ambiente de comunidade do coworking é extremamente propício para o fortalecimento das relações interpessoais e, consequentemente, dos contatos para negócios.

empresários empreendedores em uma reunião de negócios

4. Flexibilidade para o negócio

Imagine que você alugou uma sala maior para montar seu escritório por acreditar que iria precisar aumentar a equipe, mas isso não aconteceu. Enquanto estiver ocupando o espaço e durante todo o contrato, terá que arcar com o mesmo valor todos os meses.

No coworking isso não acontece, pois se trata de um espaço flexível e adaptável às necessidades dos usuários. As salas privativas são modulares, isso significa que podem ser reposicionadas para aumentar ou reduzir o espaço.

Essa flexibilidade é extremamente vantajosa para empreendedores. Afinal, negócios podem passar por momentos diferentes e a adaptação é fundamental para prosseguir. Poder adequar os custos é uma grande vantagem, inclusive competitiva, para os empreendimentos. 

5. Sala de reunião estruturada

Empreendedores e reuniões são duas palavras que parecem se complementar, pois são usadas juntas com frequência. Afinal, se reunir com outras pessoas faz parte da rotina de quem gerencia uma empresa.

No primeiro tópico já falamos brevemente sobre a facilidade de contar com salas de reunião para reservar e pagar apenas quando usar. Esse é um fator que contribui para a otimização de custos, mas também é importante do ponto de vista da credibilidade.

Ter um espaço estruturado e adequado para realizar esses encontros é muito positivo. Além da questão funcional, a sala de reunião pode ajudar a causar uma boa impressão em futuros clientes e parceiros de negócios, transmitindo mais confiança.

A reserva das salas de reunião do coworking deve ser feita considerando a duração do encontro e o número de participantes. Há ambientes para duas a dezesseis pessoas ou até um auditório para 46 participantes, ideal para a realização de eventos.

Conclusão

Viu só quantos motivos para empreendedores trabalharem em coworking? Essa é a melhor escolha para aqueles que buscam economia, praticidade, conforto e credibilidade perante os clientes.

Venha para o Club Coworking e torne-se parte de uma comunidade em que a colaboração e a produtividade estão sempre presentes!