As possibilidades de carreira para profissionais do jornalismo são inúmeras. A maior parte delas pode ser realizada em escritórios modernos e flexíveis. No post de hoje iremos falar sobre as vantagens do coworking para jornalistas.
Até mesmo aqueles que seguem o caminho mais tradicional, de trabalhar para um veículo de comunicação, podem se beneficiar desses espaços. Além deles, é uma opção interessante também para quem atua nas áreas de assessoria de imprensa, revisão, redação e como repórter freelancer.
Vamos saber mais sobre os benefícios que os jornalistas podem obter ao optar por um coworking? Siga a leitura e acompanhe!
Coworking para jornalistas: você conhecia essa possibilidade?
Se para você coworkings são espaços voltados apenas para profissionais da tecnologia, saiba que esse tipo de escritório é muito mais versátil do que parece. Então, sim, o coworking para jornalistas é uma realidade.
Basicamente, o coworking é uma possibilidade para qualquer profissional que trabalhe em um escritório, incluindo os jornalistas. Mesmo aqueles que fazem parte de algum veículo de comunicação podem se beneficiar desses espaços para terem mais mobilidade.
Durante os meses de isolamento social por causa da pandemia, muitos profissionais do jornalismo também passaram a trabalhar na modalidade home office. Afinal, hoje, com a internet é possível checar fontes, submeter matérias, fazer pesquisas e realizar diversos outros tipos de trabalho à distância.
Com a retomada, muitos começaram a buscar locais para trabalhar, especialmente os que atuam de modo independente ou não vivem na mesma cidade em que fica a sede da empresa para a qual trabalham. É aí que o coworking entra em cena, se mostrando uma excelente opção.
Para os jornalistas independentes, é uma opção econômica e a possibilidade de trabalhar em um local dinâmico, em contato com outras pessoas. Para aqueles que são funcionários de uma empresa, é uma forma mais flexível de trabalho, capaz de conferir mais mobilidade para a rotina.
Vantagens do coworking para jornalistas
Conheça as principais vantagens do coworking para jornalistas e veja como a rotina de trabalho pode ser facilitada através dessa escolha.
1. Localização privilegiada
Independentemente do jornalista atuar escrevendo reportagens, colunas de jornal, como assessor de imprensa ou em outras atividades, a localização é um fator importante. Além da facilidade para chegar ao trabalho, estar em uma região próxima a outras empresas e veículos de comunicação é sempre muito bom!
No coworking é possível trabalhar em um escritório muito bem localizado sem precisar arcar com os custos de um aluguel com essa característica. Afinal de contas, a localização é um dos aspectos que mais pesa para encarecer o valor cobrado na locação de imóveis.
2. Contato com outras pessoas
Jornalismo e comunicação andam lado a lado. Por essa razão, para um jornalista, a convivência com outras pessoas é essencial. Através desse contato é possível aperfeiçoar habilidades de relacionamento interpessoal, aprender, ensinar, criar conexões, pontos capazes de beneficiar o trabalho direta e indiretamente.
3. Espaço plural e multifacetado
O coworking é um espaço extremamente dinâmico, em que diversos tipos de atividades podem ser realizadas. Dá para trabalhar em um ambiente compartilhado em uma mesa rotativa, em uma sala privativa, fazer reuniões e ligações reservadamente em uma cabine, são muitas as possibilidades.
As características do espaço se adéquam à maior parte das atividades de um jornalista, seja ele um repórter, assessor de imprensa ou atue em outros segmentos. Isso faz do coworking mais do que um escritório comum, pois o próprio layout do local e os seus serviços o tornam um ambiente multifacetado.
4. Estrutura pronta para o trabalho
Um jornalista tem grande expertise para se comunicar de diferentes maneiras. Já imaginou ter que dividir seu tempo com questões ligadas à estrutura do escritório? Gerenciar a frequência da manutenção do ar condicionado, o serviço de limpeza, lidar com o encanamento com problemas…
Quando se utiliza um escritório próprio é preciso cuidar pessoalmente dessas questões ou contratar alguém que o faça. No coworking os usuários não precisam sequer pensar em nada disso, concentrando-se totalmente nas suas atividades, sem desviar o foco.
5. Facilita o networking
Se tem uma característica importante para jornalistas é ser bem relacionado, o que significa conhecer pessoas, ser lembrado por elas, enfim, ser parte de uma rede de contatos. Para conseguir isso é preciso estar em meio a outras pessoas, conhecê-las e conviver com elas.
O coworking é o local perfeito para iniciar essa grande rede. Afinal, a convivência é a ferramenta mais poderosa para criar conexões. Ao se encontrar com os colegas diariamente ou na maior parte dos dias da semana, será possível construir e fortalecer esses relacionamentos cada vez mais.
6. Serviço com uma excelente relação custo-benefício
Se em um escritório próprio os custos são bem elevados e nem sempre o benefício é compatível ao valor aplicado, no coworking as coisas são diferentes. Trata-se de um serviço com um excelente custo-benefício, pois a assinatura mensal paga retorna em forma de praticidade, produtividade e qualidade de vida.
7. Salas para realizar reuniões e eventos
Jornalismo tem tudo a ver com credibilidade, pois sem ela não é possível realizar um trabalho que traga os efeitos esperados. O espaço em que se recebe as pessoas tem um papel importante na missão de transmitir essa confiança.
Se nunca pensou nisso, reflita sobre a diferença entre marcar uma reunião em um café ou em uma sala estruturada e própria para esse tipo de encontro. Qual acredita que irá causar uma melhor impressão? Nem precisamos dizer, não é mesmo?
Em um bom coworking você terá acesso a salas de diferentes tamanhos, além de um auditório, para realizar encontros com clientes e parceiros de trabalho. Dessa maneira, poderão debater o assunto com total tranquilidade e privacidade, sem interrupções.
Conclusão
Ao longo da publicação foi possível ver o quanto o coworking é uma opção vantajosa para jornalistas e profissionais da comunicação em geral. Um espaço estruturado, localizado estrategicamente e que possibilita a convivência com outras pessoas.
Se você, jornalista, está em busca de um local com essas características para trabalhar, conheça o Club Coworking! Estamos prontos para atendê-lo e oferecer o suporte necessário para uma rotina produtiva e equilibrada.