= x

Blog

Início / Blog

5 coisas que você NÃO deve fazer trabalhando home office!

O home office é, para algumas pessoas, a possibilidade ideal para relaxar e não precisar ir ao escritório. Entretanto, com o passar dos dias trabalhando nessa modalidade de trabalho, ele pode representar perda de concentração, de produtividade e maus resultados.

Saber o que não se deve fazer no home office é imprescindível para não cair nas armadilhas mais comuns do trabalho em casa. E isso vale tanto para quem está trabalhando por um período em sua residência ou adotará esse tipo de trabalho a partir de agora.

Veja, a seguir, o que NÃO fazer ao trabalhar no home office:

1. Não programar uma rotina diária

Quem tem problemas com disciplina pode não se adaptar ao formato de trabalho sem rotina diária. Com o tempo, a pessoa não consegue mais render o esperado e perde produtividade – algo extremamente prejudicial a um profissional.

Para evitar que isso aconteça, liste o que deve ser feito no dia, cumpra as tarefas planejadas e defina horários para dormir e acordar.

2. Tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo

Quem quer fazer tudo ao mesmo tempo não faz nada, certo? É claro que o profissional multitasking é desejável em grande parte das empresas, mas nem sempre é possível ser um deles – ainda mais em casa.

Além de reduzir a produtividade, essa atitude pode trazer consequências psicológicas, como ansiedade e crises de pânico. Depressão, irritabilidade e dificuldades para dormir são outros problemas.

3. Usar aplicativos em excesso

Os aplicativos são ótimos para distrair e nos manterem conectados com amigos e colegas de trabalho. Entretanto, se mal utilizados, eles roubam nosso tempo e viciam.

O uso exagerado do celular é uma armadilha, que prejudica o trabalho e a vida pessoal. Por isso, é fundamental tomar cuidado com seu uso e se disciplinar a acessar essas redes sociais apenas em momentos específicos.

4. Procrastinar e deixar tudo para depois

Sabe aquela coisa de empurrar uma tarefa com a barriga e nunca conseguir executá-la? Isso é um grande problema para quem trabalha em home office e pode gerar o descumprimento de prazos e adiamento de serviços.

Vale a pena avaliar o motivo dessa procrastinação. Ele pode ser depressão, preguiça, ansiedade ou desmotivação. Se você sentir que a situação está se agravando, pode ser o caso de buscar ajuda profissional (que pode ser online, em casos de isolamento social).

5. Pensar que está de férias e querer relaxar

Lembre-se de que, embora esteja em casa e tenha disponibilidade para fazer o que quiser, você ainda tem obrigações de trabalho e tarefas a serem executadas.

Tenha em mente que é preciso se dedicar algumas horas ao trabalho, com foco total ao cumprimento dessas ações para que, em alguns dias, você não seja cobrado por algo que não fez ou entregou. Cuidado com isso, ok?

Tomar cuidado ao trabalhar em home office é fundamental para não se prejudicar profissionalmente e pessoalmente. Cuide da sua saúde física e mental e aproveite essa oportunidade para se reinventar!