= x

Blog

Início / Blog

Saiba porque o coworking estimula a criatividade

Como o Coworking Potencializa sua Criatividade

Empresas e profissionais criativos estão mais preparados para lidar com desafios e mudanças no mercado do que aqueles que pensam sempre de forma padronizada. Mas a criatividade não vem do nada, é necessário encontrar formas de estimulá-la.

Um dos estímulos vem exatamente do ambiente de trabalho, que pode abrir a mente para novas ideias ou restringir o fluxo de pensamentos. Nesse contexto, o coworking se mostra uma excelente opção para quem deseja enxergar além do óbvio.

Continue a leitura para conhecer o conceito de criatividade, os 5 tipos, sua importância no trabalho, como estimular e como o coworking pode ajudar. Vamos lá?

Qual é o conceito de criatividade?

A criatividade é caracterizada pela capacidade de criar, identificar ou explorar ideias, opções ou soluções, com potencial para resolver desafios de diversos tipos, seja na vida pessoal ou profissional.

Ser criativo exige a habilidade de observar as situações sob diferentes perspectivas e encontrar novas possibilidades ou alternativas. Lembrando que não se trata apenas da quantidade de ideias que uma pessoa consegue ter, mas também do quão únicas elas são.

Essa habilidade está relacionada a características como a flexibilidade do pensamento, a tolerância à incerteza e o prazer em explorar o desconhecido.

Quais são os 5 tipos de criatividade?

Cada indivíduo é único, logo, sua forma de pensar criativamente também. Assim, existem diferentes tipos de criatividade, são elas:

  1. Criatividade analógica: utiliza a comparação entre situações diferentes para encontrar soluções ou ter novas ideias. É baseada na identificação de semelhanças entre contextos distintos e na adaptação de conceitos de uma área para outra.
  2. Criatividade bissociativa: ocorre através da combinação de dois campos ou áreas de conhecimento aparentemente sem conexão. Essa integração cria algo totalmente novo e inesperado.
  3. Criatividade intuitiva: está relacionada a ideias que surgem de forma espontânea, sem um processo lógico ou racional explícito. É aquele momento em que a solução parece surgir “do nada”, muitas vezes como resultado de experiências prévias que o cérebro associa rapidamente.
  4. Criatividade mimética: parte da imitação ou reprodução de algo já existente, mas com adaptações ou melhorias. O foco está em observar modelos ou padrões, replicá-los e, ao mesmo tempo, agregar um toque pessoal ou inovador que os diferencie.
  5. Criatividade narrativa: é utilizada para criar histórias ou sequências de eventos que transmitem ideias, valores ou emoções. Bastante aplicada em projetos que exigem um forte apelo comunicativo, como roteiros, campanhas ou apresentações, ajudando a conectar pessoas por meio de narrativas bem estruturadas.

Apesar de, geralmente, uma pessoa se identificar de forma mais intensa com um tipo de criatividade, é possível desenvolver várias delas, aplicando conforme o contexto e a necessidade.

Qual a importância da criatividade no trabalho?

O mundo atual é altamente competitivo, em praticamente todas as áreas e mercados. Assim, saem na frente aqueles que conseguem se diferenciar, sendo a criatividade um excelente recurso para tal.

Afinal, não se trata apenas do diferente pelo diferente, mas sim de oferecer uma solução única que se destaque em meio ao que parece igual.

Em uma empresa, é a criatividade que a mantêm avançando, seja para desenvolver produtos e serviços, manter os colaboradores motivados, lidar com clientes, enfim, realizar diferentes tarefas.

Por tudo isso, pessoas criativas se tornaram altamente desejadas pelas empresas, sendo essa uma habilidade considerada em processos seletivos. Sem contar nos estímulos internos realizados pelos empreendimentos, como através de atividades, cursos e do próprio ambiente de trabalho.

O que é bom para estimular a criatividade?

Existem muitas formas de estimular a criatividade, o ideal é associar várias delas para se chegar aos melhores resultados.

Buscar o aprendizado contínuo: explorar novos conhecimentos, seja por meio de cursos, leituras, conversas com outros profissionais ou workshops, amplia a visão e ajuda a pensar fora da caixa.

Resolver problemas de diferentes formas: experimentar abordagens diversas para um mesmo desafio incentiva a flexibilidade no pensamento e a geração de novas ideias.

Trabalhar colaborativamente com diferentes perfis: trabalhar com pessoas de áreas ou perspectivas distintas enriquece o processo criativo e possibilita a troca de ideias.

Fazer pausas regulares: momentos de descanso ajudam a mente a processar informações e podem trazer insights valiosos quando você menos espera.

Praticar a reflexão e o brainstorming: dedicar tempo para anotar ideias, mesmo que pareçam simples ou inacabadas, é essencial para desenvolver soluções criativas.

Ambiente inspirador: trabalhar em um espaço organizado, funcional e que estimule a troca de ideias pode ser determinante para liberar o potencial criativo. Um local que favoreça a interação e o foco ajuda a trazer mais inovação ao dia a dia.

Coworking e criatividade: veja como espaços compartilhados estimulam a inovação

O coworking é um espaço conhecido pelo seu potencial para estimular a criatividade. Confira algumas características que comprovam isso!

Áreas coletivas

Embora tenha nascido como um espaço compartilhado para o trabalho, hoje a ideia de coworking se desenvolveu, possibilitando atender diferentes necessidades. Assim, existem também opções de salas privativas, para quem deseja trabalhar em um local reservado.

No entanto, ainda assim, é possível ter uma experiência coletiva nos ambientes de uso comum, possibilitando uma troca de ideias bastante rica. Ter a oportunidade de conversar com pessoas de diferentes áreas amplia a mente de uma forma incrível!

Ambiente de descompressão

Como mencionado anteriormente, é preciso ter momentos de descanso ao longo do dia para ser criativo. Nos melhores coworkings existem áreas para descompressão com jogos e passatempos, possibilitando a oxigenação das ideias.

Esses ambientes são verdadeiros lembretes de que é preciso fazer pausas e descansar para ser produtivo.

Mente livre para criar

Uma pessoa que precisa se preocupar com problemas estruturais do escritório terá sua capacidade de pensar criativamente prejudicada. Optando pelo coworking, esses cuidados ficam a cargo da gestão do espaço.

Dessa forma, a mente fica livre para focar em questões estratégicas e buscar soluções inovadoras.

No Club Coworking entendemos que cada equipe é diferente. Por isso, oferecemos diferentes opções de planos, com mesas rotativas em ambiente coletivo, salas privativas e de reunião, além de outras soluções.

Seja para uma startup que busca crescimento, uma equipe remota que precisa de uma experiência colaborativa ou uma grande empresa precisando de um escritório flexível, o Club Coworking tem a solução certa. Acesse o site e saiba mais!