É difícil manter a concentração? Você parece ter perdido o foco e a capacidade criativa? Saiba que isso não é tão raro de acontecer, especialmente quando estamos preocupados, ansiosos ou inquietos por algum acontecimento.
Nessas horas, vale a pena lançar mão de dicas de quem entende melhor do que ninguém o mundo da produtividade. Que tal saber o que pensam os maiores CEOs do mundo e como eles conseguem manter o foco?
Dizem que pequenos hábitos são o segredo do sucesso. Então, que tal mudar os seus para se tornar mais produtivo?
Jack Dorsey, presidente do Twitter e CEO da Square
O executivo diz que é fundamental escolher um tema para cada dia. No caso dele, que precisa cuidar de duas empresas, sua programação funciona assim: as segundas-feiras são dedicadas à gestão; terças são focadas em produtos: quartas são para marketing e comunicação e assim por diante. Assim, você cria uma rotina e disciplina para manter o foco.
Larry Page, CEO do Google
Um dos CEOs mais reconhecidos do mundo recomenda passar um dia da semana com apenas um aparelho móvel. O executivo do Google diz que se força a passar grande parte do dia sem usar o computador – apenas com smartphone.
Ele incentiva seus engenheiros e gerentes de produtos a fazerem o mesmo, mantendo o foco da empresa no celular. Aqui, vale a pena só prestar atenção para não gastar muito tempo nas redes sociais em vez de trabalhar, ok?
Phil Libin, CEO da Evernote
Sabe quando você aproveita cada minutinho para trabalhar e recuperar o tempo perdido. O executivo da Evernote diz que não tem mais o hábito de trabalhar em viagens de avião, por exemplo. Ele usa esse tempo para relaxar, ver filmes, dormir ou jogar.
Chad Dickerson, CEO da Etsy
Esse executivo da ETSY diz que possui sistema para tudo – desde o controle de seu e-mail à organização de cartões que recebe em eventos. Uma dica que ele dá é escrever os nomes em sua agenda e acrescentar anotações sobre como e onde conheceu aquela pessoa e sobre o que eles conversaram.
Assim, se precisar estabelecer um contato no futuro, poderá citar especificamente a conversa.
E aí? Deu para se inspirar nesses profissionais de sucesso? Adapte essas ações ao seu dia a dia e veja como é possível ser mais produtivo com as ações certas!