Você já ouviu falar sobre as vantagens do coworking para advogados? A rotina desses profissionais inclui muita leitura, pesquisas e reuniões com clientes. Ter um espaço para realizar essas atividades e manter uma rotina organizada por ser bastante interessante.
O coworking é uma ótima opção para contar com um local estruturado para trabalhar e receber clientes, mas sem os custos envolvidos na montagem de um escritório próprio. Afinal, alugar uma sala comercial, mobiliá-la, contratar alguém para realizar o atendimento e outros detalhes necessita de investimentos elevados.
Vamos conhecer os benefícios que um espaço compartilhado pode oferecer para os profissionais do direito? Acompanhe a leitura!
Como funciona o coworking para advogados?
O coworking é um espaço democrático e preparado para receber diferentes profissionais. Os advogados podem optar pelas mesas rotativas ou pelas salas de escritório, que podem ser exclusivas ou compartilhadas, assim como os demais usuários.
O fato de haver várias opções permite que cada um escolha aquela que melhor atender suas necessidades e couber no seu orçamento. Inclusive, a flexibilidade é uma característica bastante forte desse serviço, um diferencial que gera diversas vantagens.
Os advogados podem ir ao coworking todos os dias ou apenas quando desejarem. Isso porque os planos possibilitam a contratação da mesa rotativa ou escritório, de forma fixa ou por número de dias na semana. Assim, você cria a sua rotina e planeja os seus custos.
10 Vantagens do coworking para advogados
Se está em dúvida sobre migrar para um espaço compartilhado, veja quais são as principais vantagens do coworking para advogados. Ao final da lista verá o quanto os benefícios são amplos e capazes de impactar a sua vida e carreira de diferentes maneiras.
1. Flexibilidade na contratação do plano
Ao montar um escritório próprio você terá sempre aqueles custos, independentemente se usou o espaço mais ou menos vezes. No coworking é possível contratar os planos de forma personalizada.
É comum que advogados se dividam entre dias de escritórios e outros no fórum, participando de audiências. Dessa forma, o profissional, conhecendo sua rotina, poderá optar pelo plano mais adequado, solicitando alterações à gestão do espaço se for necessário.
2. Escritório sem investimento inicial
Especialmente para advogados que estão iniciando na carreira, o investimento inicial para montar um escritório pode ser inviável. Mesmo para aqueles que já estão consolidados, poupar esses recursos se mostra bastante vantajoso.
Como foi possível perceber até aqui, o coworking é um espaço totalmente estruturado. Isso significa que os seus ambientes possuem mesas, cadeiras ergonômicas, ar condicionado e outros recursos.
O grande diferencial é que os usuários não precisam realizar nenhum tipo de investimento para desfrutar dessa estrutura. Basta escolher o plano e realizar os pagamentos mensalmente, com variações apenas quando serviços extras forem contratados.
3. Transmitir credibilidade aos clientes
As pessoas procuram advogados para resolver questões diversas, muitas bastante delicadas. Por isso, é imprescindível haver confiança para que a contratação seja efetivada. São muitos os fatores que contribuem para isso e o escritório pode ser um deles.
O fato do cliente ir encontrar o profissional em um local organizado e estruturado confere mais credibilidade. Se o encontro fosse realizado em um espaço público, como uma cafeteria, por exemplo, o efeito dificilmente seria o mesmo.
4. Espaço mobiliado
Mobiliar um escritório, além de envolver investimentos financeiros, necessita de tempo. E esse é um recurso bastante escasso na rotina de profissionais em geral, especialmente os do direito, que precisam lidar com diversos procedimentos, leituras, reuniões e audiências.
O fato do espaço já vir mobiliado gera economia e é uma grande praticidade. Desse modo, assim que o serviço for contratado, já é possível começar a usar, sem qualquer complicação.

O coworking é uma ótima opção para contar com um local estruturado para trabalhar.
5. Sem preocupação com limpeza e manutenção
Outras questões que podem tomar tempo do profissional que tem um escritório próprio são as ligadas à limpeza e manutenção do espaço. Afinal, são eles que deverão contratar esses serviços, verificar se foram realizados corretamente e, claro, arcar com os custos.
No coworking se tem mais essa vantagem, pois os usuários não precisam se preocupar com nada disso. A limpeza e manutenção das salas e do espaço compartilhado é toda realizada pela gestão do local e os custos embutidos no valor dos planos.
6. Sala de reunião para receber clientes
Os advogados que optarem pelas mesas rotativas ou salas de escritório compartilhadas poderão receber seus clientes na sala de reunião. Trata-se de um ambiente que oferece todo o conforto para tratar dos assuntos que forem necessários sem a interferência de ruídos externos.
Ao chegar no local, seu cliente será recepcionado e encaminhado para a sala. Lá vocês terão acesso a equipamentos para projeção, ar condicionado e isolamento acústico. O espaço pode ser alugado por hora, período ou dia, contribuindo para a otimização de custos.
7. Atendimento telefônico e recepção
Clientes em potencial de profissionais de todos os segmentos consideram toda a experiência para fecharem ou não um contrato. Isso inclui fatores como: as referências do profissional, especialidade, sua segurança ao falar sobre o assunto e o atendimento.
Não importa se a pessoa foi a um salão de beleza ou em uma reunião com um advogado, a forma como é recebida influencia na sua decisão. No coworking você tem a tranquilidade de saber que os seus clientes serão muito bem atendidos, seja presencialmente ou por telefone, por uma equipe experiente.
8. Cabines com isolamento acústico para fazer chamadas
Faz parte da rotina de advogados tratar de assuntos sigilosos. Nesse caso, se precisar fazer chamadas ou reuniões virtuais com cliente poderá utilizar as cabines com isolamento acústico do coworking.
9. Oportunidades para fazer networking e conquistar clientes
Qualquer pessoa ou empresa pode precisar de um advogado em algum momento da vida. No coworking o que não faltam são pessoas e empresas. Então, frequentar esse espaço fará com que tenha acesso a grandes oportunidades de fazer networking e conquistar clientes.
10. Espaço que incentiva uma rotina equilibrada
Por fim, o coworking é um espaço que, além de produtividade, incentiva uma rotina equilibrada. Os advogados, que lidam com situações delicadas, contratos, processos longos e outras questões, precisam ter momentos de pausa e relaxamento.
Fazer intervalos para conversar com colegas no lounge de descompressão, participar do happy hour semanal e se tornar parte de uma comunidade certamente contribuirá para se ter mais bem-estar e qualidade de vida.
Gostou de conhecer as vantagens do coworking para advogados? Se está procurando um espaço que ofereça todos os benefícios citados, a sua melhor escolha é Club Coworking!