= x

Blog

Início / Blog

Coworking: por que fazemos mais networking e mais negócios?

pessoas-trabalho

Se você chegou até aqui, provavelmente já ouviu falar sobre o potencial que o coworking oferece para se fazer networking. Mas, sabe como isso acontece e como a convivência nesse ambiente pode te ajudar a fazer mais negócios?

Para entender o que possibilita isso é preciso, em primeiro lugar, entender o que é um coworking e como esse espaço funciona. Afinal, migrar para um escritório compartilhado envolve muito mais do que cortar custos.

Nesta publicação você poderá tirar todas as suas dúvidas e descobrir as vantagens que o coworking pode oferecer através de uma visão mais ampla. Vamos lá?

O coworking é um terreno fértil para fazer networking e negócios

Em primeiro lugar, é preciso compreender que um coworking é muito mais do que um imóvel em que você irá trabalhar ou instalar a sua empresa. Além de todos os benefícios estruturais, esse espaço facilita o networking e o acesso a oportunidades de negócios.

Trata-se de um conjunto de características que fazem do coworking mais do que um espaço físico e sim uma comunidade, acompanhe!

  • Contato com profissionais de diferentes áreas;
  • Ter mais visibilidade e tornar-se mais conhecido em seu ramo de atuação;
  • Ser indicado para trabalhos pelos colegas do coworking;
  • Localização privilegiada que facilita encontros com clientes e clientes em potencial;
  • Estrutura que confere mais credibilidade, como endereço de prestígio, recepção, atendimento telefônico etc;
  • Receber os clientes em uma sala de reunião estruturada e que transmite mais seriedade;
  • Facilidade de criar conexões com as pessoas em ocasiões como happy hour e pausas para descanso;
  • Possibilidade de trocar conhecimento e aprender com os colegas;
  • Por não ser necessário se preocupar com questões estruturais, você terá mais tempo livre para se dedicar aos negócios.

Viu só quantas vantagens os escritórios compartilhados oferecem? Agora, imagine se tudo isso seria possível trabalhando em home office ou em um escritório próprio, isolado do mundo. Provavelmente não, pois esses benefícios são alcançados quando se faz parte de uma comunidade e é exatamente essa a essência do coworking.

Dicas para aproveitar as oportunidades de networking e negócios do coworking

Por mais que o coworking seja um terreno fértil para oportunidades de networking e negócios, não dá para ficar parado esperando que as coisas aconteçam, certo? 

Para te ajudar a identificar e aproveitar as chances de se desenvolver profissionalmente, preparamos algumas dicas certeiras. Acompanhe a seguir e comece a se preparar para colocá-las em prática!

1. Mostre-se aberto para conversar

O primeiro passo que é preciso dar para aproveitar as oportunidades de networking e negócios do coworking é se mostrar aberto para conversar. Lembre-se que, mesmo sem dizer nada, está se comunicando, seja através da expressão facial, da forma como se senta, posiciona os braços e realiza as suas atividades.

Se deseja se conectar às pessoas, faça com que elas saibam disso e se sintam seguras para se aproximar. Um gesto que é um código de que o outro pode se aproximar é o sorriso, ele demonstra confiança, simpatia e leveza.

2. Faça permuta de serviços

A palavra permuta se tornou bastante conhecida ultimamente no universo dos famosos, que pagam produtos e serviços através de divulgação das marcas nas suas redes sociais. Saiba que isso também pode ser feito entre pessoas anônimas, sem envolver a internet, pois a permuta nada mais é do que uma troca.

Vamos supor que você seja um profissional de marketing e está precisando dos serviços de um advogado. Se houver um colega do coworking dessa área que esteja precisando de ajuda para fortalecer sua presença digital, por exemplo, vocês poderão trocar serviços.

Além da vantagem de ter acesso ao serviço que estava precisando pagando com o seu próprio trabalho, há o benefício de conquistar um novo cliente. Assim, se fizer um bom trabalho, o colega poderá indicá-lo para mais pessoas e contribuir para o fortalecimento do seu nome no mercado.

A permuta é interessante em muitas situações, especialmente para quem está começando e precisa conquistar os primeiros clientes. Não se trata de oferecer serviços de graça e sim realizar trocas vantajosas para ambas as partes.

3. Troque conhecimento com os colegas

O conhecimento é a chave para muitas portas na carreira, então procure sempre se manter interessado em aprender e ensinar as pessoas ao seu redor. No coworking você estará rodeado de mentes brilhantes, das mais diferentes áreas, aproveite!

trabalho-equipe

É preciso compreender que um coworking é muito mais do que um imóvel em que você irá trabalhar.

4. Faça itens promocionais do seu negócio

Quer ser lembrado? Então encontre maneiras de estar sempre presente na rotina dos colegas. Uma estratégia eficiente e que também traz outros benefícios é distribuir itens promocionais do seu negócio no coworking.

Canetas, bloco para anotações, canecas, carregador portátil do celular, são várias as possibilidades. Escolha itens que sejam verdadeiramente úteis e capriche no design. As chances de as pessoas gostarem e usarem serão maiores se o brinde for bonito e funcional.

5. Seja um bom colega

Por mais que a expertise de um profissional seja fundamental, a simpatia é percebida primeiro. Então, a melhor forma de ser indicado para trabalhos e ser visto como uma referência da sua área é sendo um bom colega, uma pessoa agradável que os outros gostam de ter por perto.

No coworking, procure sempre respeitar o espaço dos colegas, evite falar demais e não ouvir, saiba a hora certa de apresentar o seu trabalho, ofereça ajuda sempre que sentir que pode contribuir e assim por diante. Esses gestos farão toda a diferença e tornarão a convivência mais harmoniosa.

6. Torne-se parte da comunidade

Por último, mas não menos importante, procure se tornar parte da comunidade. Afinal, não adianta estar em um local cheio de oportunidades para isso se você não se mostrar aberto e não fizer parte de fato da atmosfera do local.

Além da primeira dica que citamos, de se mostrar aberto para se conectar com as pessoas, é válido estar presente em eventos e outras situações do coworking. Seja um membro ativo, alguém que todos conhecem, marque presença.

Agora que você já sabe o porque fazemos mais networking e mais negócios no coworking, só falta se tornar parte de um. Venha para o Club Coworking e se torne membro da nossa comunidade!