Já falamos em outras postagens sobre as vantagens que os espaços compartilhados oferecem em relação ao networking. Hoje iremos dar dicas de como conseguir clientes e parceiros dentro do coworking.
Qual será a forma certa de abordar colegas, criar conexões e, quem sabe, selar parcerias de negócios? Continue a leitura para descobrir! Vamos começar?
Conseguir clientes e parceiros dentro do coworking é possível?
Um coworking é um espaço em que diferentes profissionais vão trabalhar, seja diariamente ou em alguns dias da semana. Além da questão da economia compartilhada, em que os custos se tornam mais acessíveis, um dos objetivos do local é promover o compartilhamento de ideias e as parcerias.
Então, sim, conseguir clientes e parceiros de negócios dentro do coworking é possível. Da mesma maneira que você poderá desfrutar dessa vantagem e se tornar cliente de colegas do espaço.
Se, por exemplo, você estiver precisando dos serviços de um advogado e há um no local, irá procurar em outro lugar? Certamente não, certo? Além da praticidade, contratar os serviços de profissionais do coworking é mais interessante por se tratar de alguém que já conhece e confia.
A convivência no dia a dia, por si só, acaba levando a esse tipo de parceria naturalmente. No entanto, existem ações capazes de impulsionar esse movimento e é sobre elas que falaremos em seguida.
8 Ações para conseguir clientes e parceiros dentro do coworking
Quer impulsionar o potencial que o coworking já tem para conseguir clientes e parceiros de negócios no espaço? Aposte nas ações a seguir!
1. Seja um membro regular do espaço
A primeira ação para conseguir clientes e parceiros dentro do coworking é se tornar um membro regular no espaço. Afinal de contas, a convivência é essencial para que as conexões aconteçam. Se você for uma ou duas vezes por semana será mais difícil ter um bom resultado.
Para desfrutar das vantagens de ser um coworker é preciso se tornar parte da comunidade, sendo um membro assíduo. Assim, situações corriqueiras, como tomar um café ou fazer uma pausa no lounge de descompressão se transformarão em oportunidades de networking.
2. Tenha sempre um cartão de visitas à mão
Por mais que estejamos vivendo em um mundo digital, o cartão de visitas continua sendo um recurso relevante. Ele carrega o seu nome e do seu negócio, sua identidade visual e informações de contato.
Uma pessoa tende a memorizar muito mais o recebimento de um cartão de visitas durante uma conversa do que o ato de salvar mais um número em seu celular. Portanto, tenha sempre cartões à mão para entregar nas situações que achar conveniente.
3. Sele parcerias com colegas
Se você deseja conseguir clientes e parceiros dentro do coworking, tome a iniciativa e demonstre aos demais que está aberto a isso. Sempre que precisar de algum serviço ou for fazer uma indicação para um conhecido, dê preferência para profissionais do espaço.
Outra situação válida está relacionada a projetos que envolvem o seu trabalho, mas que necessitam de experts em outras áreas. Nesse caso, pense na possibilidade de chamar um colega para assumir a empreitada ao seu lado.
4. Aproveite todas as oportunidades de networking
Na rotina em um coworking há diversas oportunidades para fazer networking. Existe uma expressão em inglês que mostra bem isso, chamada “watercooler moments”, que são momentos de contato com outras pessoas, como a fila de um bebedouro.
Dessa maneira, procure aproveitar ao máximo os watercooler moments do local. Isso pode acontecer na pausa para o cafezinho, no elevador, na cozinha, na área de convivência, são muitas as possibilidades!

A convivência no dia a dia, por si só, acaba levando a esse tipo de parceria naturalmente.
5. Ofereça vantagens aos colegas do coworking
Além da praticidade de contratar serviços sem precisar buscar fora do coworking e da confiança gerada pela proximidade, você pode oferecer mais aos colegas. Se quer conseguir clientes no espaço, ofereça vantagens especiais, como descontos ou um serviço extra no pacote.
Para os clientes, de modo geral, as vantagens oferecidas pelas empresas são formas de fazê-los se sentirem especiais. Para os clientes em potencial do coworking a ideia também é essa, mostrar que, por trabalharem no mesmo local que você, eles terão benefícios.
6. Participe de eventos no espaço
Coworkings não são meros escritórios e é comum que sejam realizados eventos no espaço, que podem ser promovidos pela própria gestão ou por membros. Sempre que o evento for aberto para os usuários, participe!
Prestigie os colegas, desfrute dos happy hours, seja presente nos eventos, alguém que as pessoas reconhecem, conversam, convidam. Essa movimentação da sua parte também poderá impulsionar as parcerias.
7. Ofereça ajuda quando houver oportunidade
Sempre que perceber que um colega está precisando de algo e você puder ajudar, faça isso! Um coworking é uma comunidade e a colaboração é fundamental para que as conexões sejam criadas e fortalecidas.
Vale lembrar que a ajuda deve ser feita de maneira despretensiosa, sem interesse. É exatamente a naturalidade que faz as pessoas se aproximarem. Portanto, faça pelo prazer de contribuir e compartilhar seu conhecimento, nada mais.
8. Apresente seu trabalho de forma natural
Se você sair com cartões de visitas no bolso e abordar colegas para falar do seu trabalho, sem qualquer contexto, poderá ser visto como inconveniente. Por essa razão, é preciso saber fazer essa apresentação de forma natural, quando houver oportunidade.
Imagine que está com os colegas no happy hour do coworking. Então, um deles comenta que está enfrentando problemas com o marketing da empresa. Se você atua nessa área, poderá dar alguma dica capaz de ajudá-lo, sem já fazer uma proposta de parceria.
Supondo que a dica seja aplicada e dê um excelente resultado, pode ser que aquele colega resolva contratar os seus serviços. Mesmo nos casos em que a contratação não acontecer, ele poderá indicar você para outras pessoas.
Conclusão
Com essas dicas você poderá impulsionar o movimento natural dos coworkings e conseguir clientes e parceiros para o seu negócio! De modo geral, as ações são parecidas com as indicadas para captar clientes em outras situações, mas contam com diferenciais relacionados à proximidade promovida pelo espaço.
Quer desfrutar dessas vantagens? Torne-se um membro do Club Coworking e aproveite!