= x

Blog

Início / Blog

Veja como evitar golpes de Pix falso na sua empresa

Como Proteger sua Empresa de Golpes de Pix Falsos

Poder realizar transações bancárias online é uma grande facilidade para pessoas físicas e empresas. Entretanto, é preciso ter atenção para evitar golpes de Pix falso, um crime que está se tornando bastante comum no Brasil.

Disponível desde 2020, o Pix é uma modalidade de transação que revolucionou o sistema bancário brasileiro, possibilitando transferências imediatas e sem taxas. E o alto volume de dinheiro sendo transferido logo chamou a atenção de criminosos. 

Na publicação de hoje vamos explicar como funciona o golpe do Pix falso, se é possível revertê-lo e dicas para sua empresa pode se proteger desse tipo de ação. Vamos lá?

Como funciona o golpe do Pix falso?

O golpe do Pix falso é aplicado de diferentes formas. Conheça as principais para identificar rapidamente uma tentativa de fraude.

Comprovante falso

O primeiro tipo de golpe do Pix aplicado contra empresas é o do comprovante falso. Nele, o suposto cliente adquire um produto e envia uma imagem falsa comprovando que pagou.

Se o empreendimento não verificar o pagamento, poderá ficar no prejuízo e descobrir apenas quando for tarde demais.

Pix errado

Um pouco mais elaborado que o anterior, o golpe do Pix errado funciona assim: o criminoso entra em contato pelo WhatsApp, dizendo que fez um pagamento por um engano para a conta da pessoa e solicitando a devolução.

Para dar mais veracidade, ele envia um comprovante falso. Assim, se a vítima não conferir em seu extrato, poderá “devolver” um dinheiro que nunca recebeu, ficando no prejuízo.

QR codes falsos

Outro tipo de golpe do Pix envolve o uso de QR codes falsos, enviados para empresas e pessoas físicas por diferentes motivos.

Os criminosos podem se passar por fornecedores e até funcionários do banco, enviando boletos com códigos que direcionam o valor transferido para eles.

É possível reverter golpe do Pix?

Estima-se que anualmente sejam aplicados golpes do Pix que somam prejuízos de mais de R$ 10 milhões. Esse alto índice fez o Banco Central e os bancos brasileiros ligarem o sinal de alerta, buscando formas de conter essas fraudes.

Dessa forma, é possível reverter o golpe do Pix, no entanto, é preciso entrar em contato com o seu banco para que seja acionado o MED e aguardar as verificações.

O que é o MED no Pix?

Uma das soluções criadas para conter golpes do Pix foi o MED (Mecanismo Especial de Devolução). Somente em 2024 foram solicitadas quase 5 milhões de devoluções por tentativas de fraude. Entretanto, apenas 31% das solicitações foram atendidas.

Funciona assim:

Ao identificar que foi vítima de uma fraude, é preciso entrar em contato com o seu banco.

Se a instituição entender que há chances de fraude, o valor é bloqueado na conta do recebedor.

No prazo de 7 dias, o caso é analisado. Se for constatada a fraude, a vítima recebe o dinheiro de volta. Se não, o valor é desbloqueado da conta do recebedor.

Mas, se na conta do fraudador não houver o valor total, a devolução é feita parcialmente. Então, dentro de 90 dias, todo o valor que cair na conta do fraudador será usado para ressarcir a vítima.

Como descobrir se um Pix é falso?

Para descobrir se um Pix é falso, é necessário ter cautela antes de fazer transferências ou devoluções, através de medidas como:

  • Antes de confirmar o pagamento de um cliente, acesse a conta e verifique o extrato;
  • Em caso de contato feito por uma pessoa estranha no WhatsApp solicitando devolução de um Pix feito errado, verifique se o dinheiro realmente caiu na sua conta;
  • Antes de pagar boletos e códigos Pix, verifique quem enviou o arquivo. Sempre desconfie de e-mails com endereços estranhos.

6 Dicas para não cair no golpe do Pix falso e outras fraudes

A cada dia, novas abordagens de golpes do Pix surgem, então, é importante manter a atenção para não se tornar mais uma vítima. Confira algumas dicas que ajudarão você a proteger a conta da sua empresa.

1. Sempre confira o extrato antes de liberar produtos ou serviços

Primeiramente, sempre confira o extrato antes de concluir que um pagamento foi efetuado por um cliente.

Para facilitar, existem sistemas de pagamento que realizam a checagem automaticamente, uma ótima opção para não precisar conferir manualmente um por um.

2. Não faça devoluções sem confirmar o depósito

Seja uma solicitação feita por um estranho no WhatsApp ou um cliente que afirma ter feito um pagamento equivocado, nunca faça devolução sem antes conferir o depósito na sua conta pessoal ou da empresa.

3. Tenha atenção com QR codes

O pagamento com QR codes é bastante prático, mas é necessário ter atenção, sempre verificando o nome do recebedor e a instituição bancária.

Assim, em caso de divergência com a verdadeira conta para a qual deseja enviar o valor, você conseguirá rapidamente identificar e não concluir a transação.

4. Desconfie de e-mails ou mensagens suspeitas

Sempre desconfie de e-mails e mensagens suspeitas enviadas para seus contatos pessoais ou da empresa. Uma dose de desconfiança é importante porque gera cautela, evitando ações impulsivas.

5. Eduque sua equipe sobre golpes digitais

Em se tratando de empresas, não basta que o dono tome cuidado, é preciso educar toda a equipe. Isso pode ser feito através de iniciativas como treinamentos, cartilhas explicativas e definição de processos para pagamentos por Pix, incluindo uma etapa de checagem.

Dessa forma, todos os funcionários estarão prontos para lidar com diferentes situações, reduzindo significativamente os riscos de serem vítimas de golpe.

6. Denuncie tentativas de golpe

Se, mesmo com todas as medidas anteriores, acontecer um golpe de Pix falso na sua empresa, denuncie para tentar recuperar o valor perdido.

As ações necessárias são:

Entrar em contato com o banco: faça isso pelo canal de atendimento oficial, geralmente localizado no próprio aplicativo da instituição. A solicitação de cancelamento pode ser realizada até 80 dias após a transação.

Boletim de ocorrência: embora não seja obrigatório, é aconselhável fazer um boletim de ocorrência da fraude. Assim, o documento poderá ser enviado ao banco, facilitando as investigações e aumentando as chances de devolução do dinheiro.

Os golpes de Pix falso estão cada vez mais sofisticados e representam um grande risco para empresas e pessoas físicas.

No entanto, com medidas preventivas simples e a conscientização da equipe, é possível minimizar as chances de cair em fraudes.

Quer continuar bem informado sobre assuntos do interesse dos empreendedores? Acesse outras postagens do blog do Club Coworking e aproveite!