= x

Blog

Início / Blog

O que analisar ao migrar minha empresa para um coworking?

empresário-pensando

Está pensando em migrar a sua empresa para um coworking? Então precisa considerar alguns pontos importantes para fazer uma boa escolha. Afinal, o local que será a sede do seu empreendimento precisa reunir funcionalidade, conforto e segurança para você e seus colaboradores.

Se deseja fazer uma escolha acertada, continue a leitura para conferir os principais pontos que deve analisar. Vamos começar?

10 Pontos para analisar ao migrar sua empresa para um coworking

Ao tomar uma decisão importante é preciso ter critérios bem definidos para analisar cada um deles, pesar as respostas e optar pelo caminho que melhor atender a maioria.

Para migrar para um coworking não é diferente. E para te ajudar na decisão, listamos os quesitos mais relevantes a levar em consideração, acompanhe!

1. Localização

Um dos principais pontos a se observar em um coworking é a localização. Afinal de contas, você e seus funcionários irão todos os dias ou pelo menos várias vezes na semana até o escritório. Então, precisa ser um local de fácil acesso.

Além disso, a localização irá influenciar em outros aspectos, como a proximidade com clientes e fornecedores e o fortalecimento da marca. Acredite, estar localizada em um centro de negócios faz com que a empresa transmita mais credibilidade aos clientes.

2. Serviços oferecidos

Um bom coworking não é apenas uma construção com mesas de trabalho. Além do mobiliário, o espaço deve fornecer serviços que facilitem a vida dos coworkers, como, por exemplo:

  • Recepção para que os visitantes sejam orientados quando chegarem;
  • Atendimento telefônico;
  • Escritório virtual;
  • Endereço comercial e fiscal;
  • Cabine para a realização da calls com isolamento acústico;
  • Sala de reunião e auditório.

São detalhes que irão contribuir para mais produtividade, conforto e credibilidade perante os clientes.

3. Flexibilidade

Muitas empresas têm migrado para coworkings por conta da flexibilidade que esses espaços oferecem. Ao alugar uma sala comercial para montar um escritório é preciso assinar um contrato e pagar multas se for rescindi-lo antes do previsto.

No coworking não há esse tipo de burocracia, o que facilita muito a adição ou redução de posições de trabalho, conforme houver necessidade. Assim, se for preciso contratar mais colaboradores é possível aumentar o número de vagas ou mesmo optar por uma sala privativa.

Lembre-se de questionar o espaço em relação a esse ponto antes de tomar a sua decisão. Pensar à frente poderá te poupar de problemas futuros.

4. Segurança

A segurança é uma preocupação de todos, especialmente nos grandes centros urbanos. Por isso, é válido também fazer perguntas sobre as medidas que a gestão do espaço adota para garantir que os coworkers estejam seguros.

5. Horário de funcionamento

Esse é um detalhe que muitos acabam deixando passar despercebido ao alugarem uma sala comercial ou se tornarem membros de um coworking. No entanto, no dia a dia, o que parecia algo insignificante pode gerar muitos transtornos.

Para evitar problemas, é fundamental questionar sobre o horário de funcionamento do local. Isso vale especialmente para empresas que costumam dar maior liberdade para a sua equipe. Assim, alguns colaboradores podem preferir chegar mais tarde e sair mais tarde, por exemplo.

6. Sala de reunião

Você costuma fazer reuniões com a sua equipe, com clientes e parceiros de negócios? Se sim, precisará de um espaço para esses encontros, certo? Então, verifique se o coworking em questão conta com salas disponíveis para locação por hora.

Receber clientes e outras pessoas em uma sala na sede da sua empresa irá transmitir mais seriedade. Além disso, vocês poderão tratar sobre os assuntos necessários com toda a privacidade e conforto, sem interrupções.

Em relação aos custos, essa é uma solução incrível, porque permite que tenha acesso ao local pagando apenas quando usar. A otimização de custos possibilita que a gestão financeira da sua empresa seja realizada de maneira muito mais inteligente.

reunião-empresários

Um coworking também é uma empresa e é válido procurar saber da credibilidade do espaço no mercado.

7. Facilidade para estacionar

Costuma ir de carro trabalhar ou tem funcionários que utilizam esse transporte? Inclua na lista de pontos a analisar se o local dispõe de estacionamento. Afinal, sem uma vaga certa para estacionar corre-se o risco de passar um bom tempo procurando na rua.

Em certos prédios comerciais é possível fazer planos de assinatura do estacionamento, com valores especiais. Verifique se o coworking conta com essa opção! 

8. Área para descanso

Cada vez mais empresas estão se tornando conscientes sobre a importância de promover a saúde mental dos seus colaboradores. Uma iniciativa simples e capaz de gerar bons resultados é a disponibilização de uma área para descanso.

Nesse espaço os profissionais poderão fazer pausas ao longo do dia para relaxar a mente, conversar com os colegas e tomar um café. Inclusive, em um coworking esse ambiente é um convite ao networking e à troca de conhecimento, o que é bastante enriquecedor a todos os envolvidos.

9. Limpeza e organização

Não basta que o local seja bonito, bem localizado e ofereça facilidades aos coworkers, é preciso que esteja sempre limpo e organizado. Atente-se a esse aspecto ao fazer uma visita, pois no dia a dia descuidos quanto a isso podem se transformar em um grande incômodo.

10. Credibilidade do espaço

Um coworking também é uma empresa e é válido procurar saber da credibilidade do espaço no mercado. Procure saber quando foi fundado, os negócios que funcionam lá, o nível de satisfação dos clientes, o clima do ambiente, além de matérias em sites especializados e portais de notícias.

Esse cuidado é importante porque o local será a casa da sua empresa. De alguma maneira, esses detalhes poderão impactar no seu negócio e no bem-estar da sua equipe. Portanto, seja criterioso para fazer a melhor escolha!

Venha para o Club Coworking!

É provável que você esteja se perguntando onde encontrar um coworking que cumpra todos os 10 requisitos que apresentamos, certo? A resposta é: Club Coworking!

Contamos com duas unidades, uma na Avenida Paulista e a outra na Faria Lima, dois dos mais importantes endereços do Brasil. Traga a sua empresa para cá e perceba o cuidado em cada detalhe para proporcionar o melhor aos nossos clientes.

Quer tirar alguma dúvida e saber mais sobre os nossos espaços? Entre em contato conosco!