= x

Blog

Início / Blog

Profissões que mais utilizam coworkings e por que adotaram esse modelo

Quem mais usa coworking? Profissões em alta e os motivos por trás da escolha

Você sabe quais são as profissões que mais utilizam coworkings? Nos últimos anos, esse tipo de espaço se tornou o local de trabalho escolhido por profissionais de diferentes áreas. E isso não aconteceu por acaso.

Flexibilidade, estrutura completa, ambiente inspirador e networking são apenas alguns dos motivos que explicam esse movimento. Isso sem contar, é claro, na redução de custos em comparação com a manutenção de escritórios tradicionais.

Neste post, você vai descobrir as principais profissões encontradas em coworkings e os diferenciais que esse ambiente proporciona. Se você também está em busca de praticidade, foco e boas conexões, vale a pena continuar a leitura!

Para quem é indicado o coworking?

De maneira geral, o coworking é indicado para profissionais e empresas que buscam um espaço de trabalho mais flexível, prático e funcional. Isso engloba tanto aqueles que atuam de forma independente, quanto empresas que desejam mais flexibilidade e economia.

Durante a pandemia e também no retorno após o controle do vírus Covid-19, diversas companhias de médio e grande porte fizeram esse movimento, com setores sendo transferidos para coworkings.

Além disso, o modelo se mostrou ideal para profissionais que atuam no formato híbrido ou remoto e precisam de um ambiente mais estruturado e produtivo fora de casa.

Entre os perfis mais comuns estão freelancers, autônomos, prestadores de serviços, startups e empresas de diferentes portes.

Quais profissões podem atuar em coworkings?

Basicamente, qualquer profissão com atividades capazes de serem realizadas em um escritório pode atuar em coworkings.

Por oferecerem opções de estação de trabalho em ambiente coletivo e salas privativas, proporcionam o ambiente ideal para diferentes perfis e necessidades.

Confira uma lista com os principais profissionais que podem ser encontrados nesses espaços.

Advogados

O coworking oferece o equilíbrio ideal entre privacidade e praticidade para os advogados realizarem tanto as atividades de trabalho concentrado quanto de atendimento aos clientes nas salas de reunião. 

Agentes de viagens

Trabalhar em um ambiente dinâmico é um diferencial para profissionais do turismo. No coworking, agentes de viagens têm acesso à internet rápida e estável, networking e espaços para planejar roteiros e atender clientes com agilidade.

Analistas financeiros

Foco e organização são essenciais para quem atua no setor financeiro. O coworking proporciona salas privativas e estruturadas para o trabalho concentrado, além de salas de reuniões para receber clientes com conforto e sem interrupções.

Arquitetos e engenheiros

Arquitetos e engenheiros são profissionais que também podem se beneficiar muito da estrutura do coworking. Afinal, terão um espaço adequado para trabalhar em seus projetos e salas para receber clientes, tudo isso em uma localização estratégica.

Assessores de imprensa

Assessores de imprensa precisam estar o tempo todo conectados, em contato com seus clientes e diferentes meios de comunicação. No coworking, podem trabalhar em colaboração com outros profissionais, receber clientes, entre outras atividades.

Coaches e consultores

Com salas privativas estruturadas, o coworking atende perfeitamente quem precisa oferecer atendimentos personalizados, como é o caso de coaches e consultores. Além disso, podem aproveitar o espaço para outras tarefas, como pesquisas e estudos.

Contadores

A rotina de um contador exige organização, concentração e, muitas vezes, o atendimento de clientes. No coworking, esses profissionais encontram um ambiente tranquilo para fazer tudo isso com eficiência.

Corretores de imóveis

Como estão sempre em movimento, corretores de imóveis podem usar o coworking como base de apoio. O local permite fazer pesquisas, planejar visitas, realizar reuniões e manter uma rotina mais organizada.

Designers

A criatividade precisa de um bom ambiente para fluir. No coworking, designers contam com estrutura e inspiração para desenvolver seus projetos, além da oportunidade de trocar ideias com outros criativos.

Fotógrafos

Nem só de ensaios fotográficos vive um fotógrafo. Também faz parte do trabalho editar imagens, fazer pesquisas, cursos, gerenciar contratos com clientes, recebê-los para reuniões etc. Todas essas atividades podem ser realizadas com conforto no coworking.

Gestores de projetos

Com foco na organização e na coordenação de equipes, os gestores de projetos podem desfrutar do coworking para diversas atividades, como: reuniões, planejamento estratégico e execução de diferentes tipos de tarefas.

Produtores culturais

Para quem organiza eventos e ações culturais, o coworking serve como um ponto de apoio criativo e bem localizado. Além disso, o ambiente colaborativo favorece o surgimento de novas ideias e boas parcerias.

Produtores de conteúdo digital

Internet rápida, boa iluminação e conforto são fundamentais para quem trabalha com redes sociais e produção de vídeos. No coworking, os produtores de conteúdo encontram tudo isso e ainda se conectam com parceiros em potencial.

Profissionais de marketing

Planejar estratégias, criar campanhas e acompanhar resultados faz parte da rotina intensa de quem atua com marketing. No coworking, esses profissionais contam com um ambiente dinâmico, ideal para focar nas tarefas do dia a dia e, ao mesmo tempo, trocar ideias com pessoas de diferentes áreas.

Profissionais de RH e recrutadores

Realizar entrevistas, organizar processos seletivos e atender empresas parceiras são atividades que exigem um espaço adequado. Assim, profissionais de RH encontram no coworking a estrutura que precisam, além da proximidade com talentos e possíveis clientes.

Profissionais de tecnologia

Programadores, gerentes e outros especialistas em tecnologia também podem se beneficiar muito do coworking, sejam eles freelancers, funcionários ou donos de empresas. O ambiente dinâmico proporciona a flexibilidade e a infraestrutura que eles precisam para trabalhar.

Psicólogos e terapeutas

Salas privativas e acolhedoras são importantes para realizar atendimentos com discrição e conforto, seja na modalidade presencial ou online. Muitos profissionais da área de saúde mental optam pelo coworking justamente pela estrutura flexível e localização de fácil acesso.

Vendedores e representantes comerciais

Sempre em contato com clientes, esses profissionais utilizam o coworking como base para organizar propostas, receber clientes e fornecedores, e assim manter uma rotina mais produtiva entre compromissos externos.

Coworking: um espaço estruturado para diferentes profissões

Essa é apenas uma amostra da variedade de profissões que podem se beneficiar do coworking.

A verdade é que, independentemente da área de atuação, esse modelo de escritório atende muito bem às diferentes demandas do dia a dia profissional, como tarefas que exigem foco, trabalho em equipe e reuniões com clientes.

Quer viver essa experiência? Conheça o Club Coworking e veja como é possível unir produtividade, conforto e boas conexões em um só lugar! Acesse o site e saiba mais.