Você provavelmente já ouviu o termo responsabilidade social em referência a empresas. Mas sabe o que isso realmente significa?
Esse é um conceito importante para aqueles que possuem o próprio negócio. Afinal, ser responsável socialmente não deve ser uma obrigação apenas de grandes empresas, todas podem e devem contribuir.
Continue a leitura para entender o que é responsabilidade social, qual o seu objetivo e também conferir dicas de como aplicá-la em seu empreendimento.
O que é responsabilidade social?
Responsabilidade social é a obrigação que uma empresa tem de contribuir para o bem-estar da sociedade e do meio ambiente. Isso inclui também a inclusão de aspectos éticos e morais na tomada de decisões e ações comerciais em geral.
Entre os principais conceitos associados à responsabilidade social temos:
- Direitos humanos;
- Diversidade e igualdade;
- Proteção do meio ambiente;
- Transparência e integridade, além de outros valores e práticas.
Resumindo, é uma forma das empresas cumprirem seu papel na sociedade, mostrando sua preocupação com questões importantes e de interesse geral
Exemplos de responsabilidade social
Por se tratar de um conceito amplo, as empresas podem exercer sua responsabilidade social de muitas formas. Confira alguns exemplos:
- Investir em iniciativas comunitárias na região onde a companhia está localizada;
- Realizar práticas de diversidade e inclusão, especialmente nos processos de recrutamento e seleção;
- Manter um compromisso com a sustentabilidade em sua gestão;
- Realizar ações de cunho social periódicas ou permanentes.
Quais são os tipos de responsabilidade social?
Quando se fala no papel social das empresas, existem diversos pontos relevantes. Por isso, a responsabilidade social possui 4 áreas principais, veja quais são.
Responsabilidade ambiental
A responsabilidade ambiental refere-se à postura que as empresas devem ter em relação ao meio ambiente. Isso inclui principalmente:
Adoção de ações sustentáveis em sua operação, como, por exemplo:
- Redução do uso de papel;
- Uso de materiais reciclados;
- Utilização de fontes de energia renováveis;
- Diminuição da geração de lixo.
E iniciativas de compensação do impacto:
- Plantio de árvores;
- Financiamento de pesquisas ambientais;
- Doações para organizações voltadas ao meio ambiente.
Responsabilidade ética
A ética deve ser um valor inegociável para as empresas. Envolve o relacionamento justo e transparente com funcionários, clientes, fornecedores, e outros parceiros de negócios. Sempre agindo de acordo com as leis e os valores corporativos.
Ser responsável eticamente envolve a tomada de decisões corretas, mesmo em situações que possam ter implicações negativas para o desempenho financeiro do empreendimento. É uma forma da companhia mostrar que reconhece seu papel na sociedade e honrar a confiança nela depositada.
Responsabilidade filantrópica
A terceira área que compõe a responsabilidade social de uma empresa diz respeito ao papel da organização de tornar o mundo um lugar melhor. Existem diversas maneiras de fazer isso, conforme as condições do negócio.
Alguns exemplos de ações filantrópicas realizadas por empresas são:
- Apoio a ONGs (Organizações Não Governamentais) com trabalho alinhado aos valores da companhia;
- Criação de fundações voltadas para crianças, idosos, pessoas em situação de rua, entre outros grupos vulneráveis da sociedade;
- Realização de eventos beneficentes.
Responsabilidade econômica
A responsabilidade econômica das empresas se relaciona à obrigação de gerir suas operações comerciais de forma eficiente e rentável, preservando e aumentando seu valor a longo prazo. Isso envolve:
- Alocação adequada de recursos;
- Gestão eficiente dos riscos;
- Busca por oportunidades de crescimento;
- Cumprimento das obrigações financeiras;
- Respeito às leis trabalhistas.
Qual é o objetivo da responsabilidade social?
O objetivo da responsabilidade social é ajudar as empresas a compreender seu papel na sociedade. É uma forma de assegurar que estejam alinhadas com valores benéficos para a sociedade e que contribuam para o desenvolvimento de um mundo mais justo e sustentável.
Além disso, ajuda na construção da imagem e reputação do empreendimento, atraindo investimentos, talentos e fidelizando clientes. Ao adotar práticas sociais e ambientalmente responsáveis, as empresas podem construir relações de confiança com todos os grupos impactados por ela.
Dicas para exercer a responsabilidade social da sua empresa
Quer fazer a diferença e cumprir o papel social do seu empreendimento? Saiba como através das dicas a seguir!
1. Entenda o impacto social e ambiental da empresa
Primeiramente, é preciso entender como a sua empresa impacta a sociedade e o meio ambiente. Afinal, todo empreendimento deixa a sua marca, seja em maior ou menor grau. Reconhecê-lo é importante para desenvolver ações para minimizar os impactos negativos e fortalecer os positivos.
Você sabia que empresas com base em coworkings são mais sustentáveis? Por se tratar de uma estrutura compartilhada, o impacto é bem menor do que uma sede convencional.
2. Envolva os stakeholders
Os stakeholders são todas as partes interessadas, impactadas pela forma de gestão de uma empresa. Nisso se incluem funcionários, clientes, fornecedores, entre outros. É válido conversar com esses grupos para entender como eles podem ajudar nessas ações, tornando-as ainda mais significativas.
3. Defina a estratégia de responsabilidade social da empresa
Após conhecer os impactos da empresa, é preciso determinar qual será a estratégia de responsabilidade social aplicada. Existem diversas ações válidas, para garantir sua efetividade é necessário ter clareza sobre os objetivos e definir metas para acompanhar os resultados.
4. Integre a responsabilidade social à cultura corporativa
Para que a responsabilidade social esteja entre os valores da companhia, é importante incluí-la à cultura corporativa. Isso pode ser feito através de políticas internas, ações práticas e treinamentos para os funcionários.
5. Trabalhe em parceria com outros empreendimentos
O trabalho em parceria com outros empreendimentos e instituições é uma ótima maneira de aumentar o impacto das iniciativas de responsabilidade social. Mais uma vez, negócios baseados em coworkings se beneficiam pela proximidade com outras empresas que podem se tornar parceiras nessas ações.
6. Monitoramento e avaliação
Por fim, é necessário monitorar e avaliar continuamente as iniciativas de responsabilidade social. Dessa forma, é possível garantir seu alinhamento com as metas e objetivos do negócio e identificar oportunidades de melhoria.
Conclusão
A responsabilidade social envolve um processo contínuo e deve ser parte integrante da gestão de uma empresa. Seguindo as dicas que compartilhamos, você poderá contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e sustentável, cumprindo o papel social do seu empreendimento.
Quer continuar bem informado sobre temas como gestão e inovação? Acesse outras postagens do blog do Club Coworking e aproveite!