Empreendedores devem estar sempre atentos às tendências para promover seu negócio. Na postagem de hoje falaremos sobre o marketing verde e sua importância no cenário atual.
Veja como é possível se posicionar ecologicamente e construir uma imagem ainda mais positiva perante os clientes. Todo empreendimento pode e deve fazer a sua parte para contribuir com a preservação do meio ambiente. Vamos entender melhor? Continue a leitura!
O que é marketing verde?
Marketing é o nome dado ao conjunto de atividades voltadas para aproximar uma empresa dos seus clientes. O marketing verde, por sua vez, busca fazer isso considerando medidas que contribuam para a preservação do meio ambiente.
Além do impacto ecológico, essas ações mostram aos clientes que a marca tem compromisso ambiental. Logo, isso contribui para a conquista de novos públicos e a fidelização, afinal, mais do que qualidade, os consumidores também priorizam empresas com valores sólidos.
No entanto, é importante lembrar que, para ser bem-sucedido, o marketing verde deve ser efetivo. Isso significa que as ações precisam gerar impactos relevantes, do contrário, o público perceberá e o resultado poderá ser desastroso.
Não adianta, por exemplo, se dizer uma empresa verde em materiais de comunicação e utilizar matéria-prima com alto potencial de poluição. Hoje, a informação é rápida e as pessoas conseguem descobrir rapidamente esse tipo de incoerência por parte das companhias.
Exemplos de estratégias de marketing verde
Confira alguns exemplos de estratégias de marketing verde aplicadas por marcas conhecidas mundialmente que podem servir de inspiração para a sua empresa.
Starbucks
A grande rede de cafeterias aposta no marketing verde em sua operação. Isso é feito por meio de ações, como:
- Uso de energia solar;
- Lojas construídas com materiais ecologicamente corretos;
- Realização de campanhas de incentivo para o plantio de árvores;
- Uso de copos recicláveis.
Toms Shoes
A Toms, marca de calçados confortáveis, é sempre lembrada em listas de empresas com viés social. São diversas ações realizadas focadas em pautas ambientais e sociais, acompanhe alguns exemplos a seguir.
- Para cada sapato vendido, um é doado para crianças carentes;
- Destinação de parte dos lucros para ajudar pessoas e o meio ambiente;
- Uso de matéria-prima ecológica na fabricação de calçados;
- Redução de resíduos e do consumo de energia na operação.
Apple
A Apple é uma das marcas mais bem-sucedidas do mundo quando o assunto é marketing. Em 2019, a companhia anunciou que o MacBook Air e o MacBook Mini começariam a ser fabricados em versões atualizadas, feitas com alumínio reciclado. O slogan utilizado nesse anúncio foi: “Produtos verdadeiramente inovadores deixam sua marca no mundo, não no planeta”.
Em 2021, cerca de 20% das matérias-primas usadas na fabricação dos produtos era reciclada. Veja que a companhia, mesmo já consolidada no mercado mundial, não deixa de inovar e utiliza o marketing verde para se adequar às necessidades do cenário atual.
Unilever
Muitas marcas consumidas no Brasil, como Knorr, Dove, Hellmann’s, Omo, Cif, Seda, Rexona, entre outras, são de propriedade da Unilever. A multinacional de origem inglesa é outra que está investindo em ações de marketing verde, veja alguns exemplos:
- Uso de materiais reciclados;
- Cerca de ¾ do lixo produzido pela companhia é transportado para centros de reciclagem;
- Oferecimento de produtos em refil em vez da embalagem convencional, a fim de reduzir o consumo de plástico;
- Meta de zerar a emissão líquida de toda sua operação até 2039.
Vantagens do marketing verde
Adotar estratégias de marketing verde é importante por diversos motivos, conheça as principais vantagens.
- Contribuir com um movimento fundamental e ser parte das empresas que se preocupam com o meio ambiente;
- Demonstrar responsabilidade social;
- Aumentar a confiabilidade da marca perante os clientes;
- Assumir uma posição de destaque em um mercado que está cada vez mais competitivo;
- Educar os consumidores sobre questões ambientais;
- Reduzir custos através de medidas para conter o desperdício de recursos.
Dicas para aplicar estratégias de marketing verde na sua empresa
Agora que você já sabe tudo sobre marketing verde, confira dicas práticas para aplicar estratégias na sua empresa.
1. Analise o funcionamento do negócio atualmente
Primeiramente, é preciso entender como a operação da empresa é realizada. Verifique todas as etapas para identificar aspectos que possam ser aperfeiçoados, focando sempre nos 3 Rs da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar.
2. Invista em produtos e serviços de economia compartilhada
Já imaginou migrar a sua empresa para um coworking? O serviço é baseado na ideia de economia compartilhada, em que bens e serviços são usados em conjunto por várias pessoas. Essa é uma maneira inteligente de reduzir custos sem prejudicar o andamento do negócio.
3. Defina metas para a redução do consumo de recursos e produção de resíduos
A definição de metas é fundamental para uma redução efetiva do consumo de recursos como água, energia, papel etc. Para isso, verifique o consumo atual e defina metas realistas. Oferecer bonificações à equipe após o objetivo alcançado ajuda a fortalecer a motivação para todos se dedicarem ao desafio.
4. Ofereça vantagens para ações sustentáveis dos consumidores
Ao longo da publicação falamos sobre o papel do marketing verde no sentido de educar os consumidores. Uma maneira de fazer isso é através do oferecimento de bonificações para ações sustentáveis, como descontos mediante a devolução de embalagens vazias para serem destinadas à reciclagem.
5. Desenvolva produtos e serviços focados em sustentabilidade
É válido começar a considerar a sustentabilidade na etapa de desenvolvimento de novos produtos e serviços. Assim, os itens serão concebidos com esse objetivo, facilitando e fortalecendo as ações de marketing posteriores.
6. Informe as medidas em materiais de comunicação
É necessário lembrar que estamos falando de marketing, ou seja, comunicação e relacionamento entre uma marca e os seus clientes. Portanto, é fundamental comunicar aos clientes as ações realizadas pela empresa com foco em questões ambientais.
Quanto mais eficiente for essa comunicação, mais as pessoas irão associar o negócio aos valores de sustentabilidade. Isso terá efeitos positivos nas vendas, além de estimular mais indivíduos a se preocuparem com essas questões tão relevantes para a sociedade.
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