= x

Blog

Início / Blog

A relação entre ambiente de trabalho e produtividade

trabalho-equipe

Quando o assunto é produtividade, você acredita que a maior influência vem da capacidade do indivíduo de manter o foco ou do ambiente? Saiba que ambos influenciam e existe uma forte relação entre ambiente de trabalho e produtividade.

Mesmo o mais focado dos indivíduos pode encontrar dificuldades para se concentrar em um ambiente desorganizado e desconfortável. Trabalhar em um local aconchegante, com tudo em seu devido lugar, boa iluminação e temperatura agradável impacta diretamente na produtividade.

Nesta publicação vamos falar mais sobre essa relação e darmos dicas para um ambiente de trabalho que estimule a concentração e a produtividade. Vamos lá?

Como ambiente de trabalho e produtividade se relacionam?

O psicólogo Abraham Maslow criou a teoria da Hierarquia das Necessidades, que apresenta as necessidades humanas em forma de pirâmide. Na base estão as necessidades fisiológicas, seguidas pela segurança, relacionamentos, estima e, por fim, no topo está a realização pessoal.

Analisando a Pirâmide de Maslow compreendemos por que fica difícil ser produtivo em um ambiente desconfortável. Afinal de contas, se as nossas necessidades básicas não estão sendo supridas, não conseguimos chegar ao topo e nos sentirmos realizados.

É por isso que profissionais que são funcionários de empresas com ambientes tóxicos ou que atuam em home office e não cuidam da organização do espaço, dificilmente conseguem ser produtivos. Parece que, mesmo após horas de trabalho, não se sai do lugar.

Vale destacar que o desconforto pode ser tanto físico quanto emocional, até porque ambos estão totalmente ligados. Uma pessoa que está com dores, por exemplo, se sentirá emocionalmente desanimada. Da mesma maneira que a pressão mental de um ambiente negativo também gera sintomas físicos.

7 Características que um ambiente de trabalho precisa ter para estimular a produtividade

Se você deseja ter aquela agradável sensação de dever cumprido ao final de cada dia, veja quais são as características que seu ambiente de trabalho precisa ter. Acredite, o espaço em que estamos é refletido em nós e vice-versa. Dessa maneira, estar em um local agradável e confortável será um convite para dias de muita dedicação e inspiração. Acompanhe!

1. Ambiente bonito e organizado

Da mesma maneira que um ambiente desorganizado pode atrapalhar a concentração e produtividade, um local bonito e organizado é capaz de gerar o efeito contrário.

Trabalhar em um espaço bem decorado, interessante e pensado para isso, estimula a criatividade. Acredite, não se trata de uma futilidade, o cérebro humano aprecia a beleza e se sente confortável com ela.

2. Ergonomia

Lembra-se da Pirâmide de Maslow que falamos anteriormente? Não dá para exigir que uma pessoa seja produtiva se ela está desconfortável e com dores nas costas, por exemplo.

A ergonomia, que é uma ciência voltada para ajustar as estações de trabalho aos trabalhadores, é fundamental em todas as profissões. Inclusive, é citada em normas regulamentadoras da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho.

Para quem trabalha em escritório, é preciso se atentar à ergonomia das mesas e cadeiras. A coluna precisa ficar ereta, os braços apoiados, a tela do computador na altura dos olhos, entre outras especificações.

3. Estrutura 

Para se concentrar totalmente no seu trabalho e obter o melhor resultado, um profissional não deve ter que se preocupar com questões secundárias, como a conexão da internet ou o encanamento do escritório.

É necessário contar com uma estrutura preparada para a realização das atividades profissionais, com internet, telefone, local para reuniões etc. Assim, não há estresse e é possível manter totalmente o foco em cada tarefa.

4. Atmosfera amigável

Não são apenas questões físicas que formam um ambiente de trabalho convidativo para a produtividade. É preciso que o local tenha uma atmosfera amigável, com pessoas que compartilhem objetivos, se apoiem e, assim, se desenvolvam juntas.

ambiente-trabalho

5. Flexibilidade

Flexibilidade está entre as palavras da vez no universo corporativo. As pessoas estão cada vez menos se encaixando nos padrões tradicionais, buscando maneiras de encaixar o trabalho em sua rotina e não ao contrário.

Poder decidir chegar mais cedo ou mais tarde no escritório e alternar entre dias de trabalho presencial e home office são pontos que ajudam a tornar a rotina mais leve. Afinal, com essa liberdade é possível se organizar para resolver problemas pessoais, evitando que a impossibilidade de fazer isso gere estresse e impacte na performance.

6. Colaboração

Poder trocar ideias com outros profissionais, mesmo que tenham negócios e funções diferentes, é mais um fator que contribui para um ambiente de trabalho positivo. Com um apoiando o outro, o crescimento chega para todos.

7. Socialização

A troca com outras pessoas não é positiva apenas em relação a questões profissionais. Poder tomar um café e conversar sobre diferentes assuntos, conhecer novas pessoas e até construir amizades é bastante positivo.

Onde encontrar um ambiente de trabalho assim?

Após conhecer todas essas características de um ambiente de trabalho positivo, provavelmente está se perguntando onde encontrar algo parecido. A resposta é simples: em espaços de coworking!

Modernos e preparados para receber profissionais de diferentes áreas, esses escritórios são um grande estímulo para a produtividade. Neles é possível encontrar toda a estrutura necessária para trabalhar, realizar reuniões, receber correspondências, além de fazer networking e conhecer pessoas.

A experiência de ser um coworker é bastante positiva e pode ser o que está faltando para te motivar e se tornar mais produtivo!

Como um espaço de coworking pode estimular a produtividade?

Se você já visitou um escritório de coworking ou já viu fotos pela internet pode perceber que se trata de um espaço que estimula a criatividade e a socialização. Ao se tornar um coworker, não precisará se preocupar em pagar aluguel, água, luz e outras despesas, pois tudo estará incluído no valor do seu plano.

Além disso, dividir o ambiente com outras pessoas, com objetivos semelhantes aos seus, se torna uma grande fonte de motivação. Outros benefícios são o conforto, a possibilidade de trabalhar em um local estratégico da cidade, facilidade para fazer networking e muito mais!

A procura por coworkings já vinha crescendo e já está aumentando na retomada pós pandemia. Afinal, nesses locais se encontra tudo o que é necessário para se dedicar ao trabalho e ter acesso a diversas oportunidades sem precisar arcar com despesas altas.

E você, o que está esperando para se tornar um coworker?