= x

Blog

Início / Blog

Quais profissionais podem trabalhar em um espaço de coworking?

Quais profissionais podem trabalhar em um espaço de coworking?Embora esse formato de escritório tenha sido criado para profissionais da tecnologia, no final da década de 1990, hoje, pessoas que atuam em diversas áreas podem trabalhar em um espaço de coworking e desfrutar dos seus benefícios. Você sabia disso?

Esses locais possuem uma estrutura capaz de abrigar as mais diversas atividades, com a opção de estações de trabalho em ambiente coletivo e salas privativas. Isso explica o aumento de 93% na procura por espaços compartilhados de trabalho, apenas no primeiro trimestre de 2022.

Nesta postagem vamos listar as principais profissões que podem ser beneficiadas com coworkings e, claro, as vantagens oferecidas. Vamos começar?

12 Profissionais que podem trabalhar em um espaço de coworking

Confira a lista dos profissionais que podem trabalhar em coworkings e prepare-se para se surpreender!

1. Profissionais remotos de empresas

Com a pandemia, o número de profissionais que atuam remotamente como contratados de empresas cresceu significativamente. Em 2020, 11% dos trabalhadores brasileiros passaram a exercer as suas atividades em home office.

Mesmo que as coisas tenham voltado à normalidade, muitas companhias mantiveram o regime à distância. Inclusive, houve uma onda de contratações sem limites geográficos, ampliando as possibilidades de encontrar novos talentos.

Se por um lado essa mobilidade é extremamente benéfica, por outro pode gerar transtornos. Afinal, nem todos os profissionais dispõem de um espaço adequado em casa para trabalhar, então o coworking se mostra uma ótima solução para esse problema.

Nos espaços compartilhados, os funcionários remotos têm acesso a diversas vantagens, como:

  • Estação de trabalho ergonômica;
  • Cabines com isolamento acústico para ligações e videochamadas;
  • Ambiente para relaxar durante os intervalos;
  • Facilidade para organizar a rotina;
  • Interação com outras pessoas;
  • Localização estratégica para mais praticidade no dia a dia.

2. Profissionais de design gráfico 

Os profissionais que trabalham com design gráfico podem se dar muito bem em um espaço de coworking. Além dos benefícios práticos e da facilidade para fazer networking, essa é uma oportunidade de estar em um ambiente criativo e inspirador, características importantes para o setor.

3. Arquitetos e engenheiros

Atualmente, grande parte do trabalho de arquitetos e engenheiros é realizada através de softwares instalados em computadores e tablets. Então, esses profissionais também podem atuar em coworkings, o que facilita também a realização de reuniões com os clientes.

4. Jornalistas

A rotina de um jornalista, seja ele funcionário de uma empresa ou freelancer, inclui muita pesquisa online, de campo, e, claro, a escrita. Em coworkings eles encontram toda a estrutura que precisam, incluindo internet de alta velocidade, localização estratégica e até a facilidade de fazer contatos.

5. Organizadores de eventos

Os organizadores de eventos precisam, além de espaço para criar seus projetos, fazer pesquisas, reuniões e uma estrutura de atendimento. Afinal, muitos clientes em potencial podem procurá-los através de ligações.

Nos melhores coworkings há o serviço de escritório virtual, em que o profissional tem direito a um número de telefone exclusivo com atendimento personalizado. Assim, aqueles que entrarem em contato serão atendidos por uma equipe especializada, transmitindo profissionalismo e credibilidade.

6. Consultores

O setor de consultoria é bastante amplo. Para oferecerem serviços de qualidade, os consultores precisam ter tempo para estudar, pesquisar e criar projetos para os seus clientes. Em um coworking eles encontram toda a estrutura necessária para essa atividade, além de salas de reunião para usar sempre que necessário.

7. Coaches

O mercado de coaching é bastante amplo, por isso, existem profissionais atuando em diferentes áreas, como carreiras, empresas, finanças etc. Para conquistar clientes, eles precisam transmitir credibilidade, ter contatos e serem produtivos para dar conta de todas as suas demandas.

Em um espaço de coworking estruturado e bem localizado, os coaches irão encontrar tudo o que precisam para realizar suas atividades e receber os seus clientes da melhor maneira possível.

8. Desenvolvedores

Tudo o que os desenvolvedores precisam para trabalhar é do seu computador, um bom sinal de internet e uma estação de trabalho confortável. A partir disso, esses profissionais conseguem criar softwares, aplicativos, sites etc.

No coworking eles encontram isso e muito mais, pois também têm as vantagens da facilidade para fazer contatos, salas para reunião e, claro, a interação com os colegas.

9. Contadores

Contadores precisam estar em uma localização estratégica para atender clientes, além de uma estrutura adequada para realizar suas atividades e demonstrar profissionalismo. Em um coworking eles poderão fazer contatos e até mesmo conquistar clientes entre os colegas, ampliando as possibilidades de crescimento.

10. Redatores, revisores, tradutores e escritores

Os profissionais que têm na escrita a sua principal atividade precisam de um espaço adequado para trabalhar e manter a concentração, o que nem sempre é possível em casa. Em um coworking eles têm a opção de usar o espaço coletivo ou as salas privativas, mantendo o foco total no trabalho.

11. Empreendedores de diferentes setores

A tecnologia abriu muitas portas para empreender, fazendo surgir inúmeras possibilidades de negócio. Assim, existem diversos os tipos de empreendimento que podem funcionar em um coworking, como:

  • Startups;
  • Loja virtual na modalidade dropshipping, em que os produtos saem do armazém dos fornecedores e partem direto para os clientes;
  • Agência de marketing digital;
  • Empresa de assessoria remota.

Vale lembrar que até mesmo grandes empresas estão migrando suas áreas administrativas para coworkings. Assim, precisam manter apenas instalações para produção, armazém e outras atividades.

12. Estudantes e pesquisadores

Pessoas que precisam de um espaço tranquilo e produtivo para estudar e trabalhar em projetos acadêmicos também podem se beneficiar dos espaços de coworking. A estrutura ergonômica, a mudança de ambiente, a convivência com os colegas, tudo isso pode gerar estímulos e ajudar na construção de uma rotina equilibrada.

Conclusão

Basicamente, todo profissional que consiga realizar as suas atividades em uma sala comercial pode trabalhar em um coworking. Isso faz desse tipo de espaço uma opção democrática e acessível para alavancar os negócios através de uma estrutura completa e uma localização estratégica.

Está em busca de um local para trabalhar que ofereça diferentes opções de serviços e planos, com a possibilidade de escolher entre ambiente compartilhado e sala privativa? Conheça o Club Coworking e torne-se parte da nossa comunidade!