= x

Blog

Início / Blog

Vale a pena investir em um coworking para psicólogo?

Entenda mais sobre coworking para psicólogos

Quando ouve a palavra coworking, você pensa em profissionais de quais áreas? Se respondeu apenas profissões ligadas à tecnologia e freelancers, saiba que o serviço é bem mais abrangente. Hoje, o coworking para psicólogo é uma realidade, graças às salas de escritório privativas.

Quer entender mais a respeito e conhecer os benefícios que os profissionais da área da psicologia podem obter ao optarem pelo coworking? É só continuar a leitura e conferir!

Coworking para psicólogo: como isso é possível?

Quando foram criados, os coworkings eram espaços realmente voltados para profissionais da tecnologia, especificamente programadores. Com o passar do tempo, o modelo foi se popularizando e se tornou da forma como é hoje, um espaço plural, com empresas e especialistas em diversas áreas.

Esse movimento fez com que os espaços compartilhados fossem ganhando novas configurações. Apesar de ainda haver ambientes que são divididos entre os usuários, há opções de salas privativas, ideais para profissionais que precisam de privacidade, como é o caso dos psicólogos.

Para atender os seus pacientes, eles precisam estar em um ambiente reservado e calmo. Lembrando que isso vale tanto para atendimentos presenciais quanto online. Dessa forma, podemos afirmar que vale a pena investir em um coworking para psicólogos.

10 Benefícios do coworking para psicólogos

Você atua na área da psicologia e está em dúvida se o coworking é uma boa opção? Então veja as vantagens que essa escolha pode te proporcionar!

1. Possibilidade de atender presencialmente ou online

Muitos psicólogos estão deixando de atender presencialmente para se dedicar totalmente ao atendimento online. Há também aqueles que oferecem as duas opções aos pacientes. Nos dois casos é necessário ter um ambiente adequado para se concentrar e, claro, deixar os pacientes confortáveis.

Mesmo quando se opta pelo online, realizar as chamadas de vídeo de casa não é o ideal para quem mora com a família. Afinal, durante uma sessão de terapia não pode haver qualquer tipo de interrupção e o foco deve estar totalmente direcionado para o paciente.

2. Redução de custos estruturais

Manter uma sala convencional e toda a sua estrutura, como contas de aluguel, água, luz, internet, limpeza e outros, pode ter um custo elevado. Para psicólogos iniciantes pode ser difícil conseguir manter tudo isso.

Até mesmo para os já consolidados, a redução de custos proporcionada pelo coworking é muito bem-vinda. Assim, além de aumentar os ganhos, é possível equilibrar e praticar valores mais acessíveis para atrair mais pacientes.

3. Recepção e atendimento telefônico para os pacientes

As sessões com psicólogos costumam ter duração entre 40 minutos a uma hora. Já imaginou realizar diversos atendimentos em um mesmo dia e ainda precisar atender ligações e fazer agendamentos?

Mais uma vantagem do coworking para psicólogo é a possibilidade de contar com o serviço de atendimento telefônico e recepção do espaço. Assim, as pessoas que entrarem em contato serão respondidas rapidamente e recepcionadas quando forem ao local para atendimento presencial.

Coworking para psicólogos

4. Áreas de uso comum para uma rotina mais equilibrada

Locar uma sala comercial para realizar atendimentos significa muitas vezes poder usar apenas aquele ambiente. No coworking há vários ambientes que ajudam a tornar a rotina mais equilibrada.

Durante os intervalos entre uma sessão e outra é possível, por exemplo, tomar um café na copa ou relaxar no espaço de descompressão. Essas pausas são muito importantes para qualquer profissional, especialmente para psicólogos, que precisam estar concentrados para ouvir e orientar os seus pacientes.

5. Auditório para a realização de palestras e cursos

Nem só de sessões de psicoterapia se constrói uma carreira como psicólogo. A realização de eventos e cursos pode ser muito interessante para se tornar conhecido como uma autoridade e ampliar as fontes de renda.

Outra facilidade oferecida pelo coworking é exatamente a possibilidade de reservar um auditório com toda a estrutura necessária para realizar esse tipo de evento. Basta fazer a reserva e pronto, toda a atenção poderá se voltar ao conteúdo e à divulgação do projeto.

6. Oportunidade de se tornar mais conhecido

Todo profissional, para ser bem-sucedido, além de conhecimento e habilidades, precisa ser conhecido pelas pessoas. No coworking, o psicólogo poderá conseguir isso sem muito esforço, além da possibilidade de conquistar clientes no local ou por indicação.

Nunca esse profissional foi tão procurado e valorizado como atualmente. Cada vez mais pessoas estão compreendendo a importância da saúde mental e buscando tratamentos que as auxiliem a lidar com as suas questões. Inclusive, a realização de eventos, mencionada no tópico anterior, ajuda a impulsionar essa divulgação e fortalecer a imagem de autoridade na área.

7. Localização de fácil acesso

A localização é um fator importante para profissionais que realizam atendimentos presenciais. Em se tratando de psicólogos, como as sessões geralmente são semanais, esse fator tem ainda mais impacto. Afinal de contas, dificilmente uma pessoa irá se motivar a realizar um tratamento com um profissional se o deslocamento for muito complicado.

8. Flexibilidade de horários

Muitos psicólogos oferecem atendimento em horários alternativos para um público que não tem tempo livre durante o tradicional horário comercial. No coworking o psicólogo tem a liberdade para decidir quando irá usar a sua sala. Isso confere mais dinamicidade para a rotina e proporciona mais facilidade aos pacientes.

9. Convivência com pessoas diferentes

Conviver com pessoas diferentes é ótimo para todos. Para os psicólogos, estudiosos da mente, isso é ainda mais significativo. Em um coworking se tem contato com os mais diferentes perfis e áreas do conhecimento, agregando de diferentes formas para a rotina.

10. Benefícios para a saúde mental

Psicólogos são profissionais que ajudam as pessoas a cuidarem da sua saúde mental. No entanto, para estarem bem para cuidar dos outros, precisam suprir as próprias necessidades em primeiro lugar.

Uma rotina de trabalho exaustiva, sem pausas e sem ter momentos de descontração com outras pessoas, pode gerar diversos problemas. Quando o trabalho é realizado em um espaço confortável e funcional, como o coworking, torna-se mais simples alcançar o equilíbrio e o bem-estar.

Investir em um coworking para psicólogo é uma excelente ideia para quem busca economia, qualidade e ferramentas que contribuam para o alcance do sucesso profissional!