Se você é um coworker ou pensa em ser, possivelmente já ouviu falar de uma parte muito bacana dos coworkings: as áreas de convivência. Nesses locais, os residentes podem descansar, realizar atividades diversas e se conectar aos colegas.
A configuração dos coworkings de modo geral está bastante alinhada com o pensamento pregado atualmente de equilíbrio entre carreira e bem-estar. Então, você tem ambientes que estimulam a produtividade e a área de convivência para lembrar a importância do descanso.
O post de hoje é um convite para você aproveitar essas áreas da melhor maneira possível. Iremos compartilhar ideias para ter bons momentos nas pausas durante o trabalho. Vamos começar?
O que são áreas de convivência?
Quem ainda não está familiarizado com espaços de coworking, talvez não saiba exatamente o que é uma área de convivência, embora o nome seja sugestivo. Além de ser um ambiente voltado para as pessoas conviverem, pode ser usado para outras finalidades.
Em áreas de convivência de coworkings, geralmente se encontra: sofás e pufes, mesas de jogos, redes de descanso, TVs com videogames, livros, revistas e outros itens que promovam a diversão e o relaxamento.
Os coworkings mais completos e atualizados às necessidades do profissional atual contam com áreas de convivência para estimular uma rotina equilibrada. Afinal, por mais que se dedicar ao trabalho seja necessário, é preciso descansar.
Sem pausas durante a realização de atividades que exigem concentração, a mente pode começar a ter dificuldade para manter o foco. Por isso os intervalos são tão importantes, para permitir que o cérebro descanse e retorne com mais energia.
10 Ideias para aproveitar áreas de convivência do coworking
Confira a lista de ideias que preparamos para você aproveitar as áreas de convivência do coworking que frequenta. Acredite, organizar a sua rotina para realizar pausas nesses ambientes pode ser um grande investimento em produtividade e até criatividade.
1. Conversar com os colegas
Em primeiro lugar, a área de convivência pode ser usada para a sua finalidade inicial, conviver com as pessoas. Então, aproveite para conversar com os colegas, comentar assuntos variados e estreitar laços.
Esse contato com pessoas que estão perto de você durante boa parte do dia é bastante positivo. Lembrando que não é preciso construir amizades pessoais, afinal isso acontece naturalmente. A ideia é ter com quem conversar por alguns minutos e se sentir inserido na comunidade do coworking.
2. Ler um livro
Não é porque a intenção seja descansar durante a pausa do trabalho que você não possa ler. É claro que o ideal é evitar obras técnicas e dar preferência para outras mais leves, que tratem de assuntos diferentes da sua atividade profissional. No entanto, nada impede que leia para relaxar.
3. Fazer exercícios de alongamento
Quem trabalha em escritório sabe que passar o dia sentado é bastante cansativo. Mesmo no coworking, onde as cadeiras são ergonômicas, ficar horas na mesma posição pode gerar dores no corpo e outros problemas.
Para evitar sentir qualquer tipo de desconforto físico, é válido apostar em exercícios de alongamento. A área de convivência é um bom lugar para você alongar os braços, pernas, coluna e pescoço.
Com uma rápida busca na internet poderá encontrar vídeos com tutoriais simples de acompanhar. Aproveite para chamar um colega para fazer também e inicie um movimento de bem-estar no coworking!
4. Ouvir música
Muitas pessoas se acostumaram a ouvir música enquanto realizam uma atividade. Contudo, essa é uma forma de relaxar também. Você pode escolher um local confortável da área de convivência para sentar ou deitar, colocar seus fones de ouvido e dar play na sua playlist preferida.
5. Jogar jogos variados
Se você gosta de jogos vai poder aproveitar muito bem as áreas de convivência dos coworkings, pois há opções para todos os gostos. Os jogos mais comuns encontrados nesses locais são: sinuca, pebolim, videogame e dardos.
Combine com um grupo de amigos para fazerem um intervalo do trabalho juntos. Assim, poderão jogar e se divertir por alguns minutos até dar o horário de retornarem para as atividades.
6. Assistir TV
As áreas de convivência podem contar também com TV, que você poderá usar para assistir algo que goste. Apenas tome cuidado para não se distrair e passar tempo demais relaxando.
Lembre-se sempre que uma rotina que equilibra descanso e trabalho irá te proteger tanto do excesso de atividades, quanto da sensação de improdutividade. Portanto, aproveite ao máximo as pausas, mas sem se exceder.
7. Fazer um lanche
Os intervalos do trabalho não servem apenas para relaxar, mas também para você se alimentar, ou melhor, fazer as duas coisas. Em vez de comer em frente ao computador trabalhando, prefira fazer isso com calma na área de convivência. Assim, irá aproveitar o sabor dos alimentos e se sentir saciado mais rapidamente.
8. Verificar as redes sociais
Muito se fala sobre as redes sociais serem vilãs da produtividade. Entretanto, não há problema em usá-las no momento certo, como em uma pausa do trabalho. Você pode se sentar em um local confortável e acessar seu perfil durante os minutos que puder. Para evitar se distrair e passar mais tempo do que o programado, configure um alarme no seu smartphone.
9. Olhar pelas janelas
Além de todos os atrativos da área de convivência, você também pode observar a paisagem. Se houver janelas, fique alguns momentos observando os carros passarem, as pessoas, o céu. Dependendo do nível de desligamento do restante do ambiente, essa pode ser até uma prática de mindfulness.
10. Simplesmente relaxar
Por fim, você pode simplesmente relaxar sentado ou deitado confortavelmente, sem música, sem livro, sem celular, apenas você. Fazer isso é interessante porque estamos o tempo todo entretidos com algo, então, é uma maneira de se conectar consigo mesmo e os seus pensamentos.
Conclusão
As áreas de convivência são espaços que promovem a conexão entre as pessoas, a diversão, o relaxamento e estimulam a criatividade. Passe alguns minutos por dia nesse ambiente para ter uma rotina mais leve, o que consequentemente irá estimular a sua produtividade.
Gostou deste conteúdo? Navegue pelos posts do Club Coworking para conferir mais posts informativos e dicas!