= x

Blog

Início / Blog

As cafeterias são consideradas coworkings? Quais as diferenças cruciais?

cafeteria-ambiente

Você provavelmente já viu, seja pessoalmente ou em filmes, pessoas com seus laptops trabalhando em cafeterias. E a dúvida que muitos têm é: as cafeterias são consideradas coworkings?

Nesta publicação iremos falar sobre essa opção de local de trabalho e apresentar as diferenças em relação aos escritórios compartilhados. Continue a leitura para conhecer melhor a realidade de quem trabalha em cafés e em coworkings.

Afinal, as cafeterias são coworkings?

Se formos considerar a definição atual de coworking como um espaço com toda a estrutura para o trabalho, a resposta para essa pergunta é não. Afinal, tudo o que as cafeterias oferecem são a conexão Wi-Fi e mesas e cadeiras comuns, que não são ergonômicas como em um escritório.

Outro fator que diferencia cafeterias de coworkings é que na primeira não vão apenas pessoas para trabalhar. Muitos vão apenas para tomar um café, reunir-se com amigos e desfrutar de momentos de lazer, o que pode gerar muito barulho e movimento.

Por mais que em situações eventuais uma cafeteria seja um bom lugar para trabalhar, não se trata de uma opção sustentável a longo prazo. A falta de conforto, os ruídos e a ausência de garantia de que haverá uma vaga quando você chegar acabam comprometendo a experiência.

Para concluir isso, basta comparar duas situações profissionais diferentes. A primeira é você chegar em uma cafeteria, fazer o seu pedido e ficar por algumas horas no local respondendo e-mails. Já a segunda é estar no mesmo ambiente em um dia cheio de trabalho, com reuniões por videoconferência, análises de relatórios etc.

Perceba que na primeira situação o espaço possivelmente irá atender bem à necessidade. Já na segunda hipótese, talvez o ambiente atrapalhe a realização de tantas atividades, especialmente as que exigirem mais concentração.

Diferenças entre cafeterias e coworkings

Para deixar mais claro que as cafeterias não são coworkings, veja algumas diferenças pontuais entre os dois tipos de lugares através da análise de alguns tópicos.

Ambiente

O primeiro tópico que vamos analisar é o ambiente. Coworkings são locais em que todas as pessoas presentes estão lá para trabalhar, mesmo que de maneiras diferentes. Já em cafeterias nem todos vão com o mesmo objetivo.

Salas de reuniões

Você até pode se reunir com clientes e parceiros de negócios em uma cafeteria. Contudo, o ambiente não possui todos os recursos necessários para realizar apresentações e ter conversas sigilosas.

Em coworkings é possível reservar a sala de reuniões quando precisar. Assim, poderá receber pessoas com todo o conforto e privacidade necessários para conversas produtivas.

Recepção e atendimento telefônico

Mais uma vantagem que os coworkings têm em relação às cafeterias é a recepção. Assim, quando visitantes chegam para reuniões são recepcionados e conduzidos à sala. Também há atendimento telefônico, que pode ser bilíngue ou trilíngue, essencial para profissionais com atuação internacional.

Certamente, a impressão que os clientes terão, seja pessoalmente ou por telefone, será bastante diferente em um ou outro local. Por mais que possam ser vistos como detalhes, isso acaba influenciando na imagem que as pessoas fazem de um profissional ou empresa.

Networking

Embora as cafeterias sejam frequentadas por muitas pessoas, não é comum conversar com mesas ao lado. Geralmente, cada um fica focado no seu trabalho ou interagindo com os seus acompanhantes.

Em coworkings a relação é bastante diferente, praticamente como ocorre em empresas, até porque os coworkers vão ao local com frequência. Assim, sempre há oportunidades para fazer networking, o que é ótimo para a carreira e também para que o dia a dia seja agradável.

reunião-trabalho

Os coworkings são espaços desenvolvidos para funcionarem como escritórios compartilhados.

Garantia de vaga

Se você é coworker de um espaço, sabe que irá chegar no local e ter a sua sala ou a posição rotativa disponível. Em uma cafeteria não há nenhuma garantia de que terá uma mesa para tomar seu café e trabalhar.

Conforto

Por mais que as cafeterias sejam espaços pensados para proporcionar momentos agradáveis para os clientes, não são escritórios. Já os coworkings são desenvolvidos considerando que as pessoas irão passar longas horas ali, o que faz toda a diferença.

Questões burocráticas

Quem tem uma empresa ou atua como profissional autônomo precisa resolver certas questões burocráticas, como ter um endereço para se registrar junto aos órgãos públicos, para emissão de notas fiscais e outras questões.

Quem trabalha em cafeterias precisa colocar seu endereço residencial, o que não é tão interessante para materiais como site institucional e cartão de visitas. Com um coworking é possível divulgar um endereço que transmite mais credibilidade aos clientes.

Horário de utilização

Embora as cafeterias permaneçam abertas por longos períodos, em alguns momentos do dia ficam fechadas. Se você for membro do Club Coworking terá acesso ilimitado ao escritório, 24 horas por dia. Assim, tem liberdade para trabalhar à noite ou nos horários que preferir.

Estacionamento

As cafeterias que possuem estacionamento contam com poucas vagas. Em grandes cidades, conseguir estacionar na rua pode tomar tempo do seu dia. Em coworkings geralmente se tem acesso a estacionamentos que, mesmo com pagamento à parte, facilitam a rotina de quem escolhe ir de carro trabalhar.

Privacidade para fazer calls

As calls são parte da rotina da maior parte dos profissionais que trabalham em escritórios. Fazer uma chamada em uma cafeteria pode ser um desafio, especialmente quando precisam ser abordados temas confidenciais.

No Club Coworking você encontra as cabines de call com isolamento acústico. Dessa maneira, tem a tranquilidade de realizar suas reuniões virtuais sem ser interrompido e com toda a privacidade.

Conclusão

Considerando todas as informações que apresentamos ao longo da publicação, podemos concluir que as cafeterias são mais indicadas para situações rápidas e trabalhos que não necessitam de tanta concentração.

Enquanto isso, os coworkings são espaços desenvolvidos para funcionarem como escritórios compartilhados. Por isso, oferecem mais conforto, tranquilidade e outras comodidades para os profissionais que os utilizam.

Se você deseja ter um local para trabalhar que ofereça tudo o que precisa para dias produtivos, torne-se membro do Club Coworking! Nossos espaços estão localizados em áreas estratégicas da cidade de São Paulo.

Entre em contato para conhecer todas as vantagens que você pode ter ao se tornar um de nossos coworkers!