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Como promover produtos e serviços em um coworking?

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Uma das vantagens de estar em um coworking é a possibilidade de promover seus produtos e serviços e conquistar clientes no próprio espaço. Além do benefício de fechar vendas, essa é uma oportunidade de se tornar conhecido, ser indicado para outras pessoas e assim se solidificar no mercado.

Mas como isso pode ser feito com naturalidade e sem invadir o espaço dos outros coworkers? Saiba que existem muitas maneiras de se aproximar e promover seu trabalho sem ser invasivo e inconveniente.

Continue lendo para conferir as dicas que preparamos para você promover o seu trabalho em um coworking.

10 Ações para promover produtos e serviços no coworking

Um coworking é mais que um espaço físico para trabalhar. Trata-se de uma comunidade de pessoas com objetivos em comum e que, através disso, podem trocar conhecimento e crescer juntas.

Isso faz com que escritórios compartilhados sejam ótimos lugares para promover produtos e serviços. Além disso, pode ser uma boa maneira de medir a aceitação das pessoas, colher feedbacks e implementar melhorias.

Confira a seguir 10 ações que irão te ajudar a promover seu trabalho entre os colegas.

1. Conheça os outros coworkers

Em primeiro lugar, é importante conhecer os outros coworkers, isso significa manter abertura para esse contato. Lembre-se que em um coworking existem infinitas oportunidades de criar conexão, como na pausa para o café, na área de descompressão, no elevador, entre outras situações.

Entretanto, todas essas oportunidades podem ser perdidas se você se mantiver fechado. Afinal, dificilmente alguém irá se aproximar, portanto, mostre-se receptivo, sorria, cumprimente e verá como esses gestos abrirão muitas portas.

2. Saiba se apresentar

Se a intenção é promover produtos e serviços no coworking é preciso saber se apresentar. Isso significa reunir em uma frase um breve resumo sobre o seu trabalho, uma estratégia conhecida no mundo corporativo como pitch de elevador.

Porém, tome cuidado para a apresentação não ficar formal demais. Por mais que seja um local de trabalho, os coworkings naturalmente possuem uma atmosfera leve e amigável, então tenha isso em mente ao se apresentar.

3. Demonstre interesse pelo trabalho das pessoas

Antes de querer que as pessoas tenham interesse pelo seu trabalho, faça isso por elas. Pergunte sobre a atividade profissional dos colegas, seu ramo de atuação, suas conquistas.

Esse interesse genuíno pelo outro fará com que ele se interesse em saber mais do seu trabalho também. Essa via de mão dupla gera conexões verdadeiras e possibilita a promoção de produtos e serviços apoiada em uma relação de confiança.

4. Distribua brindes para os colegas

A distribuição de brindes é uma estratégia bastante utilizada pelas empresas para promover sua marca. Essa pode ser uma ideia interessante de aplicar para promover seu negócio no coworking.

No entanto, não será qualquer tipo de brinde que irá surtir o efeito esperado. O ideal é investir em itens que serão realmente úteis na rotina dos colegas e sejam recebidos como um presente.

Alguns exemplos de objetos que são boas opções de brindes incluem: copo térmico, agenda e bloco de notas, canetas de metal, power bank, fones de ouvido, mochilas, caixas de som, entre outros. Opte por itens com um bom design e que apresentem a sua marca de forma sofisticada.

5. Compartilhe dicas relacionadas à sua área de atuação

Dependendo de qual for a sua área de atuação, poderá compartilhar dicas com os colegas. Se você tem um negócio na área jurídica ou de marketing, por exemplo, haverá muitas oportunidades de contribuir com seu conhecimento.

Claro que é importante tomar cuidado para que as pessoas não abusem e comecem a solicitar seus serviços gratuitamente. Entretanto, quando as relações são marcadas pelo bom senso, esse compartilhamento ajudará a construir uma imagem de autoridade no assunto.

reunião coworking

Uma das vantagens de estar em um coworking é a possibilidade de promover seus produtos e serviços e conquistar clientes no próprio espaço.

6. Faça permutas com os colegas

Você já realizou permutas? Saiba que essa é uma prática bastante comum que consiste na troca de produtos ou serviços, ou seja, é uma relação comercial não financeira. Assim, os dois lados são beneficiados e ainda têm a chance de mostrar seu trabalho e a sua expertise.

Verifique no espaço se existe essa possibilidade de trocar serviços com algum colega e faça a proposta. Se receber uma resposta positiva irá promover seu trabalho não apenas para aquele que irá recebê-lo, mas também aos demais que poderão acompanhar os resultados.

7. Demonstre paixão pelo seu negócio

Não tem nada melhor do que ser cliente de uma empresa que tem paixão pelo que faz, não é mesmo? Afinal de contas, empresários apaixonados costumam se dedicar para oferecer o melhor a aqueles que confiam no seu empreendimento.

Se você é um grande apaixonado pelo seu trabalho, demonstre isso! Apenas tome cuidado para evitar excessos e ser o tipo de pessoa que fala do mesmo assunto o tempo todo. Mas, tirando isso, não há problema algum em demonstrar o quanto ama o que faz.

8. Participe de happy hours

Os happy hours são uma prática comum em coworkings e, além de lazer, são ótimas oportunidades de se aproximar das pessoas e apresentar seu trabalho. Portanto, organize a sua rotina para participar desses encontros e se conectar aos colegas.

Nessas ocasiões lembre-se das dicas que compartilhamos aqui sobre saber ouvir, se mostrar aberto ao diálogo, demonstrar interesse pelo outro e se apresentar corretamente. 

9. Promova eventos no coworking

Mais uma forma interessante de promover produtos e serviços em um coworking é realizando eventos. Para isso, basta reservar o auditório e ainda contar com a facilidade de pagar de acordo com o uso, ou seja, por hora ou por dia.

Assim, terá um local adequado para receber os colegas do espaço e também outros convidados. As modalidades de eventos que podem ser realizadas são muitas, como: workshop, palestra, mesa-redonda, entre outras.

10. Participe de eventos dos colegas

Ainda falando de eventos, lembre-se de participar dos que forem promovidos pelos colegas também! Sempre que receber um convite, organize-se para prestigiar. Além de ocasiões assim serem ótimas para fazer networking, é uma maneira de estreitar laços e fortalecer conexões.

Viu só quantas formas de promover seus produtos e serviços em um coworking? Atitudes assim ajudam na construção de uma imagem forte e de credibilidade.