Um movimento bastante forte no universo corporativo da atualidade é a migração para o coworking. Inclusive, há negócios que já são criados para funcionar nesse espaço. Uma dúvida comum entre empreendedores nesse sentido, diz respeito a como se destacar em um ambiente compartilhado com outras empresas.
Primeiramente, é válido mencionar que o clima de um espaço desse tipo costuma ser marcado mais pela colaboração do que pela concorrência. No entanto, pode acontecer de haver negócios de um mesmo segmento, o que é até positivo por um lado. Afinal, significa que o mercado está aquecido.
De qualquer forma, ter o objetivo de se destacar é sempre importante, seja para conquistar clientes no próprio coworking ou fora dele. Vamos saber mais? Continue a leitura e confira estratégias para chegar lá!
10 Estratégias para destacar seu negócio no coworking
Confira ações para destacar a sua empresa no coworking. Assim, além de conquistar clientes no local, poderá receber indicações, construir uma imagem de credibilidade e tornar sua marca cada vez mais conhecida.
1. Invista no relacionamento com os demais coworkers
Relacionamento, essa palavra deve ser uma prioridade para os empresários que desejam fazer seu negócio se destacar no coworking e no mercado. Antes de pensar em apresentar produtos e serviços, procure se relacionar bem com todos. É essa postura que irá abrir portas para os passos seguintes.
Para isso, existem algumas atitudes básicas, como: ser gentil, cumprimentar as pessoas, ajudar sempre que puder e aceitar ajuda quando oferecerem. Seja agradável, mas sem exageros, mantenha a sua personalidade e aja de forma genuína.
2. Participe de eventos no coworking
Coworkings são espaços de trabalho em que também podem ser realizados eventos promovidos pela gestão do local ou pelos coworkers. Sempre que for aberto ao público ou você receber um convite, compareça!
Todo tipo de encontro é uma oportunidade para fazer networking e apresentar a sua empresa. Lembrando que isso também vale para o tradicional happy hour às sextas-feiras. Eventos de todos os tipos são ótimos para construir relacionamentos.
3. Indique as empresas dos colegas
Conforme os relacionamentos forem sendo construídos, você irá conhecer as empresas dos colegas. Então, poderá indicá-las, caso um conhecido peça um contato daquele segmento.
Essa é uma atitude que beneficia a pessoa que pediu a indicação e a empresa, que poderá conquistar um novo cliente. Através dessa gentileza, você aumentará as chances de ter a sua empresa indicada, torná-la mais conhecida e se destacar no mercado.
4. Promova eventos no coworking
Anteriormente falamos sobre o quanto é válido participar de eventos no coworking, e o mesmo vale para promover eventos no local. Você pode organizar o lançamento de um novo produto ou serviço, uma palestra, um encontro para debater um tema relevante, são muitas as possibilidades!
Se você ainda não faz parte de um coworking e está procurando um, vale a pena verificar se há espaços para eventos. Poder realizar o projeto no local em que o seu negócio funciona é interessante para transmitir credibilidade aos clientes.
5. Distribua brindes e materiais sobre seu negócio
Brindes são ótimos para fortalecer marcas e destacá-las. Quando bem planejados, são usados no dia a dia, tornando a lembrança da empresa sempre presente. Mas, para alcançar esse lugar é necessário escolher itens úteis, de qualidade e também bonitos.
Em alguma situação que faça sentido, como um evento, por exemplo, distribua brindes com a marca do seu negócio para os colegas do coworking. Alguns exemplos válidos incluem: ecobag, caneta, squeeze, bateria portátil para carregar o celular e fones de ouvido.
6. Trate assuntos confidenciais reservadamente
Para casos específicos, em que há empresas do mesmo segmento no coworking, é válido tomar cuidado ao tratar de assuntos confidenciais do negócio. Na realidade, essa é uma medida importante sempre, pois certas informações precisam ser mantidas sob sigilo.
Uma opção interessante para empresas baseadas em coworking é a sala de escritório. Com ela você desfruta de toda a estrutura do local, mantendo um espaço reservado para a equipe trabalhar.
Além disso, há as salas de reunião para receber clientes e as cabines para call com isolamento acústico. Com todas essas facilidades, não há o risco de ter dados sigilosos vazados.
7. Compartilhe conhecimento
No início da postagem falamos sobre o clima de colaboração comum em coworkings. Aproveite para fortalecer isso, compartilhando conhecimento!
Mesmo que os colegas tenham empresas de segmentos diferentes, ainda assim são empreendimentos com muitos aspectos em comum com o seu. Nesse sentido, indicações relacionadas à contabilidade, área jurídica, marketing e outros setores são muito bem-vindas.
8. Receba bem os clientes para reuniões no coworking
Mais uma vantagem oferecida pelo coworking é a possibilidade de usar salas de reunião. Embora hoje seja prático realizar as famosas calls online, os encontros presenciais são importantes. Então, aproveite para receber os clientes no local e causar uma excelente impressão!
9. Contrate serviços de escritório virtual
No coworking existe a opção de contratar serviços de escritório virtual. Geralmente, isso inclui o uso do endereço para finalidades fiscais e comerciais, além de atendimento telefônico e recebimento de correspondências.
Quando o objetivo é fazer o negócio se destacar, o atendimento telefônico personalizado possui um papel importante. Com ele, a equipe irá atender os seus clientes de modo especial, transmitindo credibilidade e eficiência.
10. Faça parcerias com outras empresas
Por fim, conforme for avançando na construção de relacionamentos com os colegas do coworking, verifique a viabilidade de fechar parcerias com outras empresas. Assim, as carteiras de clientes são compartilhadas, beneficiando os dois lados e também ajudando a obter destaque no mercado.
Por exemplo, se vocês oferecerem serviços complementares, poderão criar um pacote e oferecer uma solução completa. Outra opção é conceder descontos para clientes da empresa parceira.
Conclusão
Viu só como existem várias ações capazes de ajudar a fazer o seu negócio se destacar no coworking e fora dele? O ambiente com outras empresas é muito positivo nesse sentido, pois possibilita a troca de experiências, indicações e o fechamento de grandes parcerias.
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