= x

Blog

Início / Blog

Por que levar o seu negócio para um coworking?

Porque optar por coworking

Abrir uma empresa não é uma tarefa fácil, porém, pode se tornar mais simples e menos custoso conhecendo o modelo de trabalho de coworking. Realizar as suas atividades corporativas em um espaço compartilhado com profissionais de diferentes áreas de atuação é interessante para ampliar seus horizontes e fazer networking.

Cada vez mais, o coworking se mostra uma ótima solução para quem deseja consolidar seu empreendimento em um lugar de destaque no mercado. Na publicação a seguir iremos explicar melhor porque levar seu negócio para um coworking pode representar uma excelente alternativa para o futuro da companhia. 

O que é coworking?

Em linhas gerais, o coworking é um sistema de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço físico com outros profissionais. A partir da divisão dos custos, torna-se possível trabalhar em um endereço mais bem localizado e com ótima infraestrutura à sua disposição. 

Quando se coloca na ponta do lápis os custos para manter um escritório para uso exclusivo e os valores de um coworking, fica evidente a economia que o último proporciona. Porém, mais do que somente a economia, o coworking é um sistema que possibilita ter contato com profissionais de outras áreas, ampliando os seus conhecimentos. 

Motivos para levar o seu negócio para um coworking

Vivemos em plena era da informação e, nesse contexto, não faz mais sentido trabalhar isolado em uma sala comercial. Além dos custos bastante elevados para manter um escritório exclusivo, há também que se considerar a burocracia. Os contratos para uso de espaços de coworking costumam ser simplificados, sem amarras para o usuário.

Esses são apenas alguns dos benefícios que os espaços compartilhados podem oferecer para empresas de diferentes segmentos. Listamos os principais motivos que fazem do coworking uma ótima opção para quem está iniciando ou precisando fortalecer a jornada de uma empresa no mercado. Confira a seguir!

1. Foco total no seu trabalho

Quando se tem um escritório exclusivo para a sua empresa, é natural dedicar parte do tempo útil para questões menores como, por exemplo, comprar materiais de higiene para o banheiro. Contratar mão de obra de limpeza e assistência técnica de TI também faz parte da rotina de alguém que gerencia um espaço exclusivo.

Ao aderir ao sistema de coworking, o gestor da empresa permite a si mesmo e à sua equipe focar totalmente nas atividades corporativas. Essas questões gerenciais do espaço são de responsabilidade do coworking. Os serviços de manutenção estão inclusos na taxa mensal.

2. Infraestrutura completa

Outra questão que demanda tempo e recursos financeiros é a estrutura física do escritório. Nos coworkings, as empresas têm acesso a estações de trabalho montadas de acordo com as principais questões de ergonomia. Não é necessário ir em busca dos móveis e ainda se usufrui do que há de mais moderno.

Alguns coworkings oferecem, inclusive, a opção de salas privativas exclusivas para a sua empresa. Os gestores que se interessam pelo modelo de coworking podem escolher entre o modelo tradicional, da mesa de trabalho compartilhada, e as salas exclusivas. O mais interessante é que, em ambos os casos, se tem acesso às áreas comuns, como o ambiente de descompressão e a copa.

3. Networking

Um dos motivos mais relevantes para levar um empreendimento para um coworking é a possibilidade de fazer networking. Ampliar a rede de contatos é determinante para fechar parcerias e conquistar novos clientes. No dia a dia de trabalho, os colaboradores da sua empresa podem interagir com profissionais de outras áreas, descobrindo novas oportunidades. 

Os contatos podem acontecer na área de trabalho e também nas áreas de convivência. Alguns coworkings promovem happy hours para incentivar essa troca de experiências entre os seus usuários. Esse é um espaço de trabalho dinâmico e colaborativo em que novas soluções são delineadas todos os dias, podendo significar o crescimento de todos os envolvidos. 

Entenda sobre espaços coworking

4. Coworking: Endereço fiscal e endereço comercial

Para abrir a sua empresa dentro das regras legais, é necessário ter um endereço fiscal, isto é, um endereço que será registrado nos órgãos públicos como Receita Federal e Junta Comercial.

É interessante que esse endereço não seja alterado, pois, se isso acontecer, é necessário alterá-lo em todos os registros. Ao optar por manter seu negócio em um coworking, é possível manter esse endereço em longo prazo, afinal, sua empresa não precisará devolver a sala, algo que pode acontecer em um aluguel de sala convencional.

O coworking oferece também endereço comercial, ou seja, aquele que irá constar nos materiais de divulgação da sua empresa como cartão de visita. Não subestime o poder de um endereço bem localizado para impressionar potenciais clientes e parceiros. 

5. Redução de custos

Abrir uma empresa e mantê-la em funcionamento pode ser significativamente custoso. Nesse começo, alguns empreendedores podem acabar não considerando o impacto de custos como aluguel, condomínio, IPTU entre outros. Contudo, basta uma rápida comparação entre os custos de manter um escritório exclusivo e a taxa do coworking para identificar a grande economia que se pode fazer. 

Outros fatores que geram economia na opção pelo coworking é o fato de custos como água, luz, telefone e internet estarem diluídos entre os usuários do espaço. E ter acesso a serviço de limpeza e manutenção, além de prático, representa um custo a menos no final do mês. Condensar todos os custos em uma única taxa é bem interessante para economizar.

6. Salas de reunião e cabines telefônicas 

De vez em quando, a sua empresa precisa realizar reuniões presenciais com clientes e parceiros? Pode ficar tranquilo, pois o coworking tem uma ótima solução para essas situações, as salas de reunião.

Essas salas, totalmente equipadas para realizar diferentes modelos de reuniões, estão disponíveis para locação pelos usuários do coworking por um preço mais acessível.

Além disso, é válido se informar se o coworking em questão oferece opções como cabines telefônicas isoladas acusticamente. Esse recurso permite que os colaboradores da sua empresa façam videochamadas e ligações telefônicas com conforto e total privacidade.

A convivência em um coworking moderno e completo se dá na medida certa para potencializar o networking sem comprometer os resultados.

Instalar a sua empresa em um coworking pode contribuir para o crescimento do negócio!