Conhecido como a “Black Friday do primeiro semestre”, o Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março, é parte importante do calendário do varejo brasileiro, sendo marcado por diversas ações promocionais.
Trata-se de uma boa oportunidade para aquecer as vendas nos meses iniciais do ano e alcançar metas de faturamento. Afinal, se não fosse a data, isso iria acontecer apenas entre abril e maio, ou seja, na Páscoa e Dia das Mães.
Continue a leitura para saber mais sobre o Dia do Consumidor, sua origem, importância para as empresas e efeitos no mercado brasileiro.
Qual a origem do Dia do Consumidor?
O Dia do Consumidor é uma data importante para quem compra e, também, para quem vende. Sua história começou em 1962, quando o então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, fez um discurso histórico. Na ocasião, ele destacou a importância de quatro direitos básicos do consumidor:
Segurança: ter a garantia de que os produtos e serviços adquiridos não oferecem riscos à sua saúde e integridade física.
Informação: receber informações claras e precisas sobre os produtos e serviços, incluindo preço, origem, composição e forma de uso.
Escolha: ter acesso a uma variedade de produtos e serviços, podendo escolher livremente o que melhor atende às suas necessidades.
Ser ouvido: ter seus direitos e interesses respeitados pelas empresas, podendo reclamar e receber soluções para problemas.
Apesar da origem ter sido os direitos do consumidor, com o passar dos anos o foco foi direcionado para as promoções, algo que claramente os clientes aprovam e aproveitam.
Dia do Consumidor no Brasil
Como foi possível ver, o Dia do Consumidor tem várias décadas de existência. No entanto, foi apenas em 2014 que a data começou a ser comemorada no Brasil.
As iniciativas foram crescendo ao longo dos anos seguintes, assim como o interesse do público. Para se ter uma ideia, entre 2015 e 2018 as buscas relacionadas no Google cresceram 200%.
Assim, pouco a pouco, o Dia do Consumidor foi se integrando aos hábitos de consumo dos brasileiros. Atualmente, da mesma forma como é feito próximo à Black Friday, as pessoas esperam para fazer compras próximas à data para aproveitar os descontos.
Efeitos do Dia do Consumidor no mercado brasileiro
Apesar de ter um dia específico, as ações do Dia do Consumidor realizadas pelas empresas brasileiras costumam durar a semana toda. Inclusive, há empreendimentos que promovem ações durante todo o mês de março.
Segundo pesquisa realizada pela NuvemShop, o Dia do Consumidor de 2023 teve um crescimento de 19% em relação ao ano anterior. Considerando apenas as chamadas PMEs (pequenas e médias empresas) o crescimento foi de 31%.
Para 2024 as expectativas também são positivas e espera-se que o crescimento continue.
Importância do Dia do Consumidor para as empresas
Conheça os principais motivos que mostram o quanto o Dia do Consumidor é importante para as empresas.
Redução do estoque da Black Friday e Natal
O Dia do Consumidor é a primeira data do ano com potencial para aquecer as vendas. Por isso, é uma boa oportunidade para reduzir o estoque que sobrou da Black Friday e do Natal.
Fidelização de clientes
É sempre importante lembrar da origem do Dia do Consumidor. Oferecer um atendimento de excelência pode fazer com que a sua empresa se destaque, aumentando as chances de fidelização.
Divulgação da empresa
Como o próprio nome sugere, promoções colocam a empresa em evidência. Logo, é uma oportunidade de ampliar a divulgação do negócio, tornando-o conhecido por mais pessoas.
Testagem de novos produtos ou serviços
Por conta da visibilidade alcançada no Dia do Consumidor, este pode ser um período interessante para testar novos produtos e serviços, avaliando a receptividade do público.
O que fazer para o Dia do Consumidor? Confira estratégias para empresas
Para alcançar bons resultados no Dia do Consumidor é preciso de mais do que preços baixos. Confira a seguir estratégias para aplicar na sua empresa.
1. Crie diferentes tipos de promoção
Existem diversas formas de realizar ações no Dia do Consumidor e em qualquer outra data. Além do tradicional desconto, você pode oferecer pacotes de produtos ou serviços por valores promocionais, entrega grátis, descontos progressivos conforme o valor da compra etc.
2. Ofereça condições especiais de pagamento
Mais uma estratégia com potencial de atrair vendas é a facilidade no pagamento. Considerando que em março não é comum que as pessoas tenham um dinheiro extra para compras, como ocorre com o 13º salário no final do ano, é interessante oferecer condições especiais.
Você pode oferecer parcelamento sem juros no cartão ou a possibilidade de pagar em mais parcelas. Também é válido considerar aqueles que preferem pagar à vista, oferecendo descontos.
3. Distribua brindes
Os brindes costumam ser muito bem recebidos pelos clientes, mas, claro, para isso precisam ser itens de qualidade e realmente úteis. Pense em algo que se encaixe ao perfil do público e determine um valor mínimo de compras para recebê-lo.
Esse presente pode ser um produto ou serviço já comercializado pela sua empresa ou algo criado especialmente para a ocasião. No segundo caso, vale a pena inserir a sua marca nos itens para estimular a tradicional divulgação boca a boca.
4. Ofereça um atendimento de excelência
De acordo com um levantamento feito pela Business2Community, 59% dos clientes afirmam que não voltariam a fazer negócio com uma empresa que tivesse prestado um atendimento ruim.
Portanto, verifique a forma com a qual seus clientes estão sendo atendidos atualmente e encontre maneiras de melhorar continuamente. Isso é importante sempre e não apenas no Dia do Consumidor, no entanto, por ser uma data com aumento das vendas, é válido empregar um esforço extra.
5. Estimule a fidelização
Conquistar novos clientes é sempre importante, mas é preciso se lembrar também de valorizar aqueles que já confiam na sua empresa. Segundo pesquisa realizada pelo SuperOffice, custa 5 a 25 vezes mais caro conquistar novos consumidores do que manter os atuais.
Por isso, busque formas de estimular a fidelização, oferecendo cupons de desconto e brindes específicos para os consumidores fiéis.
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