Hoje, 8 de maio, é celebrado o dia daqueles que se dedicam a identificar oportunidades no mercado e oferecer valor aos clientes! E para comemorar o Dia do Profissional de Marketing, preparamos um conteúdo especial sobre essa carreira.
Continue lendo para conferir informações valiosas sobre a profissão e mergulhar nesse universo fascinante!
Qual é a história do marketing?
Apesar de ter raízes mais antigas, o marketing como conhecemos surgiu no início do século XX, quando a produção em massa tornou-se uma realidade. Afinal, as empresas precisavam encontrar maneiras de vender seus produtos em um mercado que estava se tornando cada vez mais competitivo.
Com o avanço da tecnologia e a popularização da internet, o marketing evoluiu e se tornou uma disciplina complexa que envolve muitas áreas, como psicologia, sociologia, economia, entre outras.
Atualmente, o marketing é uma das áreas mais importantes das empresas. É responsável por identificar e atender às necessidades e desejos dos consumidores, criar relacionamentos duradouros e gerar valor.
Com o aumento da concorrência e a exigência crescente dos consumidores, é fundamental que as companhias invistam em estratégias de marketing inovadoras e eficazes para se destacar no mercado.
Não dá para falar no assunto sem mencionar o marketing digital, segmento para o qual as empresas destinam grande parte do seu orçamento de publicidade. Entre as estratégias utilizadas estão a otimização de mecanismos de busca, tráfego pago, além de marketing de conteúdo e mídias sociais para alcançar e engajar os consumidores.
Por tudo isso, profissionais especializados em marketing são bastante requisitados e merecem uma data para celebrar sua importância! Mas o que exatamente esses profissionais fazem? Descubra a seguir!
O que faz um profissional de marketing?
O marketing é uma área extremamente ampla. Por isso, profissionais do mesmo setor podem realizar atividades totalmente distintas, mas, claro, com o mesmo objetivo de criar relacionamentos entre marcas e pessoas.
Veja o que fazem profissionais dos principais segmentos de marketing!
Endomarketing
Quando se fala em marketing, logo associamos ao relacionamento entre empresas e consumidores com o objetivo de realizar vendas. No entanto, existe uma área destinada a outro tipo de relacionamento, o das organizações e seus funcionários.
O endomarketing ou marketing interno se concentra na equipe, em mantê-la motivada e alinhada com os objetivos da companhia e, também, reter talentos. Para isso, o analista de endomarketing realiza atividades como:
- Promove ações para fortalecimento da cultura organizacional;
- Realiza eventos internos;
- Promove treinamentos para a equipe;
- Desenvolve campanhas internas de conscientização sobre diferentes temas.
Gestão de marcas
A gestão de marcas, também conhecida como branding, é a área que se dedica a todos os aspectos da comunicação de uma marca ou linha de produtos. Seu objetivo é criar uma conexão emocional entre a empresa e seus consumidores, tornando-a mais reconhecida, valorizada e desejada.
Algumas atividades realizadas por profissionais de gestão de marcas envolvem:
- Pesquisa de mercado;
- Desenvolvimento de identidade visual;
- Criação de slogans e mensagens publicitárias;
- Monitoramento de feedback dos clientes.
Marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo é uma estratégia que envolve a criação e distribuição de conteúdo relevante para um público específico, com o objetivo de atrair, engajar e fidelizar clientes.
Essa estratégia é baseada na ideia de que as pessoas são mais propensas a se envolverem com uma marca que oferece informações úteis e interessantes, em vez de simplesmente tentar vender seus produtos ou serviços.
Profissionais de marketing especializados nessa área podem produzir e gerenciar conteúdos como:
- Postagens para blogs de empresas;
- E-books com conteúdo útil para os consumidores;
- Podcasts;
- Vídeos.
Marketing de mídia social
O marketing de mídia social utiliza as redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, TikTok e outras) como canal de comunicação entre uma empresa e seu público-alvo. Essa estratégia envolve a criação e compartilhamento de conteúdo relevante para engajar e fidelizar os clientes.
Um profissional especializado em marketing de mídia social costuma realizar atividades como:
- Criação de postagens para as redes sociais;
- Monitoramento de menções e interações dos clientes com a marca;
- Ações com influenciadores digitais;
- Gerenciamento de crise.
Tráfego pago
Tráfego pago em marketing se refere à aquisição de visitantes para um site ou página por meio de anúncios pagos. Geralmente, são utilizadas plataformas de publicidade online, como o Google Ads, Facebook Ads, LinkedIn Ads, entre outras.
Uma das vantagens do tráfego pago é a possibilidade de segmentar o público-alvo de modo mais preciso, com base em critérios como localização geográfica, idade, interesses, comportamentos, entre outros.
Isso permite que o investimento seja direcionado para consumidores com maior probabilidade de se interessar pelo produto ou serviço anunciado. Mas, para as ações serem bem-sucedidas, é preciso contar com um profissional especializado, que conheça a área e suas particularidades.
Frases sobre marketing para refletir e inspirar
Confira frases sobre marketing de alguns dos principais nomes da área e inspire-se!
“O marketing é uma corrida sem linha de chegada.” – Philip Kotler, conhecido como o Pai do Marketing.
“Ignorar o marketing digital é como abrir um negócio, mas não contar a ninguém.” – Kevin Bornemann.
“Nosso trabalho como profissionais de marketing é entender como o cliente deseja comprar e ajudá-lo a fazer isso.” – Bryan Eisenberg.
“As mídias sociais são mais sobre sociologia e psicologia do que tecnologia.” – Brian Solis.
“O marketing de conteúdo é como um primeiro encontro. Se tudo o que você fizer for falar sobre si mesmo, não haverá um segundo encontro.” – David Beebe.
“Sua marca é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está na sala.” – Jeff Bezos
“O trabalho do marketing nunca termina. É sobre movimento perpétuo. Temos que continuar a inovar todos os dias.” – Beth Comstock.
Feliz Dia do Profissional de Marketing!
Viu só como o marketing é uma área extremamente ampla e relevante para as empresas? Nós do Club Coworking temos o orgulho de ter entre nossos residentes e funcionários diversos profissionais de marketing!
Se você atua na área e deseja trabalhar em um espaço criativo, diverso e estruturado, venha conhecer as nossas unidades nos principais endereços comerciais de São Paulo! Acesse o site para saber mais sobre serviços e planos.