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Dia do Profissional de Marketing: história e importância

Dia do Profissional de Marketing: história e importânciaHoje, 8 de maio, é celebrado o dia daqueles que se dedicam a identificar oportunidades no mercado e oferecer valor aos clientes! E para comemorar o Dia do Profissional de Marketing, preparamos um conteúdo especial sobre essa carreira.

Continue lendo para conferir informações valiosas sobre a profissão e mergulhar nesse universo fascinante!

Qual é a história do marketing?

Apesar de ter raízes mais antigas, o marketing como conhecemos surgiu no início do século XX, quando a produção em massa tornou-se uma realidade. Afinal, as empresas precisavam encontrar maneiras de vender seus produtos em um mercado que estava se tornando cada vez mais competitivo. 

Com o avanço da tecnologia e a popularização da internet, o marketing evoluiu e se tornou uma disciplina complexa que envolve muitas áreas, como psicologia, sociologia, economia, entre outras.

Atualmente, o marketing é uma das áreas mais importantes das empresas. É responsável por identificar e atender às necessidades e desejos dos consumidores, criar relacionamentos duradouros e gerar valor.

Com o aumento da concorrência e a exigência crescente dos consumidores, é fundamental que as companhias invistam em estratégias de marketing inovadoras e eficazes para se destacar no mercado.

Não dá para falar no assunto sem mencionar o marketing digital, segmento para o qual as empresas destinam grande parte do seu orçamento de publicidade. Entre as estratégias utilizadas estão a otimização de mecanismos de busca, tráfego pago, além de marketing de conteúdo e mídias sociais para alcançar e engajar os consumidores.

Por tudo isso, profissionais especializados em marketing são bastante requisitados e merecem uma data para celebrar sua importância! Mas o que exatamente esses profissionais fazem? Descubra a seguir!

O que faz um profissional de marketing?

O marketing é uma área extremamente ampla. Por isso, profissionais do mesmo setor podem realizar atividades totalmente distintas, mas, claro, com o mesmo objetivo de criar relacionamentos entre marcas e pessoas.

Veja o que fazem profissionais dos principais segmentos de marketing!

Endomarketing

Quando se fala em marketing, logo associamos ao relacionamento entre empresas e consumidores com o objetivo de realizar vendas. No entanto, existe uma área destinada a outro tipo de relacionamento, o das organizações e seus funcionários.

O endomarketing ou marketing interno se concentra na equipe, em mantê-la motivada e alinhada com os objetivos da companhia e, também, reter talentos. Para isso, o analista de endomarketing realiza atividades como:

  • Promove ações para fortalecimento da cultura organizacional;
  • Realiza eventos internos;
  • Promove treinamentos para a equipe;
  • Desenvolve campanhas internas de conscientização sobre diferentes temas.

Gestão de marcas

A gestão de marcas, também conhecida como branding, é a área que se dedica a todos os aspectos da comunicação de uma marca ou linha de produtos. Seu objetivo é criar uma conexão emocional entre a empresa e seus consumidores, tornando-a mais reconhecida, valorizada e desejada.

Algumas atividades realizadas por profissionais de gestão de marcas envolvem:

  • Pesquisa de mercado;
  • Desenvolvimento de identidade visual;
  • Criação de slogans e mensagens publicitárias;
  • Monitoramento de feedback dos clientes.

Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma estratégia que envolve a criação e distribuição de conteúdo relevante para um público específico, com o objetivo de atrair, engajar e fidelizar clientes.

Essa estratégia é baseada na ideia de que as pessoas são mais propensas a se envolverem com uma marca que oferece informações úteis e interessantes, em vez de simplesmente tentar vender seus produtos ou serviços.

Profissionais de marketing especializados nessa área podem produzir e gerenciar conteúdos como:

  • Postagens para blogs de empresas;
  • E-books com conteúdo útil para os consumidores;
  • Podcasts;
  • Vídeos.

Marketing de mídia social

O marketing de mídia social utiliza as redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, TikTok e outras) como canal de comunicação entre uma empresa e seu público-alvo. Essa estratégia envolve a criação e compartilhamento de conteúdo relevante para engajar e fidelizar os clientes.

Um profissional especializado em marketing de mídia social costuma realizar atividades como:

  • Criação de postagens para as redes sociais;
  • Monitoramento de menções e interações dos clientes com a marca;
  • Ações com influenciadores digitais;
  • Gerenciamento de crise.

Tráfego pago

Tráfego pago em marketing se refere à aquisição de visitantes para um site ou página por meio de anúncios pagos. Geralmente, são utilizadas plataformas de publicidade online, como o Google Ads, Facebook Ads, LinkedIn Ads, entre outras.

Uma das vantagens do tráfego pago é a possibilidade de segmentar o público-alvo de modo mais preciso, com base em critérios como localização geográfica, idade, interesses, comportamentos, entre outros.

Isso permite que o investimento seja direcionado para consumidores com maior probabilidade de se interessar pelo produto ou serviço anunciado. Mas, para as ações serem bem-sucedidas, é preciso contar com um profissional especializado, que conheça a área e suas particularidades.

Frases sobre marketing para refletir e inspirar

Confira frases sobre marketing de alguns dos principais nomes da área e inspire-se!

“O marketing é uma corrida sem linha de chegada.” – Philip Kotler, conhecido como o Pai do Marketing.

“Ignorar o marketing digital é como abrir um negócio, mas não contar a ninguém.” – Kevin Bornemann.

“Nosso trabalho como profissionais de marketing é entender como o cliente deseja comprar e ajudá-lo a fazer isso.” – Bryan Eisenberg.

“As mídias sociais são mais sobre sociologia e psicologia do que tecnologia.” – Brian Solis.

“O marketing de conteúdo é como um primeiro encontro. Se tudo o que você fizer for falar sobre si mesmo, não haverá um segundo encontro.” – David Beebe.

“Sua marca é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está na sala.” – Jeff Bezos

“O trabalho do marketing nunca termina. É sobre movimento perpétuo. Temos que continuar a inovar todos os dias.” – Beth Comstock.

Feliz Dia do Profissional de Marketing!

Viu só como o marketing é uma área extremamente ampla e relevante para as empresas? Nós do Club Coworking temos o orgulho de ter entre nossos residentes e funcionários diversos profissionais de marketing! 

Se você atua na área e deseja trabalhar em um espaço criativo, diverso e estruturado, venha conhecer as nossas unidades nos principais endereços comerciais de São Paulo! Acesse o site para saber mais sobre serviços e planos.