Em diversas postagens falamos sobre os benefícios dos escritórios compartilhados, que incluem desde questões estratégicas do negócio, passando pela flexibilidade e redução de custos. No entanto, uma dúvida que muitas pessoas têm é: quais os tipos de empresas que podem utilizar o espaço de coworking?
Por isso, hoje vamos trazer a resposta para essa pergunta, mostrando o quanto se trata de um espaço versátil, capaz de beneficiar empreendimentos de diferentes segmentos. Vamos lá?
O que é coworking e como funciona?
Coworking é um tipo de espaço de trabalho disponibilizado no mercado como um serviço. Isso significa que basta contratar um plano para usá-lo, assim como fazemos com outras soluções do dia a dia.
Por se tratar de um serviço, os usuários apenas pagam e desfrutam dele, sem se preocupar com questões ligadas à sua gestão, como limpeza, manutenção e outros detalhes estruturais.
O que o coworking oferece aos seus clientes?
Em se tratando do uso do espaço físico, pode ser feito de duas formas: contratando uma ou mais estações de trabalho em ambiente coletivo ou uma sala privativa. Então, é só chegar e usar, pois o ambiente estará sempre limpo e pronto para ser desfrutado.
Além disso, existem serviços e ambientes que agregam à experiência, incluindo:
- Recepção para dar suporte aos usuários;
- Atendimento telefônico personalizado;
- Endereço fiscal para usar no registro da empresa;
- Endereço comercial para incluir em materiais de divulgação;
- Gestão de correspondências;
- Salas de reunião disponibilizadas para locação por hora;
- Cabines com isolamento acústico para ligações e videochamadas;
- Ambiente para descanso;
- Copa para refeições.
Todos esses detalhes tornam o coworking uma solução completa para empresas de diferentes segmentos, funcionando como um apoio para a rotina corrida, além de uma estratégia para impulsionar a construção de uma imagem corporativa sólida.
Afinal, que tipo de empresa pode estar em um coworking?
Basicamente, toda empresa que puder funcionar em um escritório tradicional pode estar em um coworking. Mesmo para aquelas que precisam de espaços com características específicas, como lojas e estoques, por exemplo, podem levar determinados setores para o local.
Coworkings são espaços extremamente versáteis e prontos para receber diferentes tipos de empresas, como:
- Empresas de TI;
- Agências de publicidade e marketing;
- Escritórios de advocacia;
- Escritórios de contabilidade;
- Escritórios de arquitetura;
- Empresas de engenharia;
- Editoras de livros e revistas;
- E-commerces;
- Empresas de recursos humanos;
- Empresas de consultoria;
- Empresas de tradução, etc.
A lista é extensa e esses são apenas alguns exemplos de empresas que podem utilizar o espaço de coworking e desfrutar de todos os seus benefícios.
10 Vantagens do coworking para empresas
Um estudo realizado pela International Workplace Group (IWG) mostrou que, somente no primeiro trimestre de 2022, houve um aumento de 93% na procura por coworkings.
Esse crescimento mostra o quanto esse tipo de espaço de trabalho pode trazer benefícios para as empresas. Quer saber que vantagens são essas? Confira a seguir!
1. Ótimo custo-benefício
Primeiramente, é importante mencionarmos o ótimo custo-benefício, algo importante para toda empresa que busque fazer um bom uso dos seus recursos.
Isso porque a contratação de um plano de coworking costuma ser bem mais econômica do que a locação de um sala comercial para montagem de um escritório próprio. E, claro, sem qualquer prejuízo à qualidade da experiência.
3. Infraestrutura completa
A experiência em um coworking pode ser até superior em relação a um escritório próprio. Afinal, não é viável para muitas empresas manter tudo o que os espaços compartilhados possuem.
Dessa forma, trata-se de uma grande oportunidade de acesso a uma série de facilidades que apoiam a rotina e agregam à imagem do negócio perante os clientes e o mercado.
3. Oportunidades de interação com outros profissionais
A interação com outros profissionais é mais um ponto positivo do coworking. Para as empresas, isso se converte em funcionários mais criativos, motivados e com suas habilidades de comunicação mais bem desenvolvidas.
4. Sem burocracia de aluguel
Quem já alugou um imóvel, seja para morar ou montar um escritório, sabe que existem diversas burocracias envolvidas, como comprovação de renda, apresentação de fiador, cheque caução, entre outras.
Optando pelo coworking não é preciso lidar com nada disso, pois a contratação do plano envolve processos normais usados em outros serviços, sendo bastante rápido e prático.
5. Segurança
A segurança é um fator fundamental para a localização de uma empresa, especialmente em grandes cidades. Com o coworking você conta com as medidas de proteção do espaço, incluindo uso da tecnologia e equipe especializada cuidando de tudo.
6. Endereço estratégico
A localização é um fator bastante relevante para uma empresa por motivos diversos, que vão desde a facilidade de deslocamento dos funcionários e clientes, incluindo também a imagem do negócio. Afinal, estar entre empresas de sucesso é uma ótima maneira de transmitir credibilidade.
7. Ambiente agradável para a equipe
Para ter uma equipe produtiva é preciso oferecer conforto e nisso o coworking é expert! Com um ambiente agradável, proporciona aos usuários a oportunidade de serem parte de uma comunidade unida e marcada pela troca de experiências e conhecimentos.
8. Flexibilidade para lidar com mudanças
Empresas em geral precisam lidar com mudanças, como a necessidade de reduzir ou aumentar a equipe, por exemplo. No coworking essas adaptações são feitas rapidamente, sem multas, mudança de endereço etc.
Basta solicitar a migração para uma sala maior ou menor, ou alterar a quantidade de estações de trabalho contratadas.
9. Espaço multifacetado
Os melhores coworkings oferecem mais do que espaço para trabalho, contando com ambientes para interação com os colegas, descanso, jogos, copa para fazer refeições e até auditório para a realização de eventos.
Essas características proporcionam oportunidades diversas para as empresas, seja de realizar atividades com sua equipe, receber clientes e parceiros de negócios e muito mais!
10. Foco total na gestão do negócio
Um gestor que escolhe levar sua empresa para um coworking tem como uma das principais vantagens o tempo para se dedicar aos negócios. Afinal, não precisa pensar na torneira que quebrou ou na manutenção do ar condicionado. Seu foco é todo direcionado para questões estratégicas.
Traga sua empresa para o Club Coworking!
Os espaços de coworking oferecem uma solução completa e acessível para empresas de diferentes segmentos, proporcionando infraestrutura de qualidade, flexibilidade e diversas oportunidades de networking.
Além de reduzir custos operacionais, esse modelo de trabalho permite que os profissionais foquem no crescimento do negócio, sem preocupações com a gestão do espaço físico.
Seja para pequenas, médias ou grandes empresas, o coworking se adapta às necessidades de cada uma, contribuindo para um ambiente mais dinâmico e produtivo.
Traga sua empresa para uma das unidades do Club Coworking e venha desfrutar de todas essas vantagens! Acesse o site para conhecer as opções de serviços e planos.