A comunidade coworking é conhecida pela união e troca de conhecimento. No entanto, apesar de o ambiente ser extremamente estimulante para isso, cada membro deve fazer a sua parte de contribuir para a manutenção desse clima.
Se você atua em um coworking, seja sozinho ou com a equipe da sua empresa, existem diversas atitudes que pode ter para fortalecer a comunidade. Oferecer ajuda aos colegas, prestigiá-los em eventos e indicar o trabalho deles são apenas alguns exemplos de ações bastante válidas nesse sentido.
Quer saber mais sobre o seu papel no fortalecimento do clima de união do coworking? Continue a leitura e confira!
Importância de fortalecer a comunidade coworking
A experiência de trabalhar em um coworking é diferente de uma sala comercial tradicional, e falamos isso sem considerar apenas os custos. Afinal, embora a economia seja um ponto relevante ao optar por um espaço compartilhado, não é a única vantagem envolvida.
Em um coworking é possível conhecer pessoas de diferentes áreas de atuação, trocar experiências, ampliar a bagagem de conhecimento e até encontrar parceiros de negócios. Parceria, apoio, união, confraternização, são ações que você pode encontrar nessa modalidade de escritório.
Porém, para desfrutar de tudo isso e ser realmente parte da comunidade coworking é preciso contribuir e ser parte ativa dela. Quando um membro é participativo, interage com os colegas, divide o que sabe e constrói conexões, vivencia a experiência intensamente.
Adotar uma postura ativa em relação à comunidade é importante para se desenvolver e crescer como pessoa, profissional, empreendedor. Quanto mais você se conectar aos demais coworkers, mais do que contatos, terá pessoas com quem contar. Seja para pedir um conselho de negócios, para indicar o seu trabalho ou simplesmente conversar nos intervalos para se distrair.
10 Ações para fortalecer a comunidade do coworking
A pergunta que fica é: como fortalecer a comunidade do coworking? Quais atitudes contribuem para isso? Veja a seguir uma lista com ações que possuem esse poder e comece a aplicá-las hoje mesmo!
1. Respeitar o espaço dos colegas
Pode parecer estranho, mas para fortalecer a comunidade coworking é preciso saber manter distância em certas situações. Isso significa respeitar o espaço dos colegas, evitando, por exemplo, interrompê-los enquanto estiverem trabalhando. É totalmente possível criar conexões sem ser invasivo.
2. Demonstrar receptividade
Cada pessoa tem a sua personalidade, uns são mais expansivos e outros mais reservados. No entanto, todos podem encontrar formas de se mostrarem receptivos à sua maneira, sem a necessidade de tentar parecer algo que não são.
Isso pode ser feito de diferentes maneiras. Os mais expansivos podem, por exemplo, tomar a iniciativa para iniciar uma conversa. Já os mais reservados poderão demonstrar abertura com um sorriso e uma expressão amigável.
3. Participar de eventos no coworking
Nos melhores coworkings, além dos espaços de trabalho, há salas de reunião e auditórios para a realização de eventos. Se um coworker for realizar um evento e convidar os demais, faça o possível para participar. Prestigiar o trabalho de um colega é uma ótima maneira de demonstrar sua atenção.
4. Conhecer o trabalho dos coworkers
Por falar em demonstrar atenção, procure conhecer o trabalho dos coworkers. Mesmo que sejam áreas totalmente diferentes da sua, em algum momento essas conexões poderão ser úteis.
Às vezes, empresas de segmentos diferentes podem ser parcerias por compartilharem um mesmo público-alvo. Então, não feche as portas para áreas que parecerem distantes da sua, pois pode existir uma ligação indireta.
5. Indicar os serviços dos colegas
As indicações de serviços são bastante comuns entre amigos e conhecidos, é uma forma de contratar um profissional através da referência de alguém de confiança. Elas são boas para a pessoa que recebe a sugestão e para a empresa, que irá conquistar mais clientes.
Após conhecer o trabalho dos colegas do coworking, sempre que tiver a oportunidade, indique o trabalho deles. Assim, estará ajudando duas pessoas, que poderão, em algum momento, retribuir a gentileza.
6. Encontrar afinidades com eles
O ser humano tem a tendência de se aproximar daqueles com os quais encontra afinidades. Lembrando que isso não significa conviver apenas com quem pensa igual, mas sim ter algum grau de identificação.
No coworking todos os membros têm em comum o desejo de crescer profissionalmente, seja como freelancer ou empreendedor. Isso já será o suficiente para gerar aproximação e fortalecer o espírito de comunidade.
7. Acolher novos membros
Sempre que um novo membro chegar para integrar o coworking, seja receptivo. Por mais que a gestão do espaço tenha essa função de receber seus novos clientes, nada melhor do que ser acolhido por quem já trabalha no local. Um simples oferecimento de ajuda irá transmitir um clima positivo e de colaboração.
8. Pedir conselhos de negócios aos colegas
A mentoria é um processo bastante em alta no universo corporativo. Consiste na transmissão de conhecimento de um profissional mais experiente para outro que está iniciando a sua jornada.
Aproveite que estará cercado de profissionais de sucesso no coworking e peça conselhos a eles. Além de se beneficiar do conhecimento, irá fortalecer essa conexão, fazendo também com que o colega se sinta útil e prestigiado.
9. Compartilhar seu conhecimento
Independentemente de quanto tempo de experiência tenha, sempre há algum conhecimento que vale a pena ser compartilhado. Quando houver a oportunidade, ensine algo que sabe e possa ajudar um coworker. Lembre-se que os gestos positivos que direcionamos aos outros podem retornar para nós.
10. Estar presente no happy hour semanal sempre que possível
Um dos grandes diferenciais da comunidade do coworking é que, além de trabalho, há momentos de confraternização. Um bom exemplo disso é o happy hour semanal, tradição nos principais espaços compartilhados.
Aproveite esses momentos de descontração sempre que puder. Eles são oportunidades de relaxar, conhecer melhor os colegas e, claro, fazer networking!
Ao aplicar essas ações no dia a dia você irá contribuir para o fortalecimento da comunidade coworking. Assim, irá conviver em um ambiente positivo e propício ao desenvolvimento.
Se deseja ser membro de uma comunidade com conexões verdadeiras e contar com serviços de qualidade, venha para o Club Coworking!