= x

Blog

Início / Blog

O que é market share de uma empresa?

Market share: o que é e como medir a participação de mercado da sua empresa!

Conhecer o mercado no qual sua empresa está inserida é fundamental para entender o cenário e tomar boas decisões. É exatamente disso que trata o market share, termo relacionado à participação de um empreendimento no mercado.

Ao saber mais sobre esse indicador, você terá uma visão abrangente sobre os resultados do seu negócio, podendo identificar oportunidades de crescimento, definir estratégias de marketing mais eficazes e mais!

Continue a leitura para entender o que é market share, sua importância, como medir, o que significa aumentá-lo e mais uma série de dicas. Vamos lá?

O que significa o market share?

O termo market share significa quota ou fatia de mercado. Representa o quanto uma empresa está penetrada no seu mercado de atuação.

O que é market share e qual sua importância nas empresas?

Agora que você já sabe o que significa o termo market share, vamos explicar o conceito. Trata-se de um indicador que mostra a porcentagem de venda que uma empresa tem em relação à receita total do setor.

Observe a imagem abaixo:

Market share: o que é e como medir a participação de mercado da sua empresa!

A área verde representa todo um mercado, como o de cosméticos, por exemplo. Ou seja, a quantidade total de vendas de produtos feitas por todas as empresas do segmento no Brasil. A fatia vermelha mostra o quanto desse mercado determinada empresa detém.

Além do volume de vendas, o market share pode ser analisado sob outros pontos de vista, como receita e clientes.

Por que é importante?

Acompanhar a fatia de mercado da empresa ao longo do tempo, proporciona ao gestor uma visão detalhada sobre o desempenho do negócio. Assim, ele consegue verificar a efetividade de estratégias e campanhas de marketing, por exemplo.

Além disso, o aumento do market share é um bom sinal, mostrando que o empreendimento está no caminho certo. Enquanto o oposto, ou seja, uma redução do market share deve ser um sinal de alerta.

O que significa aumentar o market share?

Aumentar o market share significa ampliar a participação de uma empresa no seu mercado de atuação.

Isso representa conquistar uma fatia maior do mercado total, seja em vendas, receita, número de clientes ou qualquer outro critério utilizado para medir o market share.

Como medir o market share?

O cálculo para medir o market share é bastante simples. Basta seguir a fórmula abaixo:

  • Divida o total de clientes da empresa pelo total de clientes do mercado;
  • Em seguida, multiplique o resultado por 100.

Assim, você terá a porcentagem que representa a participação da empresa dentro do mercado total.

Existem algumas formas de conseguir os dados necessários para o cálculo, como através de estudos demográficos feitos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Com essas informações, será possível identificar perfis que compõem um mercado, como, por exemplo, considerando informações como: região, gênero, faixa etária, renda etc.

O que fazer para aumentar o market share?

De modo geral, toda empresa tem o objetivo de conquistar novos clientes e, como vimos, isso significa aumentar o market share.

Veja, a seguir, dicas efetivas que ajudarão seu empreendimento a crescer, conquistando uma fatia maior de consumidores.

1. Precifique os produtos ou serviços estrategicamente

A precificação é uma importante ferramenta para aumentar o market share. E não é apenas através de preços baixos que isso pode ser feito, também é preciso ajustar os valores cobrados conforme o público-alvo.

Por exemplo, se o público-alvo valoriza qualidade e exclusividade, preços premium podem ser uma estratégia eficaz. Já para um público mais sensível ao preço, promoções, descontos e condições de pagamento facilitadas podem atrair mais consumidores e garantir competitividade.

2. Invista na fidelização de clientes

Quando se fala em aumentar o market share, logo nos vem à mente a conquista de novos clientes, o que é realmente importante, mas não é tudo. Além de atrair novos consumidores, é fundamental investir em estratégias para fidelizar os que já foram conquistados.

Para isso, é preciso oferecer vantagens para aqueles que já consomem da sua empresa, como descontos, brindes, programas de vantagens etc.

3. Analise os concorrentes

Aumentar o market share significa se sobressair à concorrência. Para conseguir isso, é necessário conhecer essas empresas, entender as estratégias usadas por elas, por que os clientes as escolhem etc.

Ter essa visão sobre os concorrentes é necessário para desenvolver estratégias efetivas, que preencham as lacunas do mercado.

4. Construa parcerias estratégicas

Unir-se a outras empresas é mais uma forma de aumentar o market share. Através de boas parcerias, todos são beneficiados. Isso pode ser feito através da colaboração entre negócios de segmentos diferentes, mas com o mesmo público-alvo. 

5. Expanda para diferentes canais de venda

Estabelecimentos físicos podem ampliar sua fatia de mercado ao também utilizarem meios digitais. Dessa forma, terão o público local e o digital, sem fronteiras geográficas. 

6. Diversifique o portfólio de produtos ou serviços

A diversificação pode ajudar a atender diferentes necessidades do mercado e atrair novos clientes. Isso pode incluir:

  • Lançamento de produtos complementares aos já existentes;
  • Criação de versões premium ou econômicas de um produto atual;
  • Entrada em nichos de mercado pouco explorados pela concorrência.

7. Invista na experiência do cliente

A experiência do cliente é um fator decisivo para aumentar o market share, pois clientes satisfeitos não só retornam, mas também recomendam a empresa para outras pessoas.

Invista em atendimento personalizado, suporte eficiente e uma jornada de compra agradável, o que pode incluir desde um pós-venda atencioso até a criação de canais de comunicação rápidos e eficazes.

Conte com o coworking para proporcionar uma experiência positiva aos clientes!

Você sabia que o coworking pode ajudar sua empresa a oferecer uma experiência positiva aos clientes?

Através de diferentes soluções, seu empreendimento poderá demonstrar ao público seriedade e comprometimento, como:

  • Endereço estratégico em polos de negócios;
  • Salas de reunião equipadas para receber os clientes;
  • Recepção com profissionais treinados;
  • Atendimento telefônico personalizado com transmissão de recados em tempo real.

Traga sua empresa para uma das unidades do Club Coworking e surpreenda seus clientes com um ambiente profissional e preparado para atender todas as suas necessidades. Acesse o site e saiba mais!