Está pensando em fazer uma live e não sabe como organizar isso no coworking? Saiba que o ambiente do espaço compartilhado poderá agregar ao seu conteúdo, tanto do ponto de vista prático quanto visual.
Seguindo as dicas certas você poderá realizar lives de qualidade e oferecer um conteúdo relevante para o público. Vamos saber quais são elas? Continue a leitura e confira o passo a passo que preparamos.
Por que fazer uma live?
Nas redes sociais não é difícil ver pessoas fazendo lives. Os objetivos são variados, como: transmitir conteúdo ao público, vender produtos, entrevistar pessoas, anunciar cursos, são várias as possibilidades.
Muitos profissionais e empreendedores têm dúvidas sobre o uso desse formato. Alguns por se sentirem acanhados em falar ao vivo e outros por não verem grandes mudanças em relação aos vídeos gravados.
Na realidade, todos os formatos de conteúdo que podem ser compartilhados nas redes sociais atualmente são interessantes. A live tem como diferencial a interação imediata, capaz de transformar a transmissão em um bate-papo muito enriquecedor.
Mais um diferencial da live é o horário para início e encerramento. Um vídeo fica disponível para o público assistir quando desejar. Já as lives ativam o gatilho da escassez, de ter que se programar para acompanhar naquele horário.
Veja quais são as principais vantagens de fazer lives:
- Aumenta o engajamento do público;
- É uma estratégia de baixo custo;
- Ajuda na construção de uma imagem de autoridade no assunto;
- Geração de leads;
- Possibilidade de ampliar o público de eventos presenciais.
Como é possível fazer uma live de qualidade no coworking?
No início da publicação já adiantamos que o coworking é um local interessante para a realização de lives e agora vamos explicar as razões para isso.
Em relação à praticidade, basta reservar uma sala de reunião. Por serem ambientes com isolamento acústico, não haverá ruídos externos para comprometer a qualidade da transmissão.
Partindo do ponto de vista visual, o ambiente do coworking poderá agregar à live, transmitindo modernidade e inovação. Espaços assim passam essas ideias por serem bastante populares entre startups e profissionais em geral alinhados com o mercado atual.
8 Dicas para fazer uma live de qualidade no coworking
Vamos começar a conferir as dicas para fazer uma live de qualidade no coworking? Para fazer bonito em frente às câmeras é preciso caprichar na preparação, confira os passos.
1. Defina o tema e formato da live
A definição do tema é o primeiro passo para fazer uma live de qualidade. Atrelado a ele está o formato, que pode ser desde uma entrevista até um bate-papo com o público.
Para nortear a escolha, considere os objetivos que tem com a live. Sua principal intenção é divulgar um produto ou serviço, ou construir uma imagem de autoridade no assunto? Pense nisso e terá um bom direcionamento.
2. Entenda quem é o público-alvo
Qual é o perfil ideal de público para a sua live? A estratégia de criação de personas, muito aplicada no marketing, é interessante também nessa situação. Ter essa clareza ajudará na definição de diversos detalhes, como: duração, horário, linguagem utilizada, identidade visual do material de divulgação etc.
3. Reserve uma sala de reunião no coworking
A definição da data da live deve ser feita considerando a disponibilidade de salas de reunião do coworking. Lembre-se de verificar quantas pessoas irão participar para optar pelo espaço adequado.
Uma live pode ser realizada por uma pessoa ou ter uma equipe de apoio maior, dependendo das necessidades. Se for transmitir uma palestra que terá público presencial, reserve o espaço com capacidade compatível.
4. Prepare os equipamentos
Verifique quais são os equipamentos que irá precisar de acordo com o tipo de live. É essencial testá-los com antecedência para evitar imprevistos. Se nunca fez uma transmissão ao vivo, faça uma em um perfil fechado como teste.
Outras medidas de segurança em relação a aspectos técnicos incluem ter equipamentos de backup, para usar se necessário, e contar com o apoio do suporte de TI do coworking.
5. Crie um roteiro com os assuntos a serem abordados
Mesmo que vá falar de um assunto que já domine, crie um roteiro para não se esquecer de nenhum tópico importante. Ter esse guia ajudará a conter o nervosismo, pois não há o medo de não saber o que dizer. Acredite, é uma medida simples, mas que poderá te poupar de diversos problemas.
6. Defina previamente se a live será gravada
As redes sociais permitem que as lives sejam compartilhadas após gravadas. Assim, o conteúdo poderá ser assistido por mais pessoas. No entanto, dependendo da estratégia que for utilizar, poderá ser interessante não disponibilizar o vídeo gravado.
Se a ideia é realmente atrair o maior público possível para assistir online, deixe claro na divulgação que a live não será salva. Essa é uma prática usada por quem realiza transmissões com promoções relâmpago.
Por outro lado, se for um conteúdo criado apenas com a finalidade de construir uma imagem de especialista na sua área, é interessante salvar o vídeo para outras pessoas assistirem. Desse modo, aqueles que não puderem acompanhar ao vivo poderão ver em outro momento.
7. Interaja com o público
A interação com o público é um dos grandes diferenciais da live, então aproveite essa oportunidade. Lembrando que nem sempre dá para apresentar um conteúdo e responder as perguntas, pois isso pode atrapalhar a linha de raciocínio.
O ideal é iniciar abordando os assuntos que planejar e, em seguida, abrir para responder as perguntas. No Instagram existe uma ferramenta específica para perguntas que facilita muito esse processo.
8. Divulgue a sua live
Para ter pessoas assistindo sua live, elas precisam ficar sabendo da transmissão. Então, invista na divulgação com uma antecedência razoável para os interessados se programarem.
Se você já tem presença digital, terá mais facilidade por já contar com um público. Caso ainda não tenha, comece a investir nisso o quanto antes, pois se trata de uma estratégia importante para profissionais de todas as áreas.
Contar com o apoio de pessoas influentes na divulgação poderá fazer uma grande diferença. Lembrando que, para ter bons resultados, elas devem ter o mesmo público-alvo que o seu.
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