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Saiba como fazer marketing pessoal dentro do coworking

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Já falamos em diversas publicações sobre os benefícios que os escritórios compartilhados oferecem para ampliar a rede de contatos. Contudo, é preciso saber como fazer marketing pessoal dentro do coworking para obter bons resultados.

Por mais que o espaço facilite o networking, cabe a cada profissional ter iniciativa para deixar a sua marca e se fortalecer no mercado. Se é isso o que está buscando, vai gostar das dicas que iremos compartilhar. Siga a leitura e acompanhe!

O que é marketing pessoal?

Marketing pessoal é o nome dado ao processo de construção da sua imagem e marca como profissional. Se pedirmos para você pensar em um médico respeitado da sua cidade, se lembra de alguém com facilidade? Se sim, é sinal de que essa pessoa construiu uma imagem positiva e se tornou reconhecida na região.

Por mais que uma parcela dessa imagem seja construída naturalmente, ao longo de anos realizando um bom trabalho, existem ações que podem acelerar o processo. Afinal de contas, assim como ocorre com a venda de produtos, os profissionais precisam se tornar conhecidos para que as pessoas contratem os seus serviços.

No final das contas, o marketing pessoal e o de produto são bastante semelhantes. A intenção de ambos é mostrar ao público que são confiáveis. Nos dois casos é necessário lançar mãos de diferentes estratégias para alcançar o objetivo, sobre as quais falaremos mais adiante.

Qual é a importância do marketing pessoal?

O mercado está bastante concorrido em diferentes segmentos. Nas cidades não há apenas poucos profissionais de cada área que não precisam se preocupar em captar clientes porque eles chegam naturalmente como no passado.

Hoje, aqueles que desejam se destacar precisam, intencionalmente, buscar formas de chegar lá. A boa notícia é que existem diferentes maneiras de alcançar esse objetivo. Além do mais, profissionais que atuam em coworkings podem começar a fazer isso no próprio espaço, que é um convite ao marketing pessoal e ao networking.

O coworking é um convite para o marketing pessoal

Um coworking é um espaço compartilhado por diferentes profissionais. Alguns podem trabalhar lado a lado nas posições rotativas ou nas salas privativas, opção mais comum para empresas.

No dia a dia de um escritório como esse a interação acontece de maneira natural. Assim, é possível conhecer e se aproximar de pessoas que atuam em diferentes áreas, o que é ótimo para trocar conhecimento, indicações e até realizar projetos juntos.

Podemos comparar um coworking a uma comunidade em que você irá aplicar as suas estratégias de marketing pessoal. Então, gradualmente essa comunidade irá se expandir, fazendo com que o seu trabalho se torne cada vez mais conhecido, formando uma grande rede.

7 Dicas para fazer marketing pessoal dentro do coworking

Agora que já ficou claro o que é o marketing pessoal, sua importância e o potencial que o coworking possui para isso, confira dicas de como colocar a ideia em prática.

1. Mostre-se aberto para se relacionar com as pessoas

A primeira atitude a ser adotada para fazer marketing pessoal dentro do coworking é se mostrar aberto para se relacionar com as pessoas. Isso inclui ser receptivo quando alguém se aproxima em uma pausa para o café e participar de eventos no local.

Acredite, a sua postura faz toda a diferença para construir conexões. Se os colegas do espaço não sentem que podem se aproximar, não o farão. Assim, mesmo estando em um ambiente propício para fazer networking, acabará perdendo grandes oportunidades.

2. Tenha interesse pelo trabalho dos coworkers

Durante as conversas que tiver com os coworkers, demonstre interesse pelo trabalho deles. Ouça com atenção o que disserem, faça perguntas. Assim, estará abrindo o caminho para fazerem o mesmo com você, permitindo que fortaleça o seu marketing pessoal.

3. Indique o trabalho dos colegas

Quer que as pessoas indiquem seu trabalho? Faça o mesmo por elas! Se você sabe que um conhecido está procurando um profissional de determinada área e tem um colega do coworking que trabalha com isso, indique! Esse gesto é bastante valorizado e costuma ser retribuído.

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Por mais que o espaço facilite o networking, cabe a cada profissional ter iniciativa para deixar a sua marca.

4. Marque reuniões com os clientes no coworking

O marketing pessoal dentro do coworking não se refere apenas aos colegas do espaço, mas também a todos. Quando você traz um cliente para uma reunião no escritório está mostrando a ele que sua empresa está estabelecida em um espaço estruturado, bonito e bem localizado.

Esses detalhes também fazem parte da construção de uma imagem de confiança e credibilidade. Além disso, reservando a sala de reuniões para a ocasião, terá um local totalmente preparado para realizar apresentações e receber seus clientes confortavelmente.

5. Promova eventos no local

Você já promoveu um evento no coworking do qual faz parte? Essa é uma forma de investir no seu marketing pessoal e apresentar o seu trabalho para mais pessoas. Alguns espaços contam com auditórios que podem ser reservados para essa finalidade. Aproveite a oportunidade, convide clientes, colegas e parceiros de negócios.

6. Tenha presença digital

Ter presença digital é fundamental para fazer marketing pessoal em qualquer situação. Afinal, atualmente é na internet que as pessoas vão para buscar qualquer tipo de produto ou serviço que estejam precisando.

Você pode usar o seu perfil profissional nas redes sociais para mostrar o espaço em que trabalha, falar sobre os benefícios e se aproximar do público. Lembre-se que marketing pessoal é sobre se tornar reconhecido na sua área e não apenas sobre conquistar clientes.

7. Saiba vender o seu peixe

Se você tivesse a oportunidade de conversar por poucos minutos com um cliente em potencial, saberia vender o seu peixe? Saber apresentar o seu trabalho é fundamental, afinal, nunca se sabe quando precisará fazer isso sem ter tempo de se preparar.

O segredo está em realmente acreditar no seu potencial e conhecer profundamente o setor. Dessa forma, conseguirá falar com naturalidade, focando nos principais pontos.

8. Realize um trabalho impecável

Por fim, além das estratégias voltadas especificamente para o marketing pessoal é preciso realizar um trabalho impecável para os clientes que confiarem em você. Se eles ficarem satisfeitos possivelmente te indicarão para conhecidos e assim a rede também se expandirá.

Gostou das dicas? Aproveite para acessar outras postagens do blog do Club Coworking e conferir mais conteúdos sobre negócios!