Você já ouviu alguém falar que as pessoas prosperam trabalhando em um coworking? Embora o sucesso precise ser conquistado, certos fatores contribuem para o alcance de metas e o alcance de metas.
Em um coworking se tem custos mais baixos com a estrutura do negócio, localização estratégica e facilidade para fazer networking. Esses fatores, associado a outros sobre os quais falaremos adiante, funcionam como molas propulsoras para o desenvolvimento.
Quer saber mais? Continue a leitura para entender melhor como o coworking pode te ajudar a ter uma trajetória próspera.
12 Fatores que fazem as pessoas prosperarem trabalhando em um coworking
Vamos entender através dos tópicos a seguir por que as pessoas prosperam trabalhando em um coworking. Veja que cada um deles tem um impacto diferente e, juntos, contribuem para se chegar a grandes resultados.
1. Maior destinação de recursos para o desenvolvimento do negócio
Optar pelo coworking é uma escolha capaz de promover uma redução de custos significativa. Afinal, alugar uma sala em uma localização privilegiada, contratar serviços de limpeza, manutenção e recepção, entre outros, possui um custo elevado.
Em um espaço compartilhado, o custo da estrutura é menor para os usuários. Assim, é possível destinar mais recursos para o desenvolvimento do negócio, o que certamente funciona como um impulso extra ao negócio.
2. Facilidade para fazer contatos
Ter bons contatos é fundamental na carreira, seja como empresário, freelancer ou funcionário de uma empresa. Conhecer as pessoas certas pode proporcionar diversos benefícios, como:
- Receber indicações e conquistar mais clientes / oportunidades;
- Tornar-se reconhecido no mercado como referência na sua área de atuação;
- Encontrar bons parceiros de negócios;
- Construir laços sólidos e ter com quem contar em diferentes situações da carreira.
As chances de conhecer pessoas no coworking são muito maiores do que em uma sede própria da empresa ou trabalhando em casa. Além do contato com colegas, é um local frequentado por outras pessoas, sem contar na localização, que também facilita o networking nas proximidades.
3. Convivência com profissionais experientes e inspiradores
Podemos aprender muito através da convivência com outras pessoas. Nos negócios, ter contato com outros empreendedores é extremamente enriquecedor. Já imaginou aprender através das experiências de terceiros e ser poupado de passar pelo caminho das pedras?
No coworking, a convivência diária com os colegas certamente é um fator que aproxima os usuários da prosperidade. Mesmo aqueles que optam pela sala privativa terão esse contato através dos ambientes de uso comum, como ambiente de descompressão, copa e durante os happy hours.
4. Transmissão de uma imagem de credibilidade aos clientes
Marcar uma reunião com um cliente e recebê-lo em um endereço localizado em um grande centro comercial e em uma sala estruturada causará uma excelente impressão. Ao contrário do que alguns acreditam, o coworking não compromete a credibilidade de um profissional, pelo contrário!
5. Localização que facilita o acesso a oportunidades
A localização é um fator fundamental para imóveis residenciais e comerciais. Se não fosse, não teria tanto impacto sobre o valor de locação e venda desses bens. Com o coworking você tem a oportunidade de estar em uma área estratégica e rodeada de oportunidades. E, lembrando, sem arcar com os mesmos custos do aluguel.
6. Aumento da motivação
Chegar para trabalhar em um ambiente moderno, bem decorado e com pessoas inteligentes e animadas é uma grande injeção de ânimo. Mesmo que você trabalhe sozinho, o fato de estar próximo dos colegas de coworking fará uma grande diferença.
Inclusive, muitos profissionais deixam o home office porque se sentem sozinhos, algo que pode levar até a quadros depressivos. Mesmo coisas simples, como ter com quem conversar durante um cafezinho, se mostram extremamente benéficas.
7. Ser membro de uma comunidade
Um coworking é muito mais do que um espaço físico para trabalhar e sim uma comunidade. Os usuários se ajudam, trocam experiências, inseguranças, conquistas… A necessidade de pertencer, natural do ser humano, é suprida nesses espaços, contribuindo diretamente para o sucesso profissional.
8. Melhora na gestão do tempo
Muitos profissionais encontram dificuldade para gerenciar seu tempo, especialmente no home office. Dessa maneira, ter um local adequado para trabalhar, com ambientes específicos para realizar tarefas, descansar, fazer reuniões e se alimentar, facilita essa organização.
Uma gestão do tempo adequada é fundamental para prosperar. Afinal de contas, se relaciona com um dos recursos mais valiosos que temos. Aqueles que sabem aproveitar bem o dia conseguem se dedicar ao trabalho sem excessos, mantendo-se bem mental e fisicamente.
9. Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
Falando em manter-se bem, o coworking também é positivo por estimular o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Trata-se de um local em que as pessoas trabalham duro, se dedicam, mas também descansam, relaxam e cuidam de si mesmas.
O happy hour, encontro tradicional entre os coworkers às quintas e sextas-feiras, é um momento para relaxar, conversar e estreitar laços. Profissionais que mantêm uma rotina equilibrada têm muito mais chances de prosperar e manter um crescimento sustentável.
10. Estímulo à criatividade e inovação
O coworking possui um ambiente que exala criatividade e inovação, o que é ótimo para estimular a mente. A decoração, a convivência com os colegas, tudo contribui para se ter ideias criativas para o seu negócio.
É sempre importante lembrar que a inovação é a principal estratégia para se destacar em um mercado competitivo e ganhar a preferência dos clientes.
11. Possibilidade de selar parcerias com coworkers
No coworking, os usuários não se veem como concorrentes e sim parceiros. Inclusive, é bastante comum a realização de projetos em colaboração. Profissionais que atuam em setores próximos e voltados para o mesmo público podem desenvolver serviços juntos e crescerem lado a lado.
12. Aumento da satisfação profissional
Por fim, a combinação entre convivência positiva, rotina equilibrada, criatividade e produtividade, resulta no aumento da satisfação profissional. Uma pessoa que se sente satisfeita, acredita no seu trabalho e no seu potencial, certamente irá entregar resultados muito melhores.
Conclusão
Entendeu por que as pessoas prosperam trabalhando em um coworking? Não se trata de um simples compartilhamento de espaço, e sim de ideias, motivação e oportunidades.
Quer prosperar também? Venha para o Club Coworking e torne-se parte de uma comunidade diversa onde são feitas conexões verdadeiras!