Em 2024, 2,2 mil empresas registraram pedidos de recuperação judicial no Brasil, segundo dados da Serasa Experian. Um número considerado elevado, que representa um aumento de 61,8% em relação ao ano anterior. Mas quais os motivos para uma empresa falir?
Não existe apenas uma resposta para essa pergunta. São muitas as razões para um negócio ir à falência, envolvendo tanto questões externas quanto internas.
Na publicação de hoje vamos explorar os principais motivos, esclarecer dúvidas e compartilhar dicas para evitar chegar a esse ponto. Vamos lá?
O que leva uma empresa a falir? Veja os principais motivos
Além de crises econômicas e questões externas, existem diversos fatores relacionados à gestão de uma empresa que podem levá-la à falência. Veja quais são os principais motivos.
Falta de conhecimento no setor
Muitos empreendedores escolhem uma área para investir porque veem potencial de crescimento, mas sem ter conhecimento aprofundado no ramo.
Embora existam conhecimentos universais quando se trata da gestão de negócios, cada setor possui as suas particularidades. Conhecer bem o mercado é fundamental para tomar decisões estratégicas e com boas chances de sucesso.
Carência de capacitação
Antes de abrir uma empresa, é preciso se preparar para a jornada, o que inclui tanto o aprofundamento no setor em que se pretende investir, quanto de práticas de gestão.
Um erro bastante comum é cometido por alguns profissionais com grande conhecimento técnico, mas sem preparo para gerenciar um negócio. Por exemplo, um experiente chef de cozinha que decide abrir um restaurante, mas não sabe como administrar o empreendimento.
Falta de planejamento
A ação é muito importante para abrir e gerenciar um negócio, entretanto, antes, é necessário planejar o que será feito. É durante o planejamento que a viabilidade das ações é verificada, afinal, nem sempre uma ideia que parece brilhante na teoria é realmente relevante.
Ao planejar é possível identificar oportunidades, riscos, detalhes que precisam de aperfeiçoamento, entre outros pontos relevantes.
Visão limitada sobre os clientes
Conhecer bem o público-alvo é crucial para o sucesso de qualquer negócio. Dessa forma, diversas empresas falham por não compreenderem as reais necessidades e desejos dos clientes.
Assim, acabam oferecendo produtos ou serviços pouco atrativos, ou desatualizados, resultando em poucas vendas e insatisfação. Por isso, investir em pesquisas de mercado é essencial para ajustar estratégias conforme as demandas.
Falta de investimentos
Muitos negócios deixam de crescer porque não conseguem ou não querem reinvestir parte dos lucros em melhorias e expansão. Sem recursos, a empresa pode se tornar desatualizada, perdendo espaço para os concorrentes.
O ideal é manter uma parte do orçamento destinada à inovação, compra de equipamentos, marketing, treinamento da equipe, entre outras áreas.
Falta de controle financeiro
Mais um erro comum que leva empresas à falência é a desorganização financeira. Não acompanhar o fluxo de caixa, misturar finanças pessoais com as empresariais e não registrar despesas corretamente pode levar ao descontrole.
Para evitar isso, contar com uma gestão financeira estruturada e ferramentas adequadas é essencial.
Precificação inadequada
A precificação é um ponto crucial para a sobrevivência de um negócio. Afinal, cobrar um valor muito baixo pode não ser suficiente para cobrir os custos, enquanto praticar preços altos demais podem afastar os clientes.
O preço dos produtos e serviços deve ser analisado periodicamente para realizar ajustes sempre que necessário.
Alta rotatividade de funcionários
Quando uma empresa tem alta rotatividade de funcionários, ela perde tempo e dinheiro na constante contratação e treinamento de novos colaboradores. Além de gerar custos elevados, compromete o entrosamento e a produtividade da equipe.
Custos elevados
Por fim, fechamos a lista de motivos para uma empresa falir com: custos elevados. Afinal, quando é caro demais manter o negócio funcionando, as despesas podem facilmente superar as despesas, gerando prejuízos que tornam o empreendimento inviável.
Isso pode ocorrer devido a diversos fatores, como aluguéis altos, despesas operacionais descontroladas, mão de obra acima do orçamento e outros gastos desnecessários.
Quais os sinais de que uma empresa está falindo?
Existem alguns sinais de alerta que uma empresa está se encaminhando para a falência. Conhecê-los é importante para agir antes que a situação se torne irreversível, confira!
- Queda constante no faturamento;
- Aumento no endividamento sem perspectiva de pagamento;
- Falta de fluxo de caixa para cobrir despesas operacionais;
- Desmotivação ou insatisfação generalizada na equipe;
- Perda significativa de mercado.
Como saber se devo fechar uma empresa?
A decisão de encerrar as atividades de um negócio é difícil, mas pode ser necessária em determinadas situações. Entre os pontos a serem avaliados estão:
- Falta de perspectiva de lucro a médio ou longo prazo;
- O endividamento ultrapassa a capacidade de recuperação financeira;
- A saúde mental e física dos envolvidos está sendo prejudicada;
- O mercado ou o setor em declínio sem previsão de recuperação.
O que fazer para a empresa não falir? Confira 5 dicas!
Para casos nos quais ainda é possível reverter a situação e também para os empreendedores que desejam apostar em ações preventivas desde o início do empreendimento, existem algumas medidas importantes. Acompanhe!
1. Nunca pule as etapas de planejamento
Colocar as ideias e objetivos no papel é essencial para ter uma visão ampla sobre o negócio e, a partir disso, tomar decisões embasadas. É preciso ter um bom plano de negócios que detalhe os passos a serem realizados.
2. Invista em capacitação
Buscar a capacitação no setor em que pretende atuar, e também na gestão de negócios, é imprescindível. Afinal, empreender é desafiador, sendo importante se preparar para essa jornada.
3. Mantenha o controle financeiro atualizado
O setor financeiro é o coração de uma empresa, se ele vai mal, tudo pode desandar. Dessa forma, é necessário manter um controle atualizado das finanças, com registros das entradas e saídas, assim como a separação entre contas pessoais e empresariais.
4. Conheça profundamente o mercado
Não dá para ter um bom desempenho sem conhecer as regras do jogo. Por isso, procure conhecer profundamente o mercado em que irá entrar. Faça pesquisas de mercado, converse com consumidores e outros empreendedores, saiba exatamente como é o terreno onde irá entrar.
5. Aposte em uma estrutura enxuta
Abrir um negócio envolve fazer investimentos para a contratação de profissionais, equipamentos, sistemas etc. É interessante apostar em uma estrutura enxuta, que proporcione tudo o que a empresa precisa para funcionar, mas sem excessos.
Um bom exemplo é a escolha pelo coworking em vez de montar um escritório próprio. Assim, é possível ter a mesma experiência, inclusive com uma sala privativa, mas sem os custos de aluguel e manutenção.
Além disso, em um escritório compartilhado sua empresa terá acesso a uma série e outras facilidades, como: endereço estratégico, atendimento telefônico personalizado, salas de reunião para locação por hora e mais!
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