Você tem uma marca pessoal? Uma identidade pelo qual os seus clientes, colegas de trabalho e as pessoas em geral te reconhecem? Saiba que esse é um importante passo para se consolidar na carreira, construir credibilidade e ser lembrado quando surgirem oportunidades de trabalho.
Trabalhar para construir uma marca forte significa controlar a narrativa sobre a imagem que o mercado tem de você. Dessa forma, poderá se posicionar estrategicamente para alcançar os seus objetivos.
Continue lendo para conferir o passo a passo para a criação de uma marca pessoal poderosa. Vamos lá?
O que é marca pessoal?
Seja nas empresas ou no mercado de maneira geral, existem inúmeros bons profissionais. Com isso, torna-se mais difícil se destacar e é exatamente neste ponto que a marca pessoal se mostra necessária.
Apesar de marca pessoal e reputação se relacionarem, são coisas diferentes. Todos temos uma reputação, que é como os outros nos enxergam com base em nossas ações, relacionamentos e a forma de nos comunicarmos. É basicamente o conjunto de opiniões e crenças que as pessoas têm sobre nós.
Seus colegas podem dizer que você é uma pessoa engajada e participativa, embora às vezes se atrase para as reuniões, por exemplo. Ou seja, sua reputação é uma mistura de coisas boas e algumas áreas a serem melhoradas.
Já a sua marca é algo mais intencional. É como você quer ser visto pelas pessoas. Enquanto a reputação está mais relacionada à credibilidade, a marca pessoal está ligada à visibilidade e aos valores que você representa.
A boa notícia é que você tem o poder de construir sua própria marca. Trata-se de uma questão de alinhar suas intenções com suas ações. Isso significa que você pode tomar decisões e adotar comportamentos influenciando a maneira como os outros o percebem.
Como a construção de uma marca pessoal pode ajudar na carreira?
Construir uma marca pessoal pode trazer diversos benefícios para sua carreira, pois fará com que seja reconhecido e lembrado por suas habilidades e valores, características que o tornam único.
Uma marca pessoal forte ajuda o profissional a se destacar da concorrência e a criar uma imagem positiva. E quando você cuidadosamente constrói o modo os outros o veem, pode abrir portas para oportunidades incríveis.
Por meio de uma marca bem-sucedida, você poderá atrair a atenção de empregadores e clientes em potencial, aumentando suas chances de conquistar o emprego dos sonhos e realizar grandes projetos.
Além disso, uma marca sólida transmite confiança e credibilidade, permitindo que estabeleça relacionamentos positivos e se destaque como um especialista em sua área. Então, invista no desenvolvimento da sua marca pessoal e prepare-se para colher os frutos de uma carreira brilhante!
7 Passos para construir sua marca pessoal
Agora que você já sabe o que é uma marca pessoal e por que ela é importante, veja como pode começar a construir a sua!
1. Invista no autoconhecimento
Comece entendendo quais são os seus valores, paixões, habilidades e objetivos. Se conhecer fará com que tenha clareza sobre quem você é e o que deseja transmitir aos outros.
Afinal, embora seja possível construir uma marca, ela deve ser baseada na sua identidade. O grande segredo para torná-la forte está em ser verdadeiro na forma como age, se comunica e se apresenta.
2. Defina sua proposta única
Para um negócio se destacar em um mercado competitivo precisa ter a chamada proposta única de valor, que representa algo que apenas aquele empreendimento pode oferecer aos seus clientes. Isso também se aplica à sua marca pessoal, pois é o que irá diferenciá-lo dos demais.
Para definir a sua proposta única, identifique o que o torna especial e diferente dos outros profissionais. Destaque seus pontos fortes e crie algo único pelo qual deseja ser lembrado.
3. Crie uma identidade visual
Uma marca é formada por um conjunto de elementos, sendo eles: valores, diferenciais e imagem. Afinal, ter uma identidade visual é importante para reforçar sua marca pessoal e torná-la forte na memória das pessoas.
Nesse sentido, desenvolva uma identidade visual consistente para usar em seu perfil profissional nas redes sociais, site e outros materiais. Nisso se inclui tanto o logotipo, quanto cores e fontes que reflitam sua personalidade e estilo.
4. Produza conteúdo de qualidade
O ambiente digital é um grande aliado do processo de construção da marca pessoal, pois permite que mais pessoas conheçam você e o seu trabalho. Mas, para isso, é preciso ter presença online, especialmente nas redes sociais.
Portanto, crie e compartilhe regularmente conteúdo relevante sobre sua área de atuação, seja por meio de artigos, vídeos, podcasts ou outras formas de mídia, demonstrando sua expertise e oferecendo valor às pessoas.
5. Faça networking de modo estratégico
Que fazer networking é importante para a carreira, provavelmente você já sabe. Mas é interessante fazê-lo de modo estratégico, transmitindo a sua marca pessoal para aqueles que conhecer.
Conecte-se com pessoas que tenham relação com a sua área, participe de eventos e grupos, e construa relacionamentos genuínos. Os profissionais que frequentam espaços de coworking têm como vantagem a possibilidade de fazer isso todos os dias com os colegas e visitantes do local.
6. Cuide da sua marca pessoal offline
Cuide também da sua imagem pessoal fora do ambiente digital, afinal, é preciso que todos os elementos que compõem a sua marca estejam conectados. Atente-se a detalhes que vão desde como você se veste até como se comunica e interage com os outros.
7. Utilize depoimentos e recomendações
Você já acessou o site de uma empresa e viu depoimentos de clientes satisfeitos? Saiba que esse conteúdo não está ali por acaso, trata-se da chamada prova social, uma estratégia de marketing utilizada para gerar vendas a partir da experiência de outras pessoas.
Essa pode ser uma maneira de reforçar a sua marca, fazendo com que as pessoas que virem esses depoimentos queiram fazer parte daquele grupo de clientes satisfeitos com a experiência. Assim, essas recomendações podem fortalecer também sua credibilidade e reputação.
Agora você já sabe como construir uma marca pessoal forte, capaz de impulsionar a sua carreira, seja empreendendo ou como funcionário de uma empresa.
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