= x

Blog

Início / Blog

Ferramentas de marketing digital para o seu negócio

Ferramentas de marketing digital para o seu negócio

No passado, as empresas precisavam de altos investimentos para se destacar através de campanhas de divulgação offline. Então, o marketing digital surgiu e democratizou o mercado, pois oferece diversas possibilidades para negócios de todos os portes.

Além do potencial de retorno, até mesmo para orçamentos restritos, existem diversas ferramentas que automatizam os processos. Assim, empreendimentos que não possuem uma equipe de marketing podem otimizar as tarefas sem prejudicar o desempenho das ações realizadas.

Na postagem de hoje vamos apresentar uma lista com ferramentas de marketing digital para impulsionar a divulgação do seu negócio. Elas irão te ajudar a alcançar o público certo para sua marca, criar conteúdo relevante e atrair leads com potencial para se tornarem clientes.

7 Ferramentas de marketing digital para empreendedores

Confira a lista que preparamos com 7 ferramentas de marketing digital para alavancar o seu negócio e torná-lo mais conhecido. Esse é o primeiro passo para construir uma imagem de autoridade no seu segmento de atuação. Vamos lá?

1. Hootsuite

Vamos começar a nossa lista de ferramentas de marketing digital com o Hootsuite, plataforma de gerenciamento de redes sociais.

Toda empresa precisa de um perfil em pelo menos uma plataforma, sendo o Instagram considerado o padrão da atualidade. No entanto, dependendo da área de atuação do negócio, vale a pena incluir o LinkedIn nas estratégias.

Usando o Hootsuite você conseguirá:

  • Centralizar a gestão de várias contas de mídias sociais em um só lugar, agilizando os processos de publicação, monitoramento e respostas para comentários dos seguidores;
  • Agendar postagens para datas e horários específicos, permitindo que você se dedique a outras tarefas enquanto as publicações vão para o ar automaticamente;
  • Analisar uma série de métricas sobre o desempenho das postagens para melhorar sua estratégia de mídia social.

Quanto custa? Oferece uma opção de plano básico gratuito. As versões pagas custam a partir de US$ 49 por mês.

2. Mailchimp

Para muitos empreendedores, marketing digital é sinônimo apenas de ações nas redes sociais. No entanto, existem muitos caminhos para explorar e o e-mail marketing é um deles.

Com o Mailchimp você terá uma grande facilidade para aplicar essa estratégia através de funcionalidades como:

  • Modelos prontos de e-mail para editar e enviar, sem precisar ter habilidades de design;
  • Opções de automatização do envio de e-mails com datas específicas ou relacionadas a alguma ação específica executada pelo usuário, como a inscrição em uma lista de contatos, realização de uma compra, entre outras;
  • Segmentação da lista de envio com base em dados dos contatos.

Quanto custa? É disponibilizada uma versão gratuita básica. As versões pagas custam a partir de R$ 55 por mês.

3. WordPress

Quer criar um site para a sua empresa de forma simples e prática? O WordPress é uma excelente opção, tanto que é o mais usado no mundo, representando cerca de 40% dos sites existentes hoje.

Algumas informações que explicam o sucesso do WordPress como ferramenta de marketing digital são:

  • É altamente personalizável e pode ser adaptado às necessidades de marketing da sua empresa;
  • É otimizado para SEO (Search Engine Optimization), facilitando as estratégias para obter destaque nos mecanismos de busca, como o Google;
  • Permite a integração com diversas ferramentas de marketing, como Google Analytics, e-mail marketing, entre outras;
  • É uma plataforma gratuita e de código aberto, o que significa economia para as ações de marketing digital da sua empresa.

Quanto custa? Oferece um plano básico gratuito.

4. SEMRush

O SEMRush é uma ferramenta que ajuda na aplicação de estratégias de SEO para o site e os perfis das redes sociais da empresa. Isso significa que você poderá otimizar a página do negócio para aparecer em uma boa posição nos resultados de pesquisas relacionadas no Google.

Conheça as principais vantagens oferecidas pelo SEMRush:

  • Análise de palavras-chave para impulsionar o site da sua empresa;
  • Monitoramento das atividades dos concorrentes, incluindo suas palavras-chave, posições nos resultados de busca, links de entrada etc;
  • Análise detalhada de seus backlinks, ou seja, os links de entrada que levam as pessoas ao seu site;
  • Análise das atividades das mídias sociais, incluindo o alcance e o engajamento das publicações.

Quanto custa? Oferece um plano básico gratuito. Os planos pagos custam a partir de US$ 119 por mês.

5. HubSpot

O HubSpot é uma plataforma completa que inclui ferramentas de marketing, vendas e atendimento ao cliente. Permite a integração e automação das estratégias de marketing, vendas e atendimento ao cliente.

A solução pode ser usada para:

  • Gerenciamento e qualificação de leads, ajudando a identificar e priorizar os contatos com mais chances de se tornarem clientes;
  • Análises e relatórios para medir o sucesso das suas campanhas de marketing;
  • Integração de mídias sociais, facilitando a publicação, o monitoramento e a análise das atividades;
  • Criação de fluxos de trabalho automatizados.

Quanto custa? Oferece um plano básico gratuito. Os planos pagos custam a partir de US$ 800 por mês.

6. Canva

O Canva é uma ferramenta um pouco diferente de todas as outras citadas até aqui. Trata-se de uma plataforma que oferece uma infinidade de opções de modelos prontos de imagens para editar rapidamente.

Para empresas com orçamento restrito, que não podem contratar os serviços de um designer gráfico, a solução representa uma grande facilidade.

Conheça as principais vantagens do Canva:

  • Fácil de usar, mesmo para quem não possui habilidades em design gráfico;
  • Ampla gama de modelos prontos e personalizáveis para vários tipos de mídia, como redes sociais, apresentações, folhetos e muito mais;
  • Ferramentas de design avançadas, como camadas, máscaras e efeitos diversos;
  • Armazenamento de arquivos na plataforma, possibilitando o acesso por diferentes dispositivos.

Quanto custa? Oferece uma versão básica gratuita. As versões pagas custam a partir de R$ 289 por ano.

7. Google Analytics

Além de criar campanhas de marketing digital, é preciso medir o sucesso para verificar se as ações foram bem-sucedidas e se existem pontos para aperfeiçoar. 

Para isso, você pode contar com o Google Analytics, uma ferramenta totalmente gratuita que oferece dados valiosos sobre a interação do público com o site da sua empresa. Algumas informações que você terá através dele são:

  • Número de visitantes do site da empresa, com filtros por dia, semana, mês ou qualquer período que você escolher;
  • Origem desses visitantes, como: links de outro site, pesquisa orgânica, anúncios, redes sociais ou acesso direto;
  • Palavras-chave que as pessoas buscam no Google e encontram o seu site;
  • Dados demográficos e interesses dos visitantes;
  • Tempo que os usuários passam no seu site e quais páginas eles visitam.

Quanto custa? É oferecido de forma totalmente gratuita pelo Google.

Conclusão

Agora que você conheceu essas opções de ferramentas de marketing digital para o seu negócio, poderá escolher aquelas que mais fizerem sentido para os seus objetivos.

Quer conferir mais dicas para impulsionar os resultados da sua empresa? Acesse outras postagens do blog Club Coworking e aproveite!