= x

Blog

Início / Blog

Como expandir sua marca por meio das redes sociais

Como expandir sua marca por meio das redes sociais

As redes sociais são parte da vida de muitas pessoas, inclusive usadas por empresas para se conectarem ao público. Se você ainda não explora essas plataformas no seu negócio, é importante começar a pensar a respeito, pois pode estar perdendo grandes oportunidades de crescimento.

Embora sejam fáceis de navegar, quando se trata de marketing é preciso utilizar as estratégias certas para ter bons resultados. Para te ajudar nessa tarefa, preparamos um conteúdo explicativo com informações úteis e dicas essenciais. Continue a leitura e confira!

O potencial das redes sociais para empresas

Antes das redes sociais surgirem, o marketing era feito de forma completamente diferente, pois as pessoas eram meras espectadoras. Os anúncios eram exibidos na TV, mídia impressa e outdoors. Então, as marcas demoravam para ter um retorno e conseguir medir o sucesso das campanhas.

Hoje, com a internet tornou-se possível acompanhar a reação do público em tempo real e em detalhes. Dá para saber quais foram os anúncios mais clicados, direcioná-los para o público-alvo, acompanhar o volume de conversões obtidas em cada plataforma, o índice de rejeição e assim por diante.

Por tudo isso, as redes sociais são extremamente promissoras quando o objetivo é expandir uma marca, tornando-a conhecida por mais consumidores. Além da facilidade para direcionar os anúncios, ainda há a possibilidade de construir relacionamento e criar um diálogo com os clientes.

Se você ainda não investe em estratégias de redes sociais para o seu negócio, é importante considerar. Afinal, essa é a melhor maneira de ir onde o seu consumidor está, conhecê-lo melhor, entender o que busca e, assim, definir estratégias para fidelizá-lo.

8 Estratégias de redes sociais para expandir sua marca

Já sabemos que as redes sociais são um meio incrível para tornar uma marca conhecida no mercado. Mas não dá para simplesmente criar um perfil, é necessário lançar mão das estratégias certas, vamos saber quais são elas? Acompanhe!

1. Escolha as plataformas

Existem diversas redes sociais, sendo as principais Instagram, Twitter, Tik Tok, Kwai e Facebook. Não dá para se dedicar a todas elas com a mesma intensidade e nem é necessário. O importante é eleger aquelas que mais fizerem sentido para o seu público.

De maneira geral, o público mais jovem, formado por adolescentes, está mais presente nas plataformas com foco em vídeos, como Tik Tok e Kwai. Já os consumidores mais velhos preferem o Facebook. É preciso entender essas particularidades para eleger as plataformas onde o seu público está.

2. Dedique-se à criação dos perfis

Para criar o perfil de uma marca em uma rede social é necessário se dedicar, criar imagens de perfil com a logo e cores características, mantendo sempre a qualidade. É importante incluir as informações mais relevantes na apresentação para que as pessoas encontrem facilmente.

Se você tem uma cafeteria, por exemplo, a bio do Instagram deve ter o endereço, horário de funcionamento e alguma frase de impacto que resuma a expertise do estabelecimento. Exemplo: o melhor pão de queijo da cidade!

3. Publique conteúdos relevantes

Diferentemente de outras mídias, onde o marketing se baseia majoritariamente em anúncios, nas redes sociais é preciso fornecer conteúdo de qualidade. Veja algumas sugestões para diferentes tipos de negócios:

  • Perfil de uma clínica médica: dicas de saúde, respostas para dúvidas comuns sobre doenças e tratamentos;
  • Perfil de uma cafeteria: fotografias artísticas com bolos e outros produtos oferecidos, dicas para presentear com delícias, sugestões de chás para combinar com cada sabor de bolo;
  • Perfil de uma loja de roupas: dicas de moda para diferentes ocasiões, como combinar cores, transformar looks básicos em elaborados etc.

Existem muitas possibilidades para cada tipo de negócio, faça pesquisas e encontre boas fontes de inspiração.

4. Mantenha a constância

As redes sociais são construídas através de relacionamento, então, não dá para fazer uma postagem hoje e retornar apenas na próxima semana. A constância é indispensável para expandir uma marca, pois é ela que fará com que as pessoas se interessem pelo conteúdo e se mantenham presentes.

5. Feche parcerias com influenciadores digitais

Se no passado os anúncios eram estrelados por artistas, como cantores e atores das novelas, hoje o foco está nos chamados influenciadores digitais. Como o público se identifica com essas pessoas, os resultados costumam ser muito positivos.

Vale lembrar que a escolha dos influenciadores que irão anunciar a sua marca não deve considerar apenas o número de seguidores. Em muitos casos, os chamados micro ou nano influenciadores, por terem um público menor, conseguem um nível de engajamento muito maior.

6. Interaja com o público de diferentes maneiras

A interação pode acontecer de diferentes maneiras nas redes sociais, como:

  • Respostas aos comentários feitos pelos seguidores nas postagens da marca;
  • Comentários feitos pela marca em outros perfis que façam sentido para a estratégia, como empresas parceiras e personalidades;
  • Compartilhamento de stories, com vídeos mais informais, mostrando os bastidores do empreendimento.

Explorar essas e outras possibilidades ajudará a tornar a marca memorável no imaginário do público.

7. Analise os perfis dos concorrentes

A análise dos perfis de marcas concorrentes é uma estratégia bastante válida. Afinal, é assim que saberá o que essas empresas estão fazendo e se estão obtendo bons resultados.

A ideia não é, de forma alguma, copiar e sim observar para, a partir dos insights obtidos, definir um direcionamento eficiente. Nessas análises, verifique o comportamento do público nos comentários para sentir os tipos de conteúdo que mais fazem sucesso.

8. Atenção à escrita e linguagem utilizada

Embora hoje as redes sociais estejam dando um grande destaque para vídeos, não há como ignorar a importância da escrita. É por meio dela que os conteúdos serão legendados, os comentários serão respondidos e assim por diante.

Além de ter atenção à grafia das palavras, é necessário definir qual será a linguagem utilizada. Se a marca for voltada para o público jovem, é preciso direcionar as mensagens, usando termos adequados. As pessoas precisam compreender o que está sendo dito e se identificarem com o conteúdo.

Com essas dicas você estará pronto para expandir sua marca por meio das redes sociais! Acesse outras postagens do Club Coworking para conferir mais conteúdos sobre empreendedorismo e negócios.