A opção de sala privativa do coworking é uma excelente opção para empresas e profissionais que desejam trabalhar com mais privacidade sem perder as comodidades do espaço.
Mas como fica o networking nesse caso? Será que o fato de estar em uma sala separada dos demais coworkers pode prejudicar a criação de conexões com outros profissionais?
Já podemos adiantar que não, pois o ambiente é um convite ao networking para todos, incluindo tanto quem ocupa as posições rotativas quanto as salas privativas. Siga a leitura e saiba como isso é possível.
É possível fazer networking trabalhando em uma sala privativa do coworking!
Mesmo que opte por trabalhar em uma sala privativa do coworking, ainda assim irá encontrar pessoas diversas vezes ao dia, diferentemente do que aconteceria no home office ou em um escritório próprio.
Durante a rotina de trabalho no coworking você terá oportunidades para se conectar com os colegas na área de descompressão, na cozinha, em eventos, no happy hour. Não há nenhum impeditivo para isso relacionado à sala privativa.
Afinal de contas, nos momentos em que estiver na sala, se estivesse em uma das posições rotativas permaneceria concentrado nas suas atividades. Dificilmente alguém iria te interromper para uma conversa.
O segredo para fazer networking em um coworking está em se colocar em situações de interação com as outras pessoas, demonstrar receptividade e real interesse em criar conexões.
Como fazer networking trabalhando em uma sala privativa do coworking?
Até aqui já ficou claro que é possível fazer networking trabalhando em uma sala privativa do coworking. Agora vamos para a parte prática, que envolve as maneiras de como conseguir isso, acompanhe!
Desfrute das áreas comuns do coworking
Se você chegar de manhã na sala privativa e sair dela apenas no final do dia, realmente será complicado fazer networking. Afinal, ninguém irá invadir o seu espaço para se aproximar. Então, procure desfrutar das áreas comuns do espaço.
As unidades do Club Coworking contam com áreas para descompressão que são ótimas para relaxar entre uma atividade e outra e se conectar com os colegas. Já pensou fazer uma pausa no meio do dia para jogar uma partida de sinuca? Momentos de diversão são ótimos para aproximar as pessoas!
Participe de eventos
Mantenha-se atento sobre o que acontece no coworking. Vai acontecer algum evento aberto ao público? Participe e prestigie os colegas! Lembre-se que pausar o trabalho por alguns minutos para fazer isso não é perder tempo, é investimento!
Faça suas refeições com os colegas
O momento das refeições pode ser também uma oportunidade para se aproximar das pessoas. Por isso, em vez de sair todos os dias para ir a um restaurante ou mesmo comer dentro da sala, use a área do coworking destinada para tal.
Além de facilitar o networking, esse hábito irá contribuir para que a sua rotina seja mais leve e agradável. Afinal, faz toda a diferença comer acompanhado de pessoas e conversar sobre diferentes assuntos.
Mostre abertura para conversar com as pessoas
Um ponto bastante importante para fazer networking é mostrar abertura para conversar com as pessoas. Se estiver o tempo todo com uma feição séria, sem dar um sorriso para ninguém, dificilmente irão se aproximar.
Pensar nisso é necessário porque muitas pessoas parecem sérias sem perceber. Então, se questione: qual ideia está passando para os outros através da sua expressão facial? Às vezes é só uma questão de ajustar as duas coisas para passar a mensagem correta.
Participe dos happy hours
No Club Coworking todas as quintas e sextas-feiras tem happy hours das 17 às 19 horas com chopp Heineken! Essa é uma oportunidade de relaxar depois de um dia cheio de trabalho e, claro, se aproximar dos coworkers.
Programe-se para participar sempre que for possível e desfrutar desse benefício que o espaço oferece. Além de networking você poderá fazer muitas amizades nesses momentos de descontração.
Apresente seu trabalho e conheça o dos coworkers
Nas conversas que tiver com os colegas do espaço, apresente o seu trabalho e ouça sobre o deles também. Apenas se lembre de fazer isso em momentos oportunos, evitando se prolongar demais até a outra pessoa perder o interesse.
Uma boa maneira de introduzir o assunto é demonstrando interesse pela carreira do outro. Faça perguntas e mostre-se verdadeiramente interessado. Possivelmente ele irá perguntar sobre a sua área de atuação e assim poderão se conhecer melhor.
Indique o trabalho dos colegas
Um amigo mencionou que está precisando dos serviços de um advogado especializado em direito digital e tem um profissional dessa área no coworking? Indique o trabalho dele!
Ações como essa são a essência do networking e dão sentido às conexões criadas. Quando você faz uma indicação está apoiando outros profissionais. Como consequência, muitos podem retribuir a gentileza e indicar também o seu trabalho.
Realize pequenos gestos de gentileza
Se tem um tipo de atitude que aproxima as pessoas é a gentileza. Trata-se de qualquer gesto, mesmo simples, voltado para promover um bem a uma pessoa. São exemplos de ações gentis: ajudar alguém com alguma tarefa, como carregar sacolas, buscar um papel na impressora, oferecer uma carona e assim por diante.
Encontre afinidades com os colegas
Sabe quando você começa a conversar com alguém e a pessoa diz que gosta muito de algo que você também adora? A sinergia é quase automática, não é mesmo? Esse é o poder das afinidades, pois elas criam e fortalecem as conexões.
Se deseja fazer contatos no coworking e fortalecê-los, mantenha-se atento às afinidades. Elas podem surgir em situações que poderiam passar despercebidas por pessoas mais desatentas.
Veja um exemplo simples disso: se você vê que o chaveiro de um colega é de um personagem de uma série que você adora, puxe assunto sobre. Possivelmente a partir disso novos temas irão surgir e a conversa ficar cada vez melhor.
Respeite o espaço dos colegas
Se mostrar aberto para conversar com as pessoas, buscar afinidades, falar sobre seu trabalho, ouvir os outros, tudo isso é muito importante. No entanto, é preciso tomar sempre o cuidado de não invadir o espaço de ninguém. Mantenha-se atento e saberá a hora certa de se aproximar sem ser invasivo.
Viu só como é possível trabalhar em uma sala privativa do coworking sem prejudicar o networking? Aproveite para acessar outras postagens e conferir mais dicas e novidades sobre negócios e carreira no blog do Club Coworking!