= x

Blog

Início / Blog

A localização é importante para seu coworking: faça a escolha certa!

Saiba porque a localização do coworking é importante.

Está pensando em se tornar um coworker? É comum que as pessoas foquem a sua escolha em dois aspectos: a qualidade dos serviços oferecidos e a estrutura. Embora sejam mesmo importantes, não são os únicos pontos relevantes, pois a localização do coworking poderá ajudar ou atrapalhar os seus negócios.

É preciso lembrar que, mais do que acessível para você, o local deve ser fácil para os seus clientes, colaboradores e parceiros. Além disso, a área da cidade em que uma empresa está localizada contribui para a imagem que o público em geral terá dela.

Vamos entender melhor a importância da localização do coworking para que a sua experiência seja positiva? Continue a leitura para conhecer os impactos desse fator.

Qual a importância da localização do coworking?

De 0 a 10, o quanto você considera a localização ao escolher o coworking em que irá trabalhar? Saiba que, mais do que praticidade, seu endereço profissional pode contribuir de diferentes formas para o seu sucesso, veja a seguir.

Acesso facilitado para clientes e parceiros de negócios

Grande parte das profissões que se enquadram no formato coworking têm como uma de suas atividades as reuniões com clientes e parceiros de negócios. Dessa forma, a localização privilegiada não causará transtornos a eles, afinal, existem várias opções de transporte para regiões com essa característica.

Mais um benefício do coworking nesse sentido é a possibilidade de realizar esses encontros no próprio espaço. Você só precisará reservar a sala de reunião ideal, considerando o número de participantes e pronto! Como o valor é calculado com base no tempo de uso (diária ou por hora), seus custos serão otimizados.

Transmitir credibilidade

Imagine que você está fazendo uma pesquisa na internet sobre arquitetos na sua cidade. Então, encontra a página de dois profissionais: um tem escritório em um local afastado e em um prédio velho, enquanto isso, o endereço do segundo é um prédio bem localizado e com uma fachada moderna. Qual teria mais interesse em conhecer?

No caso do exemplo usamos o arquiteto, um profissional com relação direta com construções e fachadas de imóveis. No entanto, essa comparação vale para qualquer profissão. Afinal de contas, o ser humano é um ser visual, então faz sentido considerar a aparência do local.

Claro que a competência e a experiência continuam sendo mais importantes, pelo menos para quem busca um serviço de qualidade. Entretanto, se for preciso escolher entre dois profissionais igualmente capacitados, as instalações do escritório e a localização poderão servir como pontos de desempate.

Facilidade para fazer networking

Em que tipo de situação você costuma fazer networking? Os coworkings são, por natureza, ambientes muito propícios para fazer contatos profissionais. No entanto, quando estão bem localizados, é ainda mais fácil ampliar a sua rede.

Em um espaço compartilhado que fica em um pólo de negócios você encontrará mais profissionais de sucesso, seja no próprio coworking ou em lugares próximos. Bares e restaurantes nessas regiões costumam ser pontos de happy hour e eventos corporativos, ampliando as suas chances de conhecer pessoas estratégicas.

Contato com profissionais inspiradores

Fazer networking não é importante apenas para ter acesso a mais oportunidades de trabalho, mas também para se inspirar e absorver conhecimento. Estar próximo de profissionais de sucesso é extremamente enriquecedor.

Além disso, existe o fator de identificação com outros profissionais que estejam vivendo uma fase semelhante à sua. Isso é motivador até mesmo para superar os desafios de empreender e se consolidar no mercado.

Praticidade no dia a dia

Por fim, está a vantagem de ter uma rotina mais prática. Trabalhando em um coworking bem localizado, você estará próximo de restaurantes, lojas, instituições de ensino e diversos outros estabelecimentos. Então poderá resolver várias coisas sem precisar se deslocar por longas distâncias.

O que mais considerar além da localização do coworking?

No início da postagem falamos sobre a importância de mais dois aspectos importantes ao escolher um coworking, a qualidade dos serviços e a estrutura. Mas como analisar esses pontos para tomar uma boa decisão? Confira as dicas que preparamos.

1. Estabilidade do coworking

Primeiramente, procure saber há quantos anos o coworking existe. Afinal, a estabilidade é um fator importante, especialmente se você for contratar os serviços de escritório virtual, ou seja, utilizar o endereço para fins fiscais e comerciais.

Uma empresa que não demonstrar solidez pode não ser a melhor opção, pois, caso algum problema aconteça, você precisará lidar com uma mudança e alterar o endereço no registro do negócio e em seus materiais de comunicação.

2. Nível de satisfação dos residentes

Uma das melhores maneiras de atestar a qualidade de um produto ou serviço é por meio da opinião de clientes. Então, pesquise o nível de satisfação dos residentes do coworking. Você pode fazer isso através de pesquisas online e também perguntando para amigos e conhecidos.

3. Serviços oferecidos

É válido lembrar que um coworking pode ser mais que um espaço físico para trabalhar. Nos melhores coworkings é possível encontrar diversos serviços, como: manutenção, limpeza, suporte de TI, recepção, atendimento telefônico, locação de sala de reunião e auditório, entre outros.

Verifique as opções de serviços oferecidos, pois eles podem fazer uma grande diferença na sua rotina. Inclusive, aqueles que têm relação com os clientes, como recepção e atendimento telefônico, poderão contribuir diretamente para o seu sucesso profissional.

4. Flexibilidade dos planos oferecidos

Mudanças acontecem o tempo todo no mercado e, consequentemente, nas empresas. Hoje, pode ser que você precise apenas de uma mesa no coworking e daqui a um tempo seja necessário ter uma sala reservada para a sua equipe.

Para evitar arcar com multas, prefira os espaços com planos flexíveis. Assim, poderá adaptar o serviço às suas necessidades, mantendo também as despesas otimizadas.

Além de um ambiente agradável, é necessário saber escolher o endereço do seu coworking

5. Ambiente

Por fim, visite o espaço para verificar o ambiente e ver como as pessoas se relacionam. Mais do que um local físico, o coworking deve ser uma comunidade, formada por pessoas que se ajudam e compartilham conhecimento. Esse aspecto faz toda a diferença.

Você já tinha parado para pensar na importância da localização do coworking? Se deseja trabalhar em um ambiente agradável e diverso, venha para o Club Coworking! Entre em contato e conheça os planos disponíveis.