= x

Blog

Início / Blog

Afinal, o coworking funciona para o varejo?

pessoas-reunião

Quando se fala em escritório compartilhado, muitos logo associam a empresas e profissões baseadas em tecnologia, em que não há mercadorias sendo comercializadas. No entanto, saiba que o coworking funciona para o varejo também e pode trazer diversos benefícios para esse tipo de negócio.

Coworkings são espaços que têm a flexibilidade como a sua principal marca. Por isso, é um tipo de solução que pode ser facilmente adaptada às necessidades de empresas de diferentes segmentos.

Quer entender como é possível que varejistas desfrutem das vantagens que os espaços compartilhados oferecem? Continue a leitura e confira!

Como o coworking funciona para o varejo?

No passado, quando se falava em varejo a associação imediata era a lojas físicas que vendem para o consumidor final. Embora o varejo continue tendo esse mesmo significado de venda em quantidades reduzidas, a forma como esses negócios se apresentam mudou.

Sim, ainda existe uma infinidade de lojas físicas espalhadas pelas cidades, no entanto, o número de e-commerces também cresceu. Assim como ocorreu com diversos setores, a pandemia acelerou um processo que já vinha acontecendo, de migração da compra em espaços físicos para os virtuais.

Mais um movimento que pôde ser observado em 2020 e 2021 foi o crescimento do setor logístico. Para atender a demandas crescentes, grandes varejistas começaram a recorrer a algumas soluções. Assim, abriram mais unidades de centros de distribuição e os chamados pick-up points, locais em que os clientes podem retirar as mercadorias compradas online.

Provavelmente você está se perguntando qual a relação do coworking com todo esse movimento. O que ocorre é que todos os setores das empresas não precisam funcionar em um mesmo espaço. O administrativo não precisa ficar no mesmo endereço que o estoque e a expedição.

Por conta dessa flexibilidade possível atualmente é que muitos empreendimentos de varejo têm migrado parte de sua operação para coworkings. Assim, o escritório pode ficar em uma região de fácil acesso e que também seja vantajosa do ponto de vista do negócio, enquanto os produtos são mantidos em centros de distribuição com localização estratégica.

Vantagens do coworking para o varejo

Quer saber mais sobre como o coworking funciona para o varejo? Confira as vantagens que a solução pode oferecer para as empresas desse setor que está em pleno crescimento.

Redução de custos

Manter uma instalação que comporte estoque, expedição e escritórios tem um custo mais elevado, mesmo no caso de empresas menores. A possibilidade de separar os setores, além de facilitar os processos e até torná-los mais eficientes, promove a redução de custos.

Ao migrar o escritório para um coworking, você tem toda a estrutura necessária que a área administrativa precisa, com o acréscimo de diversos benefícios, e sem arcar com valores altíssimos. Isso porque se trata de uma solução baseada no compartilhamento, uma tendência cada vez mais forte.

Mesmo que opte por uma sala privativa, ainda assim será mais econômico do que manter um escritório particular. Além disso, terá acesso a comodidades que irão proporcionar mais conforto à equipe e ajudar a impulsionar o negócio.

Mais oportunidades de networking

Todo empreendedor deve fazer networking e ter uma rede de contatos. Afinal, nunca se sabe quando poderá precisar de algum serviço, ajuda ou indicação, não é mesmo? Além disso, essa é uma forma de obter outros tipos de apoio, até mesmo moral.

Conhecer outros empreendedores, aprender com eles, compartilhar medos e angústias é algo bastante reconfortante e uma forma de se fortalecer. No coworking será possível trocar com outros empresários e se tornar parte de uma comunidade.

Um ponto que vale a pena mencionar é a possibilidade de encontrar especialistas que você precise contratar no próprio espaço. Afinal, coworkings reúnem profissionais de diversas áreas e muitas relações comerciais podem nascer.

Não ter nenhuma preocupação estrutural

Ter uma empresa de varejo envolve diversas preocupações, como buscar bons fornecedores, definir preços, se posicionar no mercado, definir as melhores estratégias de marketing e assim por diante.

Já imaginou fazer tudo isso e ainda precisar se preocupar com questões estruturais do escritório, como a limpeza, a manutenção do ar condicionado e outros detalhes? No coworking não é preciso pensar em nada disso, pois a gestão do espaço cuida de tudo.

A sua única obrigação enquanto coworker é efetuar o pagamento e respeitar o espaço dos demais membros. Fora isso, apenas precisará se ocupar do seu trabalho e de questões diretamente ligadas ao seu empreendimento.

trabalho-reunião

O coworking funciona para o varejo também e pode trazer diversos benefícios.

Acesso a diferentes serviços

No coworking você não irá encontrar apenas um escritório com mesas e cadeiras. Nos melhores espaços são oferecidos um conjunto de comodidades, como recepção e atendimento telefônico, sala de reunião, auditório, cabine para call, lounge para descompressão, acesso sem limite de horário e muito mais!

Se você fosse contratar todos esses serviços em um escritório próprio, o custo seria altíssimo. No coworking, o compartilhamento permite que se tenha acesso a tudo isso por valores muito mais atrativos.

Além do mais, no caso de facilidades como sala de reunião e auditório, por exemplo, se paga apenas quando usar. Isso permite otimizar os custos e utilizar os recursos das empresas de modo mais inteligente.

Equipe mais produtiva

Nos meses mais críticos da pandemia, funcionários de empresas varejistas passaram a trabalhar em casa. No início, essa mudança pareceu cômoda, no entanto, com o passar do tempo se tornou exaustiva para a maioria.

Migrar para um coworking é uma maneira de oferecer um espaço para a equipe trabalhar com mais conforto e sem interrupções, o que consequentemente se torna um estímulo para a produtividade.

Possibilidade de usar um centro de distribuição compartilhado

Como já mencionamos, a economia compartilhada é uma tendência já bastante forte. Além dos benefícios do coworking para o escritório, você pode desfrutar das vantagens de outra solução baseada na mesma ideia, o Centro de Logística Compartilhado.

Trata-se de um espaço em que diversas empresas com necessidades em comum atuam e realizam os processos de armazenagem, separação e expedição. Assim, têm toda a estrutura que precisam, mas com a vantagem de terem os custos reduzidos por conta do compartilhamento.

Viu só como o coworking funciona para o varejo? Se deseja migrar a sua empresa para um espaço com uma estrutura completa e se tornar parte de uma comunidade, venha para o Club Coworking!