O uso de cartões é uma prática comum na vida da maioria das pessoas. Nas empresas, o cartão de crédito PJ, ou seja, voltado para a pessoa jurídica, proporciona diversas facilidades, mas também pode trazer problemas se não for usado da forma correta.
Quer saber mais sobre o cartão de crédito PJ? Acompanhe a leitura para saber como funciona, quem pode ter, para quais compras pode ser usado, como conseguir um e dicas para um uso inteligente.
Como funciona o cartão de crédito PJ?
O cartão de crédito PJ funciona de forma semelhante à opção voltada para pessoas físicas. Entretanto, em vez de estar vinculado a um CPF, fica registrado no CNPJ, ou seja, no nome da empresa.
As principais características são iguais, como:
- Limite de crédito predefinido;
- Pode ser usado tanto para compras à vista quanto parceladas;
- Há uma data fixa no mês para fechamento da fatura.
Vantagens do cartão PJ
Quando usado corretamente, o cartão PJ proporciona uma série de vantagens, como:
- Centralização das contas da empresa;
- Parcelamento de compras sem comprometer o caixa da empresa;
- Opção prática de pagamento, especialmente para transações digitais;
- Possibilidade de acesso a programas de pontos e cashback;
- Acesso a limites maiores do que cartões de pessoa física.
Quem pode ter um cartão de crédito PJ?
Qualquer empresa formalmente estabelecida e com um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) pode ter acesso a um cartão de crédito PJ, assim como uma conta bancária empresarial. Lembrando que isso inclui os MEIs (Microempreendedores Individuais).
Inclusive, é interessante ter o cartão atrelado à conta corrente empresarial, para maior facilidade na aprovação de crédito e acesso a benefícios.
O que pode ser pago com cartão de crédito PJ?
Cabe ao responsável pela empresa definir o que será pago com o cartão de crédito PJ. Entre as despesas interessantes para incluir no cartão estão:
- Materiais de escritório;
- Compras online de itens diversos para a empresa;
- Despesas de viagens feitas a trabalho;
- Assinaturas de softwares e serviços;
- Combustível para abastecer veículo da empresa.
Como conseguir um cartão de crédito pelo CNPJ?
Atualmente, conseguir um cartão de crédito pelo CNPJ é bastante simples. Como os bancos possuem aplicativos, basta se cadastrar, aguardar a análise de crédito e receber o cartão no endereço informado.
O desbloqueio e o recebimento das faturas também é todo feito pelo aplicativo. Essa praticidade se aplica tanto aos cartões PJ quanto aos de pessoa física.
Qual a maneira correta de usar cartão de crédito PJ? Veja as dicas!
Assim como ocorre com o cartão de crédito pessoal, é preciso usar o cartão PJ estrategicamente para desfrutar das suas vantagens sem gerar o endividamento da empresa. Confira uma sequência de dicas que poderão ajudar.
1. Utilize o cartão apenas para compras da empresa
Para usar o cartão de crédito PJ com responsabilidade, é necessário manter uma clara separação entre despesas pessoais e corporativas. Isso significa que o cartão apenas deverá ser usado para compras da empresa.
Abrir exceções, mesmo que de valores que pareçam pequenos, pode abrir as portas para o descontrole, comprometendo a gestão financeira.
2. Tenha atenção ao parcelar compras
O parcelamento é um dos recursos mais vantajosos do cartão de crédito, no entanto, deve ser usado com cautela. Parcelar compras demais pode gerar faturas de valor elevado, aumentando o risco de endividamento.
A melhor estratégia a se adotar é parcelar apenas compras de maior valor, principalmente se não houver desconto no pagamento à vida.
3. Defina bem o que irá comprar com o cartão
Uma forma interessante de usar bem o cartão PJ é definindo previamente os tipos de compra que serão feitas com ele. Assim, é mais fácil manter o controle e evitar o excesso de compras no crédito.
Veja alguns exemplos de requisitos para uma compra ser feita no cartão de crédito da empresa:
- Compras de maior valor que podem ser parceladas;
- Despesas recorrentes e previsíveis, como assinaturas de softwares;
- Compras que podem gerar benefícios, como cashback ou pontos.
4. Ajuste o limite à realidade da empresa
Ao solicitar um cartão PJ, geralmente as operadoras liberam valores altos, o que pode ser ótimo por um lado, mas abrir margem para o descontrole por outro.
Então, ajuste o limite conforme a realidade da sua empresa. Assim, o cartão será usado com cautela, priorizando compras que realmente façam sentido.
5. Atente-se à data de compra
Todo cartão de crédito possui uma data de fechamento da fatura. isso significa que as compras realizadas a partir desse dia, somente serão cobradas no mês seguinte.
Acompanhe o exemplo: a data de fechamento da fatura de um cartão é dia 10. Assim, fazer compras no dia 11, garante que a cobrança venha apenas no mês seguinte, dando um prazo maior para o pagamento.
6. Mantenha um registro de gastos do cartão
Todas as compras feitas no cartão de crédito devem ser registradas no fluxo de caixa assim que forem realizadas. Mesmo que o pagamento seja feito no futuro, é preciso ter esse registro para manter o controle financeiro em ordem.
Lembrando que isso também vale para as compras parceladas, que devem ser lançadas durante todos os meses em que serão cobradas na fatura.
7. Evite ao máximo o pagamento mínimo
O pagamento mínimo é o valor mínimo que o responsável pelo cartão deverá pagar para não ficar inadimplente. Uma opção para quem está passando por momentos de aperto financeiro.
Apesar de útil em algumas situações, deve ser evitado ao máximo, pois gera encargos e juros elevados, dificultando ainda mais o pagamento.
8. Informe-se sobre programas de pontos da operadora do cartão
Antes de solicitar um cartão de crédito PJ a um banco ou financeira, faça uma pesquisa para descobrir qual oferece mais vantagens. Os programas de pontos, por exemplo, são bastante interessantes, podendo gerar milhas aéreas e outros produtos úteis para a empresa.
Se usado com responsabilidade, o cartão de crédito PJ pode ser bastante vantajoso para as empresas, facilitando pagamentos e o acesso a diversos benefícios.
Gostou deste conteúdo? Acesse outras postagens do blog do Club Coworking para conferir mais dicas sobre empreendedorismo e gestão!