Nos últimos anos, a internet proporcionou inúmeras formas para empresas e profissionais se comunicarem e construírem uma marca online. Assim, diversos formatos de conteúdo surgiram, uns permaneceram, outros foram esquecidos e há aqueles que se destacaram, como é o caso do podcast.
Embora já existisse desde a década de 1990, foi durante a pandemia que muitas pessoas foram apresentadas ao formato. Hoje, o Brasil ocupa o terceiro lugar na lista de países que mais consomem podcasts no mundo, com programas sendo ouvidos por mais de 40% da população.
Na publicação de hoje vamos mergulhar nesse universo incrível, trazendo informações relevantes sobre o poder de conexão e influência do podcast. Vamos começar?
Como o podcast pode influenciar?
O podcast é um tipo de conteúdo que, apesar de parecer menor do que outras plataformas de mídia social, possui um impacto significativo e diferenciado. Embora comparativamente podcasts possuam menos espectadores do que outros formatos, o número menor de ouvintes não significa menos influência.
Para entender essa afirmação, é preciso pensar que o envolvimento de uma pessoa ouvindo atentamente um podcast de 50 minutos é muito diferente de alguém que está rolando distraidamente o feed de uma rede social.
Veja que a quantidade de tempo investido reflete diretamente na qualidade do engajamento. Assistir cem vídeos curtos e engraçados não proporciona a mesma profundidade do que ouvir uma conversa de uma hora.
Qual é o principal objetivo de um podcast?
O principal objetivo de um podcast é compartilhar informações, histórias e conhecimentos de uma maneira que seja acessível e envolvente para o público.
Podcasts são criados para informar, educar, entreter e inspirar os ouvintes sobre diversos temas. São espaços onde especialistas, entusiastas e profissionais podem discutir diferentes tópicos, fornecer insights valiosos e conectar-se com um público específico.
Vale mencionar que o formato é uma excelente ferramenta para construir comunidade. Afinal, permite que os criadores de conteúdo estabeleçam uma conexão direta e pessoal com os ouvintes, que se acostumam à rotina dos episódios.
Por tudo isso, um podcast pode ser criado por empresas, profissionais e figuras públicas com o objetivo de construir autoridade, engajar o público e fortalecer sua marca.
Vantagens do podcast
O formato podcast possui uma série de vantagens que não são encontradas em outras mídias, acompanhe!
- Podem ser ouvidos em qualquer lugar, por pessoas que estão realizando suas atividades diárias, como dirigir, se exercitar, caminhar etc.;
- Maior nível de dedicação dos ouvintes, que passam de 40 até 90 minutos ouvindo um episódio;
- Sensação de proximidade entre o ouvinte e o podcaster;
- Construção de uma imagem de autoridade perante os ouvintes;
- Formato versátil, podendo ser usado para abordar diferentes assuntos.
Qual a diferença de podcast e videocast?
Com a popularização do podcast, um formato semelhante também começou a se destacar, o videocast. Entenda qual a diferença entre eles!
Podcast: focado exclusivamente em áudio, pode ser ouvido enquanto o espectador realiza outras atividades, como dirigir, praticar exercícios físicos, fazer tarefas domésticas etc.
Videocast: além do áudio, disponibiliza o vídeo para quem quiser assistir. Atualmente, grande parte dos programas também é gravada em vídeo, a fim de alcançar tanto o público que gosta apenas de ouvir, quanto aqueles que preferem acompanhar as imagens.
Como criar um podcast? Confira 08 dicas!
Se você pensa em ter seu próprio podcast, vai gostar das dicas a seguir. Confira e veja como planejar o programa, os episódios e até como encontrar o local ideal para realizar as gravações!
1. Escolha um tema relevante
Defina claramente o tema do seu podcast. Escolha algo pelo qual seja apaixonado e que tenha relevância para o seu público-alvo. Isso ajudará a manter o conteúdo interessante e com potencial para gerar engajamento.
2. Planeje os episódios
Antes de começar a gravar, planeje o conteúdo de cada episódio. Para isso, crie um roteiro ou uma estrutura básica para garantir que todos os pontos importantes sejam abordados, mantendo a fluidez da conversa.
3. Invista em equipamentos de qualidade
A qualidade do som é crucial para um podcast de sucesso, assim como a imagem, caso opte pelo videocast. Por isso, invista em um bom microfone, fones de ouvido e câmera, ou encontre um local que faça a locação.
Equipamentos de gravação de qualidade fazem uma grande diferença na experiência do ouvinte.
4. Atente-se à qualidade da edição
Bons equipamentos são importantes, no entanto, também é preciso contar com uma boa edição para o episódio ficar interessante e dinâmico. Caso não tenha essa habilidade, poderá encontrar facilmente profissionais especializados.
5. Crie uma identidade visual
Todo podcast tem a sua “capa”, uma imagem usada para publicar os episódios nas plataformas de aúdio e também nos materiais de divulgação. Ter uma identidade visual é importante para atrair novos ouvintes e transmitir uma imagem profissional.
6. Publique episódios regularmente
A consistência é a chave para construir uma audiência fiel, pois o seu conteúdo se tornará parte da rotina dos ouvintes. Dessa forma, decida a frequência de publicação dos episódios (semanal, quinzenal, etc.) e mantenha um cronograma regular.
7. Engaje com seus ouvintes
Peça feedback aos ouvintes e responda os comentários enviados por eles. Isso ajuda a construir uma relação mais próxima com a audiência e a melhorar o conteúdo continuamente.
8. Encontre um local silencioso para gravar
Escolher um local tranquilo para gravar é fundamental. Afinal, ruídos e distrações poderão prejudicar a gravação e a qualidade do conteúdo.
Inclusive, para podcasts gravados com imagem, no formato videocast, é importante considerar também o cenário, que precisa ser bonito e organizado.
Onde posso gravar um podcast?
Se você está em busca de um local estruturado para gravar seu podcast, venha para o Club Coworking!
Nossos clientes podem usar os espaços para produzir seus episódios, desfrutando de ambientes com isolamento acústico e infraestrutura. Assim, além de um som limpo e sem ruídos, eles conseguem gravar videocasts em cenários modernos, que ajudam a compor a identidade do programa.
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